quinta-feira, 5 de junho de 2014

Rezar para namorar ou amarrar marido? Bíblia e tradição católica









Percebo quantas mensagens chegam neste Blog pedindo a Deus por reconciliação de um casal, para ter a pessoa amada ou amarrações.

Isso me levou a refletir na nossa necessidade humana em ter alguém ao nosso lado.

Namorar ou casar não é , nem deve ser, um requisito obrigatório para nossa felicidade.







A felicidade do cristão está nas mãos de Deus.


 Jesus é o verdadeiro esposo de nossa alma ( Mateus 9,15;  25,1-13; II Coríntios 11,2; João 3,29; Apocalipse 22,17), pois só ele pode preencher o vazio do nosso coração. 

O amor humano deve ser apenas um sinal desse amor maior de Jesus por nós.

No céu, não necessitaremos de casamento, de alma gêmea, romances, etc, pois o amor de Deus é maior que tudo isso:



"Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus." (Marcos 12,25)



Muitos Santos, como Santa Teresa, São João da Cruz, Santa Clara, falam do amor de Deus, como o amor de um esposo por sua amada (a nossa alma), assim como afirmava São Paulo. 


Usando esse paralelo esses Santos buscaram sublimar esse desejo de ter alguém pelo desejo de ser apenas de Deus.

São Paulo, na Bíblia (I Coríntios 7, 1. 8-9;25-26; 32), já nos diz que o melhor é não casar e devotar-se a Deus, servindo-o em oração e santidade:

"Agora, a respeito das coisas que me escrevestes. Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma. (...)

8. Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu.
9. Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se. (...)

25. A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança.

26. Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é. (...)

29. Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem;
Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor."







É famosa a cena da transverberação de Santa Teresa, na qual a Santa tem o coração transpassado por uma flecha simbolizando o amor de Deus, permanecendo suspensa, elevada no ar. Muitos atestam terem visto Santa Teresa elevada em êxtase várias vezes.

O amor de Deus é o único amor verdadeiro e deve nos fazer elevar desse mundo passageiro, desses sentimentos fugazes, para um sentimento duradouro e eterno em Cristo.

Claro que nem todos têm a vocação para a vida de castidade ou virgindade, e ,hoje, com tanta liberação sexual, uma vida sem sexo para muitas pessoas é praticamente inimaginável.

Ser católico significa renunciar-se, ou seja, muitos de meus desejos devo abrir mão por amor a Cristo.
Muitas vezes é preciso abrir mão da pessoa que amamos desesperadamente.

É preciso rezar muito para ter forças e dizer não a si mesmo quando temos vontade de pegar o telefone e ligar para alguém que, no fundo, sabemos que não presta ou já possui uma outra relação impossibilitando um namoro saudável e monogâmico.


É difícil, muitas vezes, aceitar quando um relacionamento foi um erro ou chegou ao fim ou não existe mais amor puro e verdadeiro.

Se o parceiro ou parceira escolheu outra pessoa, é hora de você escolher-se, amar-se, esquecer o (a) amado (a).







Muitos se desesperam fazem orações de amarração, procuram macumbas, feitiços, pactos com espíritos malignos, e fatalmente vêm a se arrepender no futuro.

Essas pessoas esquecem que a Bíblia proíbe o uso de magia, pois o cristão deve ser só de Deus:






O Levítico afirma: “Não praticareis a adivinhações nem a magia” (Lv 19,26).


E o Êxodo: “Não deixarás viver aquele que pratica a magia” (Ex 22,18).

O livro do Deuteronômio afirma: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas praticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações” (Dt 18,10-12).


Nos Atos dos Apóstolos (19,18-20) diz:

"Muitos também, que tinham exercido artes mágicas, ajuntaram os seus livros e queimaram-nos diante de todos. Calculou-se o seu valor, e achou-se que montava a cinqüenta mil moedas de prata."

E a Carta de São Paulo aos Gálatas afirma:


"19. Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem,
20. idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo,
21. inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus."
(Gálatas 5, 19-21)






Um testemunho de fé:

Tenho uma amiga que viu seu casamento acabar depois de mais de 20 anos. Ela não percebeu que a secretária de seu marido estava tendo um caso com ele, e a tratava como amiga da família. Quando descobriu, já era tarde e perdeu a empresa do marido para a amante, ficando com a casa e uma pensão.

No começo, ela se lamentava, chorava, se desesperava, bebia, farrava, mas apesar de tudo, nunca abandonou a Igreja, sempre teve fé, nunca demonstrou revolta contra Deus, mas sim contra toda a situação na qual estava.

Semana passada a visitei, após uns 3 ou 4 anos sem ir em sua casa, e me surpreendi ao ver como la deu a volta por cima, começou seu próprio negócio, iniciou uma nova relação e depois de um bom tempo já estão morando junto e seu novo companheiro é um homem mil vezes melhor que seu primeiro marido.

E tudo isso, porque apesar de tanto sofrer por ser abandonada pelo ex-marido, ela nunca perdeu a fé e nunca resmungou contra Deus, continuou indo à Igreja e manteve a fé no meio da provação.

A oração a qual o cristão é chamado a fazer é a perseverança na prece, mas também é a aceitação da vontade de Deus:


"Aba! (Pai!), suplicava ele. Tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça o que eu quero, senão o que tu queres."
Marcos 14,36


Se você já fez muitas orações a Deus e já pediu a intercessão de Santo Antônio e ainda seu amor ainda não chegou, não se desespere, pois Deus sabe o que é melhor para nós.

Reflita nesta passagem bíblica:
Eclesiástico, 2
1. Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;
2. humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,
3. sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.
4. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.
5. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.
6. Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice.
7. Vós, que temeis o Senhor, esperai em sua misericórdia, não vos afasteis dele, para que não caiais;
8. vós, que temeis o Senhor, tende confiança nele, a fim de que não se desvaneça vossa recompensa.
9. Vós, que temeis o Senhor, esperai nele; sua misericórdia vos será fonte de alegria.
10. Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações se encherão de luz.
11. Considerai, meus filhos, as gerações humanas: sabei que nenhum daqueles que confiavam no Senhor foi confundido.
12. Pois quem foi abandonado após ter perseverado em seus mandamentos? Quem é aquele cuja oração foi desprezada?





Nenhum comentário:

Postar um comentário