quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"GRANDE É O SENHOR E DIGNO DE LOUVORES NA CIDADE ONDE ELE MORA" (SL 47,1) - A VIRGEM MARIA




"Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora" (Sl 47,1) Esse salmo era rezado pensando-se em Jerusalém ,cidade habitada por Deus, em seu santo Templo, onde ficava sua Santa Arca.

Para nós, cristãos, a Nova Jerusalém é um símbolo de Maria, a escolhida, cidade onde Deus habita,  a Virgem feita Igreja (Lc 1,35), o tabernáculo de Deus, vista por João Evangelista como um sinal no céu:

" Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.
  E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça." (Apo 11,19.12,1)

 
" E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
  E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles." (Apo 21, 2-3)





Image result for our lady of the mount libano



Eleva-se no cúme da colina de Harissa, a poucos quilômetros da capital libanesa, a grande estátua da Virgem Maria, Nossa Senhora do Líbano ... um Santuário que acolhe todos os dias peregrinos cristãos e muçulmanos



Maria é para nós "o Monte Sião, no extremo norte situado, a mansão do grande Rei!" (Sl 47,3), pois foi nela que " o Deus que  "os céus dos céus não podiam conter" (1 Re 8,27) "se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14).

Ele habitou em Maria de um modo especial, fazendo dela "o Tabernáculo de Deus entre os homens "(Apo 21,3). 




 Maria tornou-se, assim, a mansão do Grande Rei e "Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso" (Sl 47,4), pois não há quem a invoque sem sentir a certeza do seu auxílio, de sua intercessão materna que muda a água em vinho (Jo 2, 1-11), a tristeza em alegria, a doença em saúde, o ódio em amor.

Maria permanece conosco orando por nós, pois Deus " não é o Deus dos mortos, mas dos vivos" (Mt 22,32)  e mesmo "Abel fala depois de morto" ( Hb 11,4) , quanto mais não fala por nós a Mãe de Nosso Senhor e Deus junto dele pedindo por seus filhos os que "guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus"(Apo 12, 17).


Obrigado, meu bom Deus, por este dia. 





Image result for our lady of the mount libano

Harissa ( Líbano ), é um importante centro de peregrinação, está localizado acima Jounieh , localizado a 650 metros acima do nível do mar ea 20 km de distância de Beirute , ele é atingido por uma estrada íngreme. Em adição, pode chegar ao local do cabo, conhecida como o Teleferique, que parte de Jounieh. Em lugar da imagem significa Virgem Maria , Nossa Senhora do Líbano ou Notre Dame du Liban , é uma estátua de 15 toneladas de bronze (e pintado de branco), que tem os braços estendidos. A estátua foi feita no final do século XIX e inaugurada em 1908. Dentro da base da estátua há uma pequena capela onde os fiéis podem orar. Há no lugar uma moderna catedral maronita construído de concreto e vidro, é mesmo ao lado da estátua.







Exulto em vosso nome e me alegro em Maria, "vosso monte santo, colina encantadora, alegria do universo" (Sl 47,3), pois dela nos veio a Vida em plenitude, Jesus Cristo, Senhor Nosso, servindo-nos de exemplo, pois foi sua observância da Palavra elogiada (Lc 11,28) e a fez Preferida entre todas as mulheres da terra (Lc 1,42).


Deus a fez nossa Mãe na ordem da graça, como nos ordenou Jesus aos pés da cruz (Jo 19,26-27), pois se Eva foi nossa Mãe no pecado (Gen 3,20), Maria, é a nova Eva, é nossa Mãe na Graça salvadora de Cristo, o novo Adão (Rm 5,17).

Eva nos gerou para a morte  (Rm 5,12) (Gen3,20) e Maria, em Cristo, nos leva a uma nova vida  (Rm 5,21) (Gen 3,15) (Lc 1, 30,31) (Jo 2,5), por isso "o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus" (Apo 12,17).


Image result for our lady of the mount libano

Nossa Senhora está presente na Bíblia, no Evangelho ... mas também no Alcorão, para os muçulmanos não há uma mulher perfeita, se não Maria ... há também a ternura da mãe.
Todos os dias, diz Padre Aquilino, entre 10 e 15 ônibus de visitantes muçulmanos chegam neste lugar de muitos países do Oriente Médio, o Líbano, Síria, Irã ....

2 comentários:

  1. Se um terço arrebentar podemos concertar e voltar a usar ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode. Sempre concerto os meus. Podemos também fazer nossos terços basta comprar as contas em lojas ou usar o que quisermos para fazermos contas ( sementes de plantas, pedras, etc.).

      Excluir