terça-feira, 13 de novembro de 2012

MARIA, MÃE DE DEUS, AJUDA AS ALMAS DO PURGATÓRIO - NOSSA SENHORA DAS ALMAS - ANÁLISE BÍBLICA




 










Maria pode ajudar as almas do Purgatório, pois os Santos são iguais aos anjos no céu (Mt 2,30).


 Os Santos já participaram da primeira ressurreição(Cl 2,12; Cl 3,1) e como lemos na Bíblia, que os anjos são enviados para nos conduzirem ao céu (Luc 16,22; Mc 13,27),  os Santos também fazem essa função e o Purgatório é caminho para lá.

 Ela , com certeza, não cessa de interceder por essas almas e consolá-las como Abraão (Lc 16,25), pai da fé hebráica, consolava o mendigo.

Maria, sendo Mãe de Jesus, também é nossa Mãe, pois somos filhos adotivos de Deus e ,desse modo, irmãos de Cristo. 


O próprio Senhor nos deu Maria por Mãe, na pessoa de seu discípulo amado (Jo 19,26-27). 


Maria é a Mãe da Igreja (Apo 12,17), que luta ao nosso lado contra o Dragao do mal, o demonio.


 Se Jesus é filho de Maria e formamos todos o corpo de Cristo (Rom 12,4-5; Gn 3, 20), então, também somos filhos de Maria (Apo 12,17). 

Outrora, os judeus se diziam filhos de Abraão pela fé (Jo 8,39; At 3,25. 13, 26; Gl 3,7).



 


 






Sendo nossa Mãe na fé, Mãe dos remidos em Cristo (Rm 5,18-19), dos que guardam os mandamentos de Jesus (Apo 12,17), ela nos consola e ajuda com sua intercessão.



Essa ajuda acontece nesse mundo e no outro, caso necessitarmos,  pois há pecados que podem ser perdoados "no outro mundo "(Mt 12,32).


 
Como no exemplo que Jesus deu, mostrando Abraão consolando o mendigo no céu (Lc 16,23 ), Maria, nossa Mãe na fé, pode consolar as almas necessitadas de luz:

" E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio."



Como os Santos são iguais aos anjos no céu (Mt 2,30), pois já participaram da primeira ressurreição(Cl 2,12; Cl 3,1), veem a Deus face a face(1Jo 3,2)  Deus tudo os pode revelar (1 Cor 2, 9-10; 1 Cor 13, 12) e irão julgar o mundo(1 Cor 6,2; Mt 19,28).


 Maria também poderá interceder por nós (Heb 11,4; Apo 6, 9-11)  quando comparecermos diante do tribunal de seu Filho (II Cor 5, 10; Heb 9,27).


  Por isso, rezamos para que ela rogue por nós agora e na hora de nossa morte, já que, após a morte, nós seremos julgados (Heb 9,27) pelo o que fizemos no corpo (II Cor 5, 10).


 Por conseguinte, não há arrependimento nem meios de reparar pela penitência (Mt 3,8) o que fizemos na terra, após à morte.

A oração dela, dos Santos e da Igreja  é a única forma de apressar nossa purificação e a libertação das consequências de nossos pecados (II Macabeus 12,46; I Cor 15,29; 1Jo 5,16-17).

Todos podemos orar para que Deus perdoe os pecados do proximo (1 Jo 5,16-17).

Podemos orar por um irmão para que Deus o perdoe (1 Jo 5,16), mesmo que ele ja tenha morrido, pois todos formamos um só corpo (1 Cor 12,12), o Corpo de Cristo.

Cristo está vivo, logo, todos que estão unidos a ele, os que não forem condenados ao inferno, mas estão em Purificação antes de entrarem no céu também  estão (2 Cor 5,8-9).

 E tudo o que fazemos, nossas boas obras ou orações servem para o bem de todos no Corpo de Cristo(1Cor 12,26-27).



Assim, se a alma não for condenada ao inferno, e for para o céu , e, no entanto, não estiver totalmente preparada, pura para entrar nele ( Apo 21,27; Heb 12,14; 1 Cor 1,2;  2 Ped 3,14), ela será salva de algum modo passando pelo fogo (1 Cor 3,15), como diz São Paulo 
(1 Cor 3,13-15).


  Essa alma será presa ( I Pe 3, 18-19 ; 4, 6 ) e só sairá desse período de purificação até pagar até o último centavo do que fez de errado ( Mt 5,22.25-26).


 Será açoitada, como diz Jesus no Evangelho, com poucos golpes Lc 12, 45-48) , mas de qualquer modo sofrerá (ICor 3,15. 11,32; Lc 12,48. 58-59; Mt 5, 25-26;  I Cor 11,32).

Sofrimento necessário para se purificar dos apegos e paixões da terra, pois "todo o que nele tem esta esperança  , purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro."(1 Jo 3,3).





 







Maria, nossa Mãe, por ser a Rainha do céu (Apo 12, 1-2.5), já que é Mãe do Rei do céu (Lc 1,32), pode nos ajudar a alcançar as graças necessárias para a purificação das almas por sua intercessão (I  Tim 2,1; ICor 13,5).




 Ela pode apresentar as orações dos fiéis da terra também  (Apo 5,8. 8,4; Apo 7,2-3)  , unindo-as à intercessão de seu Filho Jesus (Heb 7,25) , único Mediador da Salvação (1 Tim 2,5; Heb 12,24; Heb 7,25) .


Maria oferece nossas orações e intercede por nós , como os Santos Anciãos no céu:

 "Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos (os cristaos da terra)."
(Apocalipse 5,8)



 Como lemos na Bíblia, Salomão considerava sua Mãe como rainha e a tratava com distinção (1 Re 2,19), assim também cremos que Jesus como filho exemplar mais que Salomão, faça o mesmo.


O próprio Jesus mostrou  que tinha os pedidos de sua Mãe em grande consideração, quando fez um milagre, mesmo sabendo que ainda não era sua hora (Jo 2, 3-4.11).

Imaginemos o poder de Maria ao pedir por uma alma que precise de purificação. 

Se jesus fez um milagre mesmo não sendo sua hora (Jo 2, 3-4.11), também poderá acelerar a purificação de uma alma quando devia sofrer por seus pecados por mais tempo.



O fogo do Purgatório é apenas um símbolo de purificação, "para que a prova da nossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;" (1Ped 1,7)

E "quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo." (1 Cor 11,32)


 

Na história da Igreja , alguns santos tiveram visões do poder da intercessão de Maria sobre as almas do Purgatório.


 

Santa Faustina disse de sua visão sobre o Purgatório:


 E perguntei a essas almas qual era o seu maior sofrimento. Responderam-me que o maior sofrimento delas é a saudade de DEUS. 

 






Vi Nossa Senhora que visitava as almas no Purgatório. Ela lhes traz alívio. Queria conversar com as almas, mas meu Anjo da Guarda fez me sinal para saírmos e passamos pela porta dessa prisão de sofrimento. Ouvi uma voz interior que me disse: "A MINHA MISERICÓDIA NÃO DESEJA ISSO, MAS A JUSTIÇA MANDA".



O Papa João XXII, também teve uma visão de Maria
sobre o poder de sua intercessão pelas almas:


  No século seguinte, apareceu Ela ao Papa João XXII, a 3 de março de 1322, comunicando àqueles que usarem seu Escapulário: 

“Eu, sua Mãe, baixarei graciosamente ao purgatório no sábado seguinte à sua morte, e os lavarei daquelas penas e os levarei ao monte santo da vida eterna”



Parece simples usar um escapulário e ir para o céu, porém o uso dele implica também uma vida de "santidade, sem a qual ninguém poderá ver o Senhor "(Heb 12,14), pois nem todo o que diz "Senhor, Senhor entrará no Reino do Céu" (Mt 7,21).






 Foto de uma Imagem de Nossa Senhora das almas








ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO POR UMA ALMA FALECIDA


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Saúde dos Enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Ave-Maria





Nossa Senhora do Monte Carmelo,
Amantíssima Mãe do Divino Jesus, que vos dignastes fazer do monte Carmelo, na Terra Santa, um local santificado para a manifestação de vosso celestial poder, sede propícia às minhas preces, ajudai-me na luta contra o pecado, ajudai-me a me tornar digno da clemência de Vosso Filho Nosso senhor Jesus Cristo.

Nossa Senhora, advogada dos aflitos, lançai vosso olhar sobre as almas sofredoras no outro mundo e sobre a alma de….( dizer o nome da pessoa falecida).





Amparai-o com a vossa infinita bondade, rogai a Deus Pai, Todo Poderoso, a Deus Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, a Deus Espírito Santo, pelo perdão de seus pecados, de suas faltas e conduzi a sua alma, talvez ainda sofredora, à luz eterna, à celestial mansão de Deus, dos Anjos, dos Patriarcas, dos Apóstolos, dos Mártires, das almas que se mantiveram firmes na fé em vosso Amado Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

Senhora do Carmo, ouvi o seu apelo:” Do abismo clamei a Ti, Senhor.
Senhor, ouvi minha oração”.










Nossa Senhora do Carmo, rogai por …..(nome da pessoa).
Nossa Senhora do Carmo, intercedei por …..(nome da pessoa).
Nossa Senhora do Carmo, protegei …..(nome da pessoa).

Oh! Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Três Vezes.
Rezar um Pai-Nosso, Três Ave-Marias e uma Salve-Rainha.














Súplicas a Nossa Senhora do Socorro

para alívio das almas do Purgatório

É tão grande, ó Mãe do Perpétuo Socorro, a Vossa bondade, que não podeis ver qualquer miséria sem logo Vos compadecerdes. Lançai, nós vo-lo pedimos, os Vossos olhos misericordiosos sobre as aflitas almas do Purgatório, que naquele fogo sofrem, sem poderem encontrar algum alívio às suas horríveis penas, e compadecei-Vos delas.

Pela Vossa piedade e pelo amor que tendes ao Vosso Jesus, Vos pedimos que Lhes mitigueis os seus sofrimentos, e lhes procureis o eterno descanso. Ah! Quão doloroso deve ser para o Vosso coração o abandono em que tantos cristãos deixam as almas do Purgatório, esquecendo-se delas. Ansiosas esperam os nossos sufrágios, e apenas há quem delas se lembre.


Dignai-Vos, ó Maria, de inspirar a todos os fiéis uma terna e viva compaixão para com os nossos irmãos falecidos: comunicai-lhes a todos um ardente desejo de oferecer pelas almas deles obras meritórias, e lucrar as indulgências que lhes forem aplicáveis, gozar da presença de Deus. E agora, Senhora, ouvi a súplicas que por elas Vos dirigimos. Para que possam sair daquele cárcere tenebroso, imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.






Para que Deus lhes perdoe a pena dos seus pecados.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que se apaguem as chamas que as abrasam.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que um raio de luz celeste alumie as suas horrendas trevas.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que sejam consoladas em seu triste abandono.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que alcancem o alívio de suas penas e angústias.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe  de bondade.
Para que a sua tristeza se troque em perpétua alegria.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que satisfaçam prestes seus ardentes desejos de entrar na glória.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas de nossos pais e filhos.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas de nossos irmãos e irmãs.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas de nossos amigos.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas de nossos benfeitores.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas que sofrem naquelas chamas por culpa nossa.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas dos que em vida nos fizeram sofrer.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas mais desamparadas.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas que sofrem maiores tormentos.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas que em vida mais Vos amaram e a Vosso divino Filho.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas almas que há mais tempo sofrem.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Por todas as almas do Purgatório.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pela Vossa inefável misericórdia.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelo Vosso incomensurável poder.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pela Vossa maternal bondade.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pela Vossa incomparável maternidade.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas Vossas preciosas lágrimas.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas Vossas acerbas dores.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pela Vossa santa morte.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pelas cinco chagas de Vosso amado Filho.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Por Seu sangue divino, por nosso amor derramado.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Pela Sua morte dolorosíssima no duro madeiro da Cruz.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que a gloriosa legião dos Santos as socorram sem cessar.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que os nove coros dos Anjos as recebam com alegria.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que sobre elas lanceis um olhar de compaixão.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que as torne felizes a vista de Vosso divino Filho.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que sejam bem-aventuradas, contemplando a Trindade Santíssima.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que a nossa devoção para com elas seja cada dia mais fervorosa.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que se ofereçam cada vez mais orações, indulgências e obras satisfatórias em sufrágio delas.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que nós recebamos o prêmio eterno da nossa devoção pelas almas.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.
Para que as almas, que houvermos libertado do Purgatório, façam algum dia o mesmo em nosso favor.
Imploramos o Vosso perpétuo socorro, ó Mãe de bondade.






Oração
Ó Mãe compassiva do perpétuo socorro, olhai benigna para essas almas aflitas, que Deus em Sua justiça retêm, mergulhadas nas chamas do Purgatório.  Elas são objetos queridos do Coração de Vosso divino Filho, amaram-nO durante a vida, e presentemente ardem em desejos vivíssimos de vê-lO e possuí-lO; não podem, porém, por si mesmas quebrar as suas cadeiras, nem sair do fogo devorador que as abrasa. Comova-se o Vosso terníssimo coração à vista de suas dores.

Dignai-Vos consolá-las, pois Vos amam e suspiram continuamente por Vós. São filhas Vossas , mostrai-lhes que sois a Mãe do perpétuo socorro. Visitai-as, aliviai suas penas, abreviai seus sofrimentos, e apressai-Vos em livrá-las, alcançando-lhes de Vosso divino Filho a aplicação dos merecimentos infinitos do santo sacrifício que por elas se celebra. 

Um credo pelos devotos:Creio…


(Oração retirada do livro: A Sagrada família por um padre redentorista, 1910)





ALGUMAS CITAÇÕES BÍBLICAS DESTA POSTAGEM:

Foi, pois, Bate-Seba ter com o rei Salomão, para falar-lhe por Adonias. E o rei se levantou a encontrar-se com ela, e se inclinou diante dela; então, assentando-se no seu trono, mandou que pusessem um trono para a rainha-mãe; e ela se assentou à sua direita.
(1 Re 2,19)

  "Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;"
 (Lc 1,32)


"26. Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é tratado com carinho, todos os outros se congratulam por ele.
27. Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros."
 (1Cor 12,26-27)


"a obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um.
14. Se a construção resistir, o construtor receberá a recompense (O CEU).
15. Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo (PURGATORIO)."
(1 Cor 3,13-15)


"8. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo  ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor.
9. É também por isso que, vivos ou mortos, nos esforçamos por agradar-lhe."
 (2 Cor 5,8-9)



"16. Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este.
17. Toda iniqüidade é pecado, mas há pecado que não leva à morte. (o inferno)"
 (1 Jo 5,16-17)



" Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo" (Heb 9,27)


 "Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo." (1 Cor  5,10)




Um comentário:

  1. oração as almas do purgatório esoecial pelsa almas de familiares falecidos pela alma meu pai,(Vicente Pitta) pela alma de meu tio(João Paulo). Amém!

    ResponderExcluir