sexta-feira, 19 de abril de 2013

OS SANTOS ESTÃO EM DEUS E ESCUTAM NOSSAS PRECES - BÍBLIA JO 8, 51-58


Estava lendo o Evangelho e li uma passagem sobre a vida após a morte dos Santos, que já tinha lido, mas me passou despercebida num primeiro momento. Eis o trecho:


Evangelho de São João ( 8,51-58):
51. Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte.
52. Disseram-lhe os judeus: Agora vemos que és possuído de um demônio. Abraão morreu, e também os profetas. E tu dizes que, se alguém guardar a tua palavra, jamais provará a morte...
53. És acaso maior do que nosso pai Abraão? E, entretanto, ele morreu... e os profetas também. Quem pretendes ser?
54. Respondeu Jesus: Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; meu Pai é quem me glorifica, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus
55. e, contudo, não o conheceis. Eu, porém, o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas conheço-o e guardo a sua palavra.
56. Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria.
57. Os judeus lhe disseram: Não tens ainda cinqüenta anos e viste Abraão!...
58. Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse, eu sou.







Essa passagem nos dá uma noção do que é a vida dos Santos, eles não estão mortos, mas vivos em Deus, no céu ( Lucas 23,42; II Coríntios 5,7; Filipenses 1,23; Apocalipse 7,15;14,4) 

Os Santos não conhecem a morte, mas a Vida em Jesus Cristo (Filipenses 1,23; I Tessalonicenses 5,9)

Outra passagem nos mostra Jesus afirmando que Abraão, já morto, viu o dia do nascimento do Senhor, ou até mesmo a vida de Jesus na terra e exultou de alegria com isso. 

Ou seja, se ele recebeu ma visão em vida, porque não foi registrado na Bíblia? É bem mais fácil que Jesus fale que Abraão na outra vida viu o dia do nascimento do Senhor, pois pelo contexto, Jesus fala sobre a vida após a morte.

No Evangelho de São Lucas (9,28-31) , vemos que essa possibilidade dos Santos verem o que se passa no mundo e demonstrada no texto da Transfiguração:



Passados uns oito dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.

29. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.

30. E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias,

31. que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.







Outros trechos bíblicos que nos mostram que os Santos podem ter o conhecimento do que acontece no mundo, são:










Hebreus (12,1):
" Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus."


São Paulo nos fala sobre todos os Santos, na Bíblia, que testemunharam sua fé, e por fim ressalta que estamos cercados por essas testemunhas.


Apocalipse (5,8):
" Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos)."


São João nos mostra que os Santos Anciãos têm conhecimento das orações dos cristãos da terra, pois prostram-se diante do Cordeiro, apresentando a ele as orações dos santos ( os cristãos da terra), eles desempenham a mesma função de anjos (Apo 8,3-4):

3. Adiantou-se outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está adiante do trono.
4. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus.

Ainda lendo por esses dias o Evangelho de São João, deparei-me com esta passagem de Jesus falando sobre Moisés:

"45. Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
46. Pois se crêsseis em Moisés, certamente creríeis em mim, porque ele escreveu a meu respeito.
47. Mas, se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis nas minhas palavras?"
 São João 5,45

Vemos claramente Jesus dizer que Moisés acusa ( Presente do Indicativo) os judeus diante do Pai por não crerem no Cristo.

Pode-se dar a interpretação de que Jesus fala dos escritos de Moisés e não de que sua alma os acusa no céu.

 Por outro lado, a interpretação de que a alma de Moisés vê tudo o que acontece diante de Deus e critica os judeus descrentes no Cristo também é valida.

 Assim, não há como negar a presença dos Santos na nossa vida, que tudo assistem diante de Deus e interessam-se pela salvação de todos, pois desejam que o número dos que devem se salvar se complete:

"9. Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários.
10. E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?
11. Foi então dada a cada um deles uma veste branca, e foi-lhes dito que aguardassem ainda um pouco, até que se completasse o número dos companheiros de serviço e irmãos que estavam com eles para ser mortos."






 São José,
o Protetor da Igreja nascente (Maria e Jesus)  
e invocado como Padroeiro da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário