domingo, 21 de outubro de 2012

ANÁLISE BÍBLICA CATÓLICA DA "SALVE RAINHA": RAINHA.





Salve, Rainha, mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, salve.
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre,
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria
V.: Rogai por nós Santa Mãe de Deus
R.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.




























2. RAINHA


Maria ,em virtude de sua Missão Predestinada (Gn 3,15; Is 7, 14; Mq 5,2) , e do Verbo que quis se encarnar em seu seio (Jo 1, 1.14; Lc 1, 31-32) e por ter feito a vontade de Deus sempre (Lc 1, 38; Mt 12,50), mantendo-se firme em sua graça mesmo quando tudo parecia desgraça aos pés da cruz (Jo 19,25), mostrando uma fé inabalável,  é, verdadeiramente,  Rainha (Apo 12, 1-2).

 Chama-se de Rainha a pessoa que é esposa ou mãe de um Rei, ou ainda aquela mulher que reúne, em si, em sua pessoa, as qualidades próprias de um soberano. 

 Cristo era Rei, pois era o herdeiro do rei Davi:


 "Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;"

 (Lc 1,32)


Se Cristo era Rei, é lógico que se deve chamar sua Mãe de Rainha, como vemos na Bíblia Salomão ao falar de sua Mãe, Bate-Seba:



Foi, pois, Bate-Seba ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias. E o rei se levantou a encontrar-se com ela, e se inclinou diante dela; então, assentando-se no seu trono, mandou que pusessem um trono para a rainha-mãe; e ela se assentou à sua direita.
(1 Re 2,19)



E Maria foi também Rainha por ser esposa do Espírito Santo, que sendo Deus, é também Rei do Céu e da Terra:



18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. (Mt 1,18)
 
20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;(Mt 1,20)


34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?

35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. (Lc 1, 34-35)


 Por isso também Maria é Rainha do Céu e da Terra, por ser a Esposa de Deus Espírito Santo(Mt 1,18; Lc 1, 34-35), e Mãe santíssima do Verbo encarnado, o Filho de Deus, (At 1, 14; Jo 1,1) segunda Pessoa da Santíssima Trindade.


Por esses motivos, é fácil ver na visão do Apocalipse uma clara alusão  a Maria, coroada pelas doze estrelas, as doze tribos de Israel, os doze apóstolos, simbolizando toda a humanidade e revestida dos elementos celestiais do Universo, o sol, a lua, os astros:



1 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
2 E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz.
5 E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
(Apo 12, 1-2.5)









Nenhum comentário:

Postar um comentário