quinta-feira, 21 de abril de 2011

QUINTA-FEIRA SANTA - A SANTA CEIA E O LAVA-PÉS - EVANGELHOS



UMA DAS MISSAS QUE MAIS GOSTO É A DA QUINTA FEIRA-SANTA. O RITUAL DO LAVA-PÉS E PRINCIPALMENTE RELEMBRAR O DOM DA EUCARISTIA, ESSE MILAGRE DE TER JESUS SEMPRE PRESENTE ENTRE NÓS DE CORPO ALMA SANGUE E DIVINDADE É FABULOSO.

MAS GOSTO MUITO DO FINAL DA MISSA QUANDO TEMOS A TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO E CANTAMOS O HINO COMPOSTO ACHO QUE POR SÃO TOMÁS DE AQUINO, SE NÃO ME ENGANO, DEPOIS VOU CONFIRMAR "CANTA A IGREJA O REI DO MUNDO" O "TÃO SUBLIME SACRAMENTO".  ACHO UM DOS HINOS MAIS BELOS E POÉTICOS DA IGREJA.

E FICAMOS ADORANDO JESUS TENTANDO CONSOLÁ-LO, LEMBRANDO SUA DOR NA AGONIA NO MONTE DAS OLIVEIRAS EM QUE ESTEVE SÓ. E QUANTAS VEZES JESUS NÃO FICA SÓ ENQUANTO NÓS PECADORES DORMIMOS!






DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS (26,19-35):














 Os discípulos fizeram o que Jesus tinha ordenado e prepararam a Páscoa. 20 Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos.

21 Durante a ceia, disse: Em verdade vos digo: um de vós me há de trair. 22 Com profunda aflição, cada um começou a perguntar: Sou eu, Senhor?

23 Respondeu ele: Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá. 24 O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido!

25 Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: Mestre, serei eu? Sim, disse Jesus.


26 Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. 27 Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, 28 porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.

29 Digo-vos: doravante não beberei mais desse fruto da vinha até o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai. 30 Depois do canto dos Salmos, dirigiram-se eles para o monte das Oliveiras.

31 Disse-lhes então Jesus: Esta noite serei para todos vós uma ocasião de queda; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersadas (Zc 13,7). 32 Mas, depois da minha Ressurreição, eu vos precederei na Galiléia.

33 Pedro interveio: Mesmo que sejas para todos uma ocasião de queda, para mim jamais o serás.

34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo: nesta noite mesma, antes que o galo cante, três vezes me negarás.

35 Respondeu-lhe Pedro: Mesmo que seja necessário morrer contigo, jamais te negarei! E todos os outros discípulos diziam-lhe o mesmo.






DO EVANGELHO DE SÃO MARCOS (14,16-26):



16 Partiram os discípulos para a cidade e acharam tudo como Jesus lhes havia dito, e prepararam a Páscoa. 17 Chegando a tarde, dirigiu-se ele para lá com os Doze.

 18 E enquanto estavam sentados à mesa e comiam, Jesus disse: Em verdade vos digo: um de vós que come comigo me há de entregar.

19 Começaram a entristecer-se e a perguntar-lhe, um após outro: Porventura sou eu?

20 Respondeu-lhes ele: É um dos Doze, que se serve comigo do mesmo prato. 21 O Filho do homem vai, segundo o que dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem for traído! Melhor lhe seria que nunca tivesse nascido...

22 Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo.


23 Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam.


 24 E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos. 25 Em verdade vos digo: já não beberei do fruto da videira, até aquele dia em que o beberei de novo no Reino de Deus. 26 Terminado o canto dos Salmos, saíram para o monte das Oliveiras.







DO EVANGELHO DE SÃO LUCAS ( 22, 13-21):



 13 Foram, pois, e acharam tudo como Jesus lhes dissera; e prepararam a Páscoa. 14 Chegada que foi a hora, Jesus pôs-se à mesa, e com ele os apóstolos.

15 Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. 16 Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus. 17 Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. 18 Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.



19 Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.

20 Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós... 21 Entretanto, eis que a mão de quem me trai está à mesa comigo. 22 O Filho do Homem vai, segundo o que está determinado, mas ai daquele homem por quem ele é traído!

23 Perguntavam então os discípulos entre si quem deles seria o que tal haveria de fazer.






DO EVANGELHO DE SÃO JOÃO:




1 Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.

2 Durante a ceia, - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo -, 3 sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, 4 levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela.

5 Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. 6 Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: Senhor, queres lavar-me os pés!...

7 Respondeu-lhe Jesus: O que faço não compreendes agora, mas compreendê-lo-ás em breve.

 8 Disse-lhe Pedro: Jamais me lavarás os pés!... Respondeu-lhe Jesus: Se eu não tos lavar, não terás parte comigo. 9 Exclamou então Simão Pedro: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.

10 Disse-lhe Jesus: Aquele que tomou banho não tem necessidade de lavar-se; está inteiramente puro. Ora, vós estais puros, mas nem todos!... 11 Pois sabia quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estais puros.

12 Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

 14 Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. 15 Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. 16 Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. 17 Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes.

18 Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra esta palavra da Escritura: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar (Sl 40,10). 19 Desde já vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais e reconheçais quem sou eu.

20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.











Nenhum comentário:

Postar um comentário