sábado, 6 de outubro de 2012

GRAÇAS ALCANÇADAS POR NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO












 NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO CONVERTE HEREGES

Corria o ano da graça de 1214. Havia bastante tempo que o Languedoc, região meridional da França, vinha sendo assolado por uma infame e terrível heresia: a dos albigenses.

Nesse estado de tribulação extrema da Cristandade, São Domingos passa três dias e três noites em contínua oração. E eis que então, Maria Santíssima, resplandecente de glória, lhe aparece e lhe apresenta o Rosário como uma arma de oração para converter os hereges. São Domingos começou a usá-lo em suas pregações e converteu os albigenses.





NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO SALVA A IGREJA DOS MUÇULMANOS

Ao ver a Europa ameaçada pelos exércitos do império otomano, que avançavam por mar e por terra, devastando tudo e perseguindo os cristãos, o Papa São Pio V mandou rezar o Rosário em toda a Cristandade, implorando a proteção de Nossa Senhora. Ao mesmo tempo, com o auxílio da Espanha e de Veneza, reuniu uma esquadra no Mar Mediterrâneo para defender os países católicos.
 
 
 
 
 
 


A sete de outubro de 1571, a frota católica encontrou a poderosa esquadra otomana no golfo de Lepanto. E apesar da superioridade numérica do adversário, os cristãos saíram triunfantes, afastando definitivamente o risco de uma invasão. Antes de travar-se o combate, todos os soldados e marinheiros católicos rezaram o Rosário com grande devoção.
A vitória, que parecia quase impossível, deveu-se à proteção da Virgem Santíssima, a qual - segundo testemunho dado pelos próprios muçulmanos - apareceu durante a batalha, infundindo- lhes grande terror.
No século XVIII, para comemorar a vitória do Príncipe Eugênio de Saboya sobre o exército otomano, devida também à eficácia do Rosário, o Papa Clemente XI ordenou que a festa de Nossa Senhora do Rosário fosse celebrada universalmente


PROTEGIDO DE ACIDENTE PELA SENHORA DO ROSÁRIO

Há muitas histórias de graças alcançadas através da devoção em Nossa Senhora do Rosário.

Vicente de Paulo Oliveira conta que sua família sempre freqüentou a festa do Rosário, mesmo residindo fora da cidade, a família encontra um jeito de viajar a Chapada do Norte para assistir aos festejos, certa época, seu neto, devoto de Nossa Senhora do Rosário, em viagem, sofreu um grave acidente, o carro capotou várias vezes na estrada, e , ao resgatá-lo depararam com um cartãozinho da imagem de Nossa Senhora do Rosário em seu bolso da calça, e o mais interessante que todos se machucaram, menos seu neto, e neste ano , estava desempregado, quando em véspera de viagem a Chapada do Norte para a festa do Rosário recebeu uma proposta de trabalho, mas seu neto imediatamente recusou a tal oferta, justificando seu amor e devoção a Nossa Senhora do Rosário.





REI AFRICANO SE CONVERTE E AGRADECE A VIRGEM DO ROSÁRIO

Ludibriado em sua boa fé, como muitos outros, um rei africano, com dezenas dos membros da tribo, atravessou o Atlântico, nos sombrios porões de um navio negreiro, e foi com eles trazido para ser escravo em Ouro Preto, então capital da província. Rei em sua terra, jamais se conformou com o cativeiro. Aproveitando as raras horas livres, trabalhou, sem descanso, a fim de obter os meios necessários para comprar cartas de alforria. Libertou primeiro seu filho. Continuaram trabalhando juntos, pois o intento era libertar todos os componentes da tribo. Com a cooperação geral, isso foi conseguido. Reza a tradição que negras punham escondido nas carapinhas o ouro que conseguiam e iam lavar as cabeças nas pias de água benta das igrejas da cidade, a fim de que o metal se depositasse no fundo. Negros previamente avisados iam depois, discretamente, retirá-lo. Os esforços do grupo foram compensados. 



 


O rei negro, que se convertera ao catolicismo, foi batizado com o nome de Francisco. Daí a alcunha de Chico-Rei. Tornou-se devoto de Nossa Senhora do Rosário e, para agradecer-lhe a grande graça alcançada (CARTAS DE ALFORRIA), organizou as festas do Reinado, nas quais sua nova crença se mescla com crendices fetichistas. Voltou, assim, a imperar entre os seus, também convertidos, mas com raízes atávicas demasiado fortes, prendendo-os aos ritos nativos da África. 

 
         Espalhando-se o costume por diversos pontos do território mineiro, o reinado é sempre realizado. Embora existam diferenças entre os de uma cidade e de outra, as linhas gerais permanecem, mais ou menos as mesmas.
 



DANÇA DOS CONGOS EM AÇÃO DE GRAÇAS A VIRGEM DO ROSÁRIO


     No distrito do Rosário, Município de Milagres, há um dos mais antigos grupos de “Congos” da Região. Os “Congos”, é uma tradição secular, originada dos negros escravos fugidos e dos levados par trabalhar em fazendas de cana-de-açúcar no Município de Barbalha.

