domingo, 1 de julho de 2012

RELÍQUIA - AS CORRENTES USADAS POR SÃO PAULO APÓSTOLO









Os elos restantes da corrente - que a tradição secular afirma ter mantido São Paulo acorrentado, na prisão em Roma, entre 61 e 63 d.C. -  estão expostos num artístico relicário iluminado, próximo ao seu túmulo na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros.

Assim, esta que é a mais importante relíquia do Apóstolo dos Gentios pode agora ser venerada, melhor que no passado, pelos milhares de fiéis e peregrinos que a cada dia acorrem ao templo.
 

Até agora ela era mantida numa urna de ouro e cristal na capela da Abadia Beneditina, junto com outras relíquias. 


A decisão de colocá-la em destaque maior no Altar da Confissão, sob o Baldaquino de Arnolfo di Cambio, foi tomada pelo Arcipreste da Basílica, Cardeal Andrea di Montezemolo, para assinalar início do Ano Paulino (2008-2009).

No relicário de bronze, com uma janela de cristal, e sobre um revestimento de seda, estão expostos os nove anéis restantes da corrente, tendo nas extremidades duas moedas romanas com a efígie do imperador Nero, de quem São Paulo foi prisioneiro e mártir.





 
 Relicário sobre o túmulo do Apóstolo Paulo.









O relicário planejado pelo Cardeal Montezemolo é obra do escultor Guido Veroi, autor do desenho da Porta Paulina, da medalha comemorativa do Ano Paulino e de uma moeda do Estado do Vaticano, lançada em comemoração dos dois mil anos do nascimento de São Paulo Apóstolo.

São João Crisóstomo foi um dos primeiros a venerar a corrente de São Paulo. 



 


Todos os anos, na solenidade litúrgica de 29 de junho, a corrente é levada em procissão em torno da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, pelo Abade. 




Nos últimos anos, essa procissão tem assumido uma conotação ecumênica, com a participação dos cristãos ortodoxos e protestantes.





Basílica de São Paulo Fora dos Muros











FONTES:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário