quarta-feira, 18 de julho de 2012

SANTA MARIA MADALENA FOI MULHER DE JESUS?




 





Esse é um tema bem controvertido, cheio de lendas, história, mitos e fantasias.
 Pelo que entendi, lendo textos diversos, alguns acreditam realmente que Maria Madalena foi mulher de Jesus, a Companheira, a Apóstola escolhida no lugar de Pedro para liderar a Igreja.

Há muitas questões que precisam ser analisadas nesse tema, mas tentarei ser breve no que entendi depois de ler textos a favor e contra essa teoria.

Bem, primeiro é preciso lembrar que nossa Igreja foi uma construção bimilenar. 

Nos primeiros séculos do Cristianismo a Bíblia como conhecemos não existia. Existia o Antigo Testamento, quase definido e o Novo Testamento estava em construção.

Muitas comunidades cristãs possuíam os Evangelhos canônicos ( Mateus, marcos, Lucas e João) e a Igreja, em Concílio, foi unânime em aprová-los.

No entanto, existiam muitos ourtos evangelhos que não foram considerados inspirados e aí entra a Tradição da Igreja.

Muitos protestantes falam da Bíblia como uma grande verdade, mas ela só existe como conhecemos, em parte, porque a Igreja fez a primeira separação oficial entre os textos diversos, em 325 ,no Primeiro Concílio de Nicéia, convocado pelo imperador romano Constantino, que havia aderido ao cristianismo; a separação atual foi imposta pelo Concílio de Trento, convocado pelo Papa Paulo III, representante máximo da Igreja Católica, realizado de 1545 a 1563.

 Mas bem antes disso, os pais da igreja, já no século II, combateram os textos apócrifos nos seus escritos. 

Eusébio, por exemplo, os denomina como "totalmente absurdos e ímpios". 

Desde o início do Cristianismo parece ter havido fraudes. 

O apóstolo Paulo, por exemplo, começou a assinar suas cartas por causa de textos falsos que circulavam na igreja no já no século I (II Tes 3:17 e 2:2).

Sendo assim, o que aprendi é que os evangelhos que insinuam um relacionamento amoroso entre Jesus e Madalena, possuíam um objetivo, entre outros, que era questionar a Igreja hierárquica que se estruturava sobre a figura de Pedro ( o Papa, bispos, homens).

Eram evangelhos de grupos chamados gnósticos, ou seja, grupos que se cercavam de mistérios, segredos e de uma revelção voltada a alguns escolhidos. Abaixo tem um site para entender melhor o que é a Gnose ou o gnosticismo.


















Bem, sobre Maria Madalena algo me parece bem simples.

Não adiante muito afirmar que ela foi esposa de Jesus e que existem evangelhos apócrifos para provar isso, pois o fato de serem apócrifos já diz que muito ali é fantasia e que apesar de nos darem alguma informação interessante, nem tudo é digno de crédito.

E como dizia Santo Agostinho no séc. IV :

"Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levassa a autoridade da Igreja Católica."


Se  os únicos Evangelhos considerados sagrados pela Igreja e dignos de fé desde os primeiros séculos são apenas quatro, então os apócrifos não são dignos de confiança em tudo.

Acreditar que Jesus casou com Maria Madalena é simplesmente afirmar que Ele foi apenas um homem e essa era uma heresia dos primeiros séculos. 

Para a Igreja Jesus é Deus, é o Filho do Pai feito carne, veio para uma Missão sublime: salvar a humanidade resgatando-a com seu sacrifício na cruz e sua ressurreição.

Essa missão não dá espaço para que um Deus viva um romance e tenha uma filha como querem e apregoam os que defendem a visão sagrada do relacionamento entre o homem e a mulher.

O relacionamento entre o homem e a mulher é sagrado sim, daí ser considerado um Sacramento ( sinal de Deus para a salvação dos homens), mas Cristo tinha uma Missão específica: ser o Salvador, o Mestre, o Cristo, o Senhor.



 





Ainda há os que acreditam que Maria Madalena era o Santo Graal ( o cálice sagrado com o sangue de Cristo), já que ela supostamente carregaria em seu seio o sangue dele, na filha conhecida por Sarah.









Li que alguns acreditam que São João Evangelista e Maria Madalena são a mesma pessoa e que Jesus se relacionava com ele ou ela, nem sei , parece mais uma história de Drag Queen.


































Acho algo muito fantasioso, digno de boas risadas, mas ao mesmo tempo preocupa ver como as pessoas se prendem a coisas tão sem provas, lendas, romances, etc, e esquecem da fé.

A única coisa que me faz acreditar em Santa Maria Madalena como serva do Senhor e Jesus, como meu Deus e Senhor, é a fé e a Igreja, como dizia Santo Agostinho, citado mais acima.

Os fundamentos de nossa fé ( a divindade de Jesus e o mistério de seu sacrifício) não podem ser negados.








Algumas ideias errôneas ao longo dos séculos foram cosntruídas sobre Maria Madalena sem nenhuma base bíblica, apenas por suposições, como por exemplo a afirmação de que ela era uma prostituta,  adúltera, irmã de Marta e Lázaro.


Os evangelhos afirmam apenas que ela era uma das mulheres doentes curadas por Jesus, que tinha tido 7 demônios, que seguia Jesus ajudando-o no necessário junto com as outras, uma das que estavam aos pés da cruz e uma das três Marias que foi ao sepulcro ver o Senhor, também diz que foi a primeira a ver o Cristo ressucitado.

Santa Maria Madalena interceda pelos homens para que sigam o Cristo bendito e sua única Esposa, a Igreja Católica e Apostólica Romana.









Santa Maria Madalena, orai por nós!








 FONTES:





2 comentários:

  1. Acho que a Igreja Católica Romana fez bem o seu serviço.Aqueles que pensam como vc vão viver eternamente nas brumas da vida, sem conseguir enxergar o que é obvio.E reforço.Esse foi o verdadero ímpeto da Igreja Católica Romana, manipular os seus fiéis como tem feito até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu sou manipulado pela Igreja Católica, pelo o menos sei por quem sou manipulado, segundo suas palavras.

      Mas e você é manipulado por quem?

      Para mim, é você quem está escondido nas brumas.

      Aqui, digo o que penso do que li e pesquisei
      Você pode pensar diferente dos outros, mas não insultá-los.

      Argumente. Dê sua opinião, mas não se ache melhor que as pessoas, nem pretenda ser o dono da verdade.

      Excluir