Congos de Milagres     Todos os anos, em Rosário, no mês de outubro, época que se comemora a Festa de Nossa Senhora do Rosário (Padroeira do Distrito), um grupo de pessoas reúnem-se para fazer a seu modo, homenagem à Padroeira.
     

“Os Congos” por ser de origem escrava, e esta por sua vez uma das raças que deu origem ao povo brasileiro, define então cultura brasileira. Esta manifestação surgiu com a necessidade que os negros tinham de extravasar suas emoções, fugirem do sofrimento que era escravidão; revelar a vontade que tinham de lutar para isso, com também a sua religiosidade, a adoração a Deus.

     Para ingressar nos Congos como brincantes há duas maneiras. A mais costumeira é através de promessa: a pessoa faz uma promessa a Nossa Senhora do Rosário e, se alcançada a graça, ela agradece com devoção dos Congos, isto é tomando parte dele pelo resto da vida. Neste caso, a pessoa comunica ao Mestre o motivo e ele permite a participação, mesmo que não se trate de um bom dançador. Mas, com a pessoa não esteja pagando, também pode ingressar nos Congos. 

     Basta ter interesse, ser disciplinada, dedicada e aprender nos ensaios os passos e movimentos da dança e a cantar as peças. Há casos de brincantes que mesmo após anos de ensaio, não conseguem dançar ou cantar de acordo com o que o Mestre considerava satisfatório. 

     Doca Zacarias também entrou nos Congos por meio de promessa: Diz ele: “A minha promessa foi a seguinte: Era do meu pai e antes de morrer, pediu pra eu ficar até o fim da minha vida pagando aquela promessa pra Nossa Senhora do Rosário.” A promessa é pra brincar o dia todo andando a pé e sem quase comer.





CURADA DE CÂNCER POR INTERCESSÃO DA SENHORA DO ROSÁRIO

Testemunho de Maria de João Monlevade - MG:

Graça alcançada através de orção a Nossa Senhora.

Padre, sua bênção! Meu nome é Maria Márcia, sou de João Monlevade, Minas Gerais. Ouço o seu programa pela Rádio Comunicativa FM. Sempre que posso, acompanho as novenas,pois trabalho como professora e asvezes tenho que sair na parte da manhã o que me impossibilita de acompanhar todas as novenas. Hoje, dia 14/03/12, o senhor iniciou o programa invocando a Nossa Senhora e por isso senti necessidade de enviar este testemunho, pois não recebi só uma graça de Nossa Senhora, mas várias graças. Em 2010, após uma consulta e o exame de colonoscopia, descobri que estava com câncer no intestino. Foi no dia 07 de outubro, Dia de Nossa Senhora do Rosário que obtive do médico a confirmação do que já sabia. Padre, neste momento, foi como tirassem o meu chão. Pensei que ia morrer, pois câncer, ainda é sinônimo de morte. Chorei muito. Pensava na minha faília e principalmente na minha netinha que na época tinha só um aninho e que não iria vê-la crescer. neste dia, a noite, havia missa no bairro próximo ao meu (Bairro Rosário). 



 

Resolvi ir à missa, quando lá cheguei e o padre Marcos (pároco) iniciou a missa não contive, chorei o tempo todo. no final da missa, fui até a imagem de Nossa Senhora do Rosário e entreguei a ela não só a minha vida, mas o tratamento que teria que fazer, porque sabia que não seria fácil. 



Pedi que tudo que tivesse que passar, Ela , estivesse à frente. E foi o que aconteceu. Iniciei meu tratamento em Ipatinga (Cidade próxima), tudo feito pelo SUS. Após fazer todos os exames e já para marcar a cirurgia, consultei com o cirurgião que me alertou sobre a possibilidade de usar a bolsa de colostomia. mais uma vez, me agarrei a Nossa Senhora das Graças (era mês de novembro). Fiz a novena a Nossa Senhora das Graças e pedi que se fosse da vontade de Deus e se eu merecesse, me livrasse da bolsa. Fiz a cirurgia e quando estava na mesa, aguardando o cirurgião e sua equipe me entreguei a Nossa Senhora e pedi que passasse na frente.Correu tudo bem, não precisei usar a bolsa, fiz 12 sessões de quimioterpia sem nenhum sofrimento que não pudesse suportar. hoje, estou trabalhando, faço o controle, mas não deixo de pedir a Nossa Senhora que interceda por mim ao pai, para que esse doença não volte nunca mais. Padre, comprei o livro Um Mês em Oração (volume1) e estou rezando todos os dias. Resolvi mandar esse testemunho para que através dele, consiga animar as pessoas que infelizmente estão passando pelo que eu passei. E principalmente, para mostrar que quando colocamos Deus á frente de tudo em nossa vida, as graças acontecem e que câncer não é sinônimo de morte quando a nossa vida é entregue a Nossa Mãe como nossa intercessora. Termino esse testemunho, pedindo a sua bênção Padre Reginaldo e que não deixe de rezar pelas pessoas que sofrem com o mal do câncer, pricipalmente aquelas que não têm recurso nenhum. Um abraço da sua filha Márcia. Se possivel, leia durante o seu programa, porque muitas pessoas não têm acesso a internet, para sentir a força de Deus na nossa vida.
Em 14/03/2012 às 11h30






