domingo, 3 de abril de 2011

JESUS CAI SOB O PESO DA CRUZ

Apesar de nos Evangelhos não haver comentários sobre Jesus ter caído com a cruz, supõe-se que ele tenha desmaiado ou caído muitas vezes,pois Ele já estava muito fraco e exausto depois da flagelação e da coroação de espinhos para carregar sozinho o peso de um madeiro nas costas.

O texto abaixo é uma profecia de Isaías que fala das dores do Messias.





Do livro do profeta Isaías 53, 4-6









"Eram os nossos males que Ele suportava,
e as nossas dores que tinha sobre Si.

Mas nós víamos n’Ele um homem castigado,

ferido por Deus e sujeito à humilhação.

Ele foi trespassado por causa das nossas culpas,

e esmagado devido às nossas faltas.

O castigo que nos salva, caiu sobre Ele,

e por causa das suas chagas é que fomos curados."









JESUS, SEI QUE CAIO EM PECADO MUITAS VEZES, POR ISSO VENHO TE PEDIR PERDÃO DE MEUS ERROS.
ANDO PROCURANDO A FELICIDADE JESUS, NESTA TERRA, E SEI QUE ESSE TALVEZ SEJA MEU PIOR ERRO.
NO ENTANTO, SEI QUE TAMBÉM ME CRIASTES PARA A FELICIDADE, POR ISSO PERSISTO TE PEDINDO O DOM E A GRAÇA DE ENCONTRAR UMA LUZ PARA MEU CAMINHO.
POR TUAS CHAGAS, POR TEU SANGUE SANTO, PERDOA-ME E SE FOR DE VOSSA VONTADE QUE EU ENCONTRE UMA PEQUENA PAZ EM MEUS CAMINHOS, POR FAVOR FAÇA ISSO POR MIM , SENHOR.
SÓ QUERO UM DOM COMUM PARA MUITOS, MAS PARA MIM MUITO IMPORTANTE.
AMÉM

10 comentários:

  1. JESUS O CRISTO ; NÃO CAIU . Ele não foi como nós derrotados por nossas opressões , e dificuldades, que nos deixamos levar por falhas e erros e nisto justificamos nossas incapacidades de sermos firmes . E lutadores. A cruz Jesus levou até o ponto que lhe foi dito para levar. Dai pra frente o Cirineu levou. Jesus o Cristo não caiu . Mas cumpriu e cumpre em tudo o que se propõem em fazer. Nós somos os falhos e negligentes . Leia a Bíblia . E veja que a verdade esta lá. Ele disse quem quiser vir após mim. tome a sua cruz cada dia e siga-me . Então nós temos que levar a nossa cruz. Não cair com ela. Como Jesus,não caiu . Mas cumprir o que nos é proposto . Até o Fim.Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Bíblia não tem escrito tudo. As quedas de Jesus na Via Sacra nos lembra que ele é um homem, sofreu como homem. Por que chamaram Cirineu? Porque ele não aguentava mais carregar a Cruz pesada e os guardas o queriam crucificar, não queriam que morresse antes. Logo, supõe-se que ele mal podia carregá-la e deve ter caído com ela pelo caminho.
      Você está falando no sentido metafórico de cair, que seria desisitir, e não é esse o sentido descrito aqui na Via Sacra.

      Excluir
  2. A profecia de Isaías por mais que seja relevante, não indica e nem da margem para queda alguma.
    Os evangekeva também não.
    A questao de dizer que ele pode ter caído devido ao seu estado não passa de mero pensamento particular.

    O que eu goatargo de saber é de qual fonte isso foi tirado!?
    Eu imagino que possa ter vindo de tradição o que é totalmente aceitável, porem queria saber se hh alguma literatura que identifique essa tradição e esse relato da queda.

    Se alguém tiver, por favor divulgue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início da postagem se afirma que supõe-se.
      Essa suposição se baseia no fato de Jesus já ter sido chicoteado, apanhado, torturado com a coroa de espinhos. Depois de sofrer tanto, qualquer um teria dificuldade em carregar um madeiro pesado.
      Jesus não era um Super homem, sofreu como todos os homens, como nos diz São Paulo:

      "assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Fl 2,5-8)."

      Foi a Tradição dos cristãos que iam à Jerusalém rezar relembrando os passos de Jesus de Jerusalém até o MOnte Calvário que nos trouxe essa recordação.

      Três quedas de Jesus relembram seu sofrimento e é um número perfeito, relembra a Trindade.

      Além disso a Bíblia afirma que os soldados impuseram ao Cirineu carregar a cruz de Jesus num dado momento.

      Ora, isso não seria feito para ajudar Jesus, mas pelo fato de que Jesus deveria estar tão fraco que já não aguentava carregar esse peso, ou seja, deve ter caído mais de uma vez com a cruz, ter apanhado mais, até mesmo ter sido arrastado ou empurrado pelos soldados.

      As quedas de Jesus são uma conclusão óbvia das passagens bíblicas que afirmam que os soldados impuseram ao Cireneu levar a Cruz:

      E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.
      Mateus 27:32

      E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.
      Marcos 15:21

      E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.
      Lucas 23:26

      Excluir
  3. Gente ,Jesus não caiu !!!! Ele estava cansado e flagelado ,mas não caiu ! Foram os soldados que tiraram a cruz de Jesus e passaram para o cireneu.Lucas 23:26 podem ler ,a verdade está na Bíblia.

    Pastora.Andria Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastora,
      não sei se você sabe mas nem tudo foi escrito na Bíblia e a Bíblia é uma lista de livros feita pela Igreja Católica ( todo o Novo Testamento e Antigo).

      Compare os Evangelhos e veja que cada um tem um relato diferente, em diz algo que o outro não diz. Na ressurreição, um diz que foram as mulheres que viram Jesus, em outro trecho da Bíblia São Paulo diz que foi São Pedro, outro diz que foi Santa Maria Madalena,etc. O relato da genealogia e do nascimento de Cristo nem se fala que também é bem diferente.

      Isso mostra que nem tudo foi escrito:




      “Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.” (Jo 20,30-31)




      O trajeto até o Monte Calvário é longo, e, desde os primeiros séculos ( A Igreja Católica era a única que existia),os cristãos faziam esse trajeto rezando ( o que se chama de Via Sacra) e fazia três paradas para lembrar três quedas ( número perfeito - a Trindade) , mas podem ter sido várias ( ele tinha sido flagelado, coroado, estava com o corpo bem cansado, por isso, que os soldados tiraram a cruz e deram para Cireneu).

      Isso é o que chamamos de tradição cristã que vem desde os primeiros séculos e que não foi escrita na Bíblia.



      "Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."
      2 Tessalonicenses 2:14-15


      "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
      Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós."
      2 Timóteo 1:12-14

      "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."
      2 Timóteo 2:1-2

      Excluir
  4. Olá meus Irmãos! Gosto muito deste tipo de assunto. Todo o cristianismo, seja de qual for a designação, está repleto de metáforas, interpretações pessoais e tradições. É muito interessante quando estudamos a Bíblia e a História conjuntamente. Alguns fatos ficam mais claros.

    Por muitos anos, ajudei nas encenações sobre a paixão e morte de Cristo numa Igreja Católica. Cada ano, aprendi sobre metáforas bíblicas, metáforas da Igreja, de fatos trazidos pela tradição, outros relatados por livros não bíblicos e até mesmo pela cabala judaica!!!!

    Nenhum deles pode servir para diminuir a nossa fé!

    No caso das quedas por exemplo, vou pesquisar sobre isso esse ano. De certo que a Bíblia não relata esse fato. Isso não quer dizer que deixou de acontecer ou que aconteceu. Pode ser apenas uma simbologia da Igreja Católica... mas não tenho certeza.

    A certeza que tenho, é que este fato não muda para nenhum cristão, sobre os sofrimentos que Cristo passou. Aqueles que acreditam que as quedas ocorreram, não usam isso para diminuir Jesus. Aqueles que acreditam que ele não caiu, também não usam isso para reduzir seu sofrimento. Isso, torna nossa fé mais maravilhosa ainda!
    Até mesmo os apóstolos tiverem suas divergências sobre o significado da palavra... mas isso não os fez menos crentes.

    Somos crentes, simplesmente por que cremos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima reflexão. Bom pensamento o seu. Não há necessidade dessa divisão e fundamentalismo cego. O importante é crer em Cristo.

      Excluir
    2. O comentário mais lúcido que vi hoje!

      Excluir
    3. Quão dignificante é encontrar pessoas sensatas, com comentários prudentes, sem preconceitos e valorizando a união. Leiam Romanos 14.

      Excluir