sexta-feira, 18 de março de 2011

NOSSO SENHOR DOS PASSOS














  Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica que a ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.


A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.










No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39.

Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis. São eles:


I. Jesus é condenado à morte

II. Jesus carrega a cruz às costas

III. Jesus cai pela primeira vez

IV. Jesus encontra a sua Mãe

V. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz

VI. Verônica limpa o rosto de Jesus

VII. Jesus cai pela segunda vez

VIII. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

IX. Terceira queda de Jesus

X. Jesus é despojado de suas vestes

XI Jesus é pregado na cruz

XII. Morte de Jesus na cruz

XIII. Descida do corpo de Jesus da cruz

XIV. Sepultamento de Jesus


Esta invocação se tornou muito popular em alguns países como Portugal e Brasil, dando origem a rica iconografia e onde existem inúmeras igrejas fundadas sob sua proteção, e na Quaresma são realizadas procissões especiais chamadas de Procissão dos Passos ou Procissão do Encontro.



































































Nenhum comentário:

Postar um comentário