 


DANÇAS E CANTOS EM AGRADECIMENTO A SENHORA DO ROSÁRIO:

Maçambique de Osório
Festa de Nossa Senhora do Rosário
Osório - RS
17 de Outubro de 2010
Procissão

Os maçambiques cantam, tocam e dançam pelas ruas. Embora não seja permitida a presença de mulheres no grupo - exceto a Rainha, sua pajem (atualmente sem) e a alferes da bandeira - é comum ver meninas de pouca idade dançando com o grupo: assim, agradecem algum pedido (ou promessa) feito por seus pais para Nossa Senhora do Rosário.








AGRADECIMENTOS NA FESTA DO ROSÁRIO, EM CARMO DO CAJURU.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma tradição e a várias gerações é mantida viva em Carmo do Cajuru. Na cidade existem vários personagens que ajudam a contar esta história e um deles é o senhor Antônio Felipe, capitão de Moçambique, que completou este ano 100 anos de vida.






 

 




“Fui criado dentro da Festa de Nossa Senhora do Rosário e desde os sete anos de idade participo. Comecei acompanhando o meu pai e com a morte dele me tornei responsável pelo meu grupo. Hoje toda a família (filhos, noras e netos) também participa da festa”, conta emocionado o senhor Antônio Felipe que é, com certeza, um dos reinadeiros mais antigo de Minas.

Durante todo o fim de semana vários fiéis se reúnem para pagar promessas e agradecer por graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora do Rosário.
A festa de Nossa Senhora do Rosário se encerra na segunda-feira com a procissão do terço cantado e o descimento das Santas Bandeiras









CAPELA ERGUIDA EM AGRADECIMENTO A VIRGEM DO ROSÁRIO:

                      A primeira coisa que se vê quando chegamos na Casa dos Vargas é essa igrejinha típica
do interior de Minas.


 

                 Iniciada em 1993, construída por causa de uma graça alcançada para a irmã do Vargas, Terezinha.
                 Foi inaugurada em 28 de Março de 1999 e hoje realiza casamentos, batizados e uma maravilhosa missa que acontece no final de Março de todos os anos.
                 É impossível vir a Casa dos Vargas e não dar uma entradinha nessa Capela.   







DEPOIMENTOS EM FESTA DO ROSÁRIO DE MINAS GERAIS:








A aposentada Maria José Gonzaga, 74 anos, estava na Igreja antes mesmo de chegar a procissão. “Já fui da irmandade e tive graças alcançadas”, comenta.
O pedreiro João Alves, 29 anos, chegou cedo e garantiu lugar na primeira fileira da Igreja. “Me emociono com a alegria de todos, além da fé, que, para mim, move montanhas”, diz.
É a fé que envolve a aposentada Isabel Machado da Cruz, 100 anos









Hino de Nossa Senhora do Rosário

Oh! Mãe do Rosário/
rosas sois mimosa/
entre as outras flores
/sois a mais formosa. 
(bis)


1. Qual a primavera/
risonha estação/
resplandece a Virgem/
na ressurreição.
 
2. Maria concebe/
o verbo encarnado/
que veio ao mundo/
remir do pecado.
 
3. Já deixando a terra/
Maria exaltada/
aos céus se elevam/
dos anjos cercada.
 
4. Louvemos devotos/
as pias memórias/
do Rosário os gozos/
as dores e glórias.
 
5. Fazei doce Mãe/
que no céu também/
a Jesus louvemos/
para sempre amém.











FONTES:
http://www.carmodocajuru.mg.gov.br/index.asp?c=paginas&modulo=conteudo&url=559&titulo_secao=&titulo_categoria=&titulo_subcategoria=
 http://irmandaderosariodospretossalvador.blogspot.com.br/
 http://www.oort.com.br/oort/thinkquest/sites/01123/congos.html
 http://www.casadosvargas.com.br/capela.htm
 http://www.asminasgerais.com.br/?item=ALBUM&codAlbum=904
 http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/testemunhos/graca-alcancada-atraves-de-orcao-a-nossa-senhora_kf1iUn.html
 http://www.alvinews.com.br/coluna/Literatura/JoseAfranio/Reinado/Reinado.htm
 http://www.festa.inf.br/p/audio-video.html
 http://altodorosarionews.blogspot.com.br/p/hino-de-nossa-senhora-do-rosario.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário