sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TODOS PECARAM (Rm 3,23), EXCETO MARIA, POR CAUSA DO SENHOR. - ANÁLISE BÍBLICA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Rm 3, 23)


 Todos pecaram, mas Maria foi salva, como nós, porém, de um modo diferente, antes de nascer.   Foi salva antecipadamente, em previsão dos méritos de Cristo. 

Sim, pois Deus, que está fora do tempo e é onisciente – tem conhecimento de tudo! – sabia que Jesus, o Verbo, iria morrer pelos nossos pecados, e pelos méritos advindos de Seu sacrifício vicário no Gólgota, e, por essa presciência, por essa previsão, salvou, por aqueles mesmos méritos de Nosso Senhor, a Santíssima Virgem, ainda antes de ela ser tocada pelo pecado original, de modo a restar imaculada.

Além do mais, quando São Paulo escreveu todos, ele não pensou em incluir aí a Virgem Maria. 


Como quando ele disse " e todos estão destituídos da glória de Deus" (Rm 3, 23), nem todos o foram, pois devemos nos lembrar que Henoc e Elias também foram uma exceção a essa regra (Gen 5,24; 1 Re 2,11).


 Assim, "todos" nem sempre significa a humanidade inteira incluindo Maria, Henoc, e Elias.

São João diz: "se dizemos ter comunhão com ele  e andamos nas trevas, nós mentimos e não seguimos a verdade" (1 Jo 1,6).

Maria esteve em comunhão contínua com Jesus, Ele e ela foram um só ser durante sua gestação, e a luz (Jesus) não poderia ter comunhão com o pecado, logo Maria tem de ser luz para gerar a luz.

Maria foi um ser puramente humano.   Jesus que é Deus, foi quem tomou a carne de Maria, fazendo um corpo para si a partir dela. 

 São João diz mais: "aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu" ( 1 Jo 2,6)

Maria permaneceu com Jesus nove meses, um só corpo, um só sangue, seria impossível que ela fosse uma mulher qualquer, pecadora.        


   Mesmo antes da encarnação do Verbo, ela não podia ter sido tocada pelo pecado, pois a Graça de Deus não convive com o pecado, daí ser Maria chamada pelo Anjo de Cheia de Graça.
Se cremos na divindade de Jesus, é contraditório negar a santidade de sua Mãe.

Se cremos que Jesus é imaculado  e afirmamos que seu sangue nos remiu, sangue e carne que ele tirou de Maria, logo ela tinha de ter sido purificada antes de nascer.

São João ainda afirma: 

 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. 
6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece.
7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo;
8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.  (1 Jo 3, 4-9)

Logo, Jesus não se encarnaria numa carne que vive no pecado, na rebeldia, pois Maria permaneceu e foi predestinada para isso, para permanecer unida a ele.

 Assim, não viveu, nem podia viver em pecado, não só durante a gestação do Verbo, mas antes mesmo dela, pois Maria foi plena de graça, para não ser tocada pelo Diabo, pois quem comete pecado é do Diabo.

Se o Filho de Deus se manifestou para destruir as obras do Diabo, ele não tomaria carne, numa carne tocada pelo Diabo.


A semente de Deus que germinou em Maria não podia deixar que sua Mãe fosse carne do Diabo e do pecado e como Maria foi predestinada desde o início dos tempos, ela tinha de ser "nascida de Deus para não pecar habitualmente e não ser tocada pelo pecado, porque foi nascida de Deus, da graça, isenta do pecado, para gerar o próprio Deus.


Negar a Imaculada Conceição de Maria é negar a Divindade de Jesus e todo o mistério de seu sacrifício, pois pelos méritos desse sacrifício e em vista dele é que Ela foi liberta da mancha original de Adão, e unida ao Verbo, carne e sangue, para que pelo seu sangue nos resgatasse e concluísse o resgate de sua própria Mãe, salva antes de todos por causa de todos.


Porém
mesmo sendo salva Maria foi interrogada se aceitava participar da missão que lhe foi confiada, foi testada como os anjos, como Zacarias, porém esse último duvidou e foi castigado com a mudez, Maria aceitou sua missão demonstrando fé e foi medianeira das graças da redenção para muitos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário