terça-feira, 19 de maio de 2015

NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO - BÍBLIA, HISTÓRIA, ORAÇÕES



A Bíblia diz  que a oração dos Santos pode nos dar livramento  (II Tessalonicenses 3,1-3; II Coríntios 1, 9-11) , pois  "Sabemos que Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a sua vontade". João 9,31.  Assim, Deus escuta com eficácia os pedidos de sua Mãe,Maria, que praticou sua vontade.


BASE BÍBLICA:

Nossa Senhora do Livramento é um dos muitos títulos da Virgem Maria, Mãe de Jesus, a Mãe daquele que ressuscitou dos mortos e  "nos livra da ira que há de vir." (1 Tessalonicenses 1,10), pois  se o Filho nos libertar, verdadeiramente seremos livres (João 8,36).

Invocar Nossa Senhora é certeza de livramento, pois a intercessão dela tem um valor altíssimo diante de Deus, já que é a Mãe dele, Jesus, que é Deus. 

Pela mediação de Maria, Jesus mudou até os planos definidos por Deus ao realizar seu primeiro milagre (João 2,1-12), ainda que não fosse sua hora. E, assim, Maria deu o livramento da festa de Caná não acabar.

Nossa Senhora do Livramento, a Virgem Maria, por já estar junto de Deus, pode interceder por todos e vem em nosso auxílio como o anjo do Senhor que acampa ao redor dos que o temem, e os livra (Salmos 34,7)


 Deus de fato envia seus anjos para nos socorrer e nos dar livramento. 

E os Santos, assim como Nossa Senhora, desempenham no céu o mesmo papel dos anjos (Mateus 22,30; Isaías 62,6-7;Apocalipse 8,2-4), pois já ressuscitaram pelo batismo (Colossenses 2,12; 3,1). 

Vejamos um trecho da Bíblia em que Deus dá livramento por meio de um Anjo:

E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava. (Atos 12,11)


Sobre a intercessão dos Santos nos dar livramento, diz a Bíblia:

"No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;
2 E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.
3 Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno."
II Tessalonicenses 3,1-3


"9 Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;
10 O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,
11 Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito."
II Coríntios 1, 9-11



Deus levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, através de  Nossa Senhora nos dando seu Filho

 "Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; para que, Libertados da mão do inimigo o servíssemos sem temor" (Lucas 1,68-74).  

E nosso principal inimigo é o pecado, do qual fomos libertados uma vez pelo Batismo, mas contra o qual ainda lutamos: 

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. 
(Gálatas 5,1)

E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 
(Romanos 6,18)

Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte
(Romanos 8,2)

Por isso, é importante pedir que Nossa Senhora nos ajude na luta diária contra o pecado, contra os vícios, e nos dê livramento também deles.


A HISTÓRIA DO TÍTULO DE SENHORA DO LIVRAMENTO:

 A Virgem Maria é invocada com o título de Nossa Senhora do Livramento para relembrar o livramento do fidalgo português Rodrigo Homem de Azevedo, preso pelo Duque de Alba, no século XVI.


 Quando a Espanha dominou Portugal, na unificação conhecida como “União Ibérica”, todos os portugueses que se negassem render homenagens aos invasores, e especialmente a Felipe II foram presos imediatamente

 Rodrigo Homem de Azevedo, um dos mais ardentes defensores da pátria lusitana. Sua esposa, devotíssima de Nossa Senhora, vendo o risco que corria a vida de seu marido, recorreu à rainha do céu, neste momento de angústia. A seguir, durante nove noites, a dedicada esposa sonhou com a virgem Maria que lhe aparecia dizendo-lhe: - “Não te agastes! Eu, que tudo posso, o livrarei. Se puderes, em algum tempo, edificar-me-ás uma casa”.

Terminada a novena, entre todos os detidos, somente Rodrigo Homem recebeu a ordem de voltar para sua casa. Seus amigos foram cumprimentá-lo e, dele, ouviram a narrativa da grande graça que lhe concedera a Mãe de Deus. 







Em agradecimento, o nobre, mandou fazer uma imagem de Nossa Senhora do tamanho e forma, da visão que tivera em sonhos, sua esposa: vestida de branco, com os belos cabelos soltos e o menino Jesus no colo.

Devido às palavras da virgem: - “Eu o livrarei”, foi a ela conferido o título de Nossa Senhora do Livramento.

Terminada a novena, entre todos os detidos, somente Rodrigo Homem recebeu a ordem de voltar para sua casa.  Mais tarde, esse nobre adquiriu um terreno apropriado e, ali, construiu um templo para a Virgem, invocada como Nossa Senhora do Livramento.




ORAÇÃO DO LIVRAMENTO

Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio.   Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos; , pois   todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; para que nos meus caminhos haja livramento.
Livra-me dos que praticam a maldade, e salva-me dos assaltos e perigos.
 Livrai-me dos invejosos, perversos e hipócritas, pois a fé não é de todos, mas fiel és tu,  Senhor, para nos guardar do maligno.
Livra-me dos acidentes, da morte repentina, das pestes, da fome, das necessidades, das discórdias, pois te invoco para que no dia da angústia; me libertes. 
Volta-te para mim, Senhor e diga-me como no Evangelho: estás livre da tua enfermidade. 
Livrai-me das doenças corporais e espirituais, dos vícios da bebida e do fumo, das compulsões, das paixões desenfreadas, do pecado e da morte eterna.
Para que sejam livres os teus amados, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos.
Livrai minha casa e minha família das brigas, dos maus entendidos, da maledicência, dos falsos amigos, dos  ladrões e dos desastres naturais,
Livrai - nos de todos os inimigos espirituais, da força do Mal, dos poderes das trevas, de toda magia, feitiçaria e maus desejos.
 Que nenhum mal chegue perto de mim e dos meus. 
Dái-nos livramento, Senhor, pelo sangue de Jesus derramado da Cruz  que venceu o Maligno.
Pela Cruz na qual o Senhor derramou seu sangue, Livrai-nos de todo mal.
Dos nossos inimigos visíveis e invisíveis, livrai-nos, Jesus!
De todo pecado, vício e doença, livrai-nos, Jesus!
Da Ira Divina, Livrai-nos, Jesus!
Da morte eterna, Livrai-nos, Jesus!

Pela Virgem Maria, tua Mãe, que livrou a festa de Caná do fracasso, 
de todo fracasso, tristeza, depressão, livrai-nos, Jesus!
Senhora do Livramento, esteja sempre conosco 
e nos dê livramento por tua intercessão, 
pois o anjo do Senhor acampa 
ao redor dos que o temem, e os livra 
(Salmos 34,7).


 Salmos 50,15;  Salmos 59,2; Salmos 108,6;  Salmos 40,13; Salmos 60,5; Joel 2,32; Lucas 13,12


Digna-te, Senhor, livrar-me: 
Senhor, apressa-te em meu auxílio.
 Salmos 40,13

Oração a Nossa Senhora do Livramento

"Ó milagrosa Senhora do Livramento, Mãe do Filho de Deus,  advogada dos pecadores, protetora nossa nos momentos de  angústia, nós nos consagramos inteiramente a Vós, para que debaixo da Vossa proteção possamos receber o perdão de todos os nossos pecados e, dignamente, participarmos do sacramento da eucaristia, porque só assim teremos forças para resistir às tentações do inimigo e merecer as graças de tanto necessitamos. 

Ó minha boa Mãe, senhora do Livramento, lançai-nos sobre nós um olhar favorável e livrai-nos das tentações do demônio, da morte sem preparação, das desuniões famíliares e comunitárias, das doenças temporárias e incuráveis, físicas e mentais, dos nossos inimigos espírituais e materiais. 

Agradecei a Deus por nós e ao Vosso Filho Jesus, por tudo de bom que recebemos nesta vida, até o presente momento, conservais-nos e não permitais que jamais nos separemos de Vós e da Santíssima Trindade, para que possamos gozar um dia das delícias do Céu, juntamente com os anjos e santos. 

Livrai-nos, ó Virgem Mãe do Livramento, de todos os nossos inimigos e dos males que eles nos desejam e tentam fazer contra nós. 

Protegei-nos como até agora o fizestes. E depois deste desterro, mostrainos Jesus, bendito o fruto do vosso ventre, que com tanto carinho carregastes em Vossos braços, para ser um dia nosso Salvador no sacrifício da cruz. 
Amém".




Altar de Nossa Senhora do Livramento, Recife, Pernambuco





Os justos clamam, e o Senhor os ouve, 
e os livra de todas as suas angústias. 
Salmos 34,17

Muitas são as aflições do justo, 
mas o Senhor o livra de todas. 
Salmos 34,19


ORAÇÃO

Mãe Santíssima, Senhora do Livramento, com toda disponibilidade a Senhora se colocou a serviço de Deus e dos irmãos e irmãs. Com perseverança levou adiante sua missão, com carinho educou o menino Jesus.

Ao lado de São José, formou o santo lar de Nazaré. Ajudai-nos, a fazer de nossas famílias, um novo lar de Nazaré, onde reinem a paz e a concórdia.

Livrai-nos da descrença, do orgulho e da ambição. Livrai-nos da desunião e do rancor, dos perigos da imoralidade.

Ó Mãe querida, conduzi-nos a seu filho Jesus, nosso Salvador, a fim de “fazermos tudo o que Ele nos disser”. AMÉM.



Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, 
e o salvou de todas as suas angústias. 
Salmos 34,6

Oração de Nossa Senhora do livramento
Ó Virgem Maria Senhora do Livramento, livrai os vossos fihos de todos os perigos Que ameaçam as nossas familias A nossa sociedade e a nossa igreja.
 Fazei que nos amemos uns aos outros no amor que vós tendes para conosco. Dai-nos força e coragem para construirmos um mundo de paz, aquela paz que nos foi trazida por vosso divino filho. 

Fazei-nos dóceis e disponíveis à vontade do pai afim de sermos istrumentos  úteis na trasformação do mundo. Sede intercessora nossa junto ao vosso filho Jesus para alcançarmos do Pai a graça de colaborarmos com a igreja, Rocha firme e inabalável, contra a qual ninguém pode vencer.  

Dái-nos a graça de sermos fraternos entre os irmãos, filiais para convosco, para que consigamos construir, aqui na terra, a morada do céu. Isto vos pedimos,ó Mãe do Livramento, para que intercedais a Jesus  Cristo, vosso Filho, que é Deus com o Pai e o Espirito Santo. Amém.


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO


Nossa Senhora do Livramento,
Mãe de Deus, nossa Mãe
Com o olhar confiante vos contemplamos.

Como exemplo, guia e protetora dos filhos devotos.
Dirigimos-nos a vós como filhos,
porque necessitamos do vosso auxílio.
Só em pensar que temos Mãe junto de Deus, sentimo-nos reanimados,
apoiados e guiados pela mão materna.

Renovai-nos espiritualmente
para que saibamos enxergar a vida mais bela.
Levantai-nos para caminhar sem medo
nas tribulações da vida. Dai-nos vossa mão
para que acertemos o caminho da salvação eterna.

Nossa querida Mãe,
NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO,
abençoai-nos e guardai-nos junto de vosso coração,
e conduzi-nos ao coração eterno e amoroso do Pai. Amém!





 Nossa Senhora do Livramento, padroeira de Taipu, RN


"Nossa Senhora do Livramento
Livrai-nos de todos os perigos do corpo e da alma"





17 comentários:

  1. Hoje vim procurar sobre a reza do livramento pois, estou passando por tribulações no meu relacionamento e pedindo a Deus revelação tive um sonho com minha irmã que faleceu há 2 anos, onde na minha casa se ouvia barulhos (batitas em portas) e minha irmã assombrada e angustiada pedia para minha mãe rezar o livramento, e o livramento estava escritos em uns mini pratos que estava ao meu lado. Não sei exatamente o que significa, mas procurei e rezei. hoje vou conversar com meu noivo para nos decidir. E que seja feita a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te dê luz e livramento. Amém

      Excluir
    2. Eu estou passando por uma situação muito difícil na minha casa peço a NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO QUE VENHA NOS SOCORRER EU FICO DESESPERADA NAO CONSIGO AJUDAR E AS PESSOAS ME COBRAM ACHAM QUE TENHO QUE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA COM RELAÇÃO A SITUAÇÃO. EU NÃO TENHO CONDIÇÕES ESTOU MUITO TRISTE NUM ESTADO DE NERVOS NAO DURMO DIREITO PRECISO MUITO DA SUA AJUDA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO TEM COMPAIXÃO. DESDE JA EU AGRADEÇO A SUA AJUDA A SUA PROVIDÊNCIA. AMÉM QUALQUER AJUDA DA SUA PARTE É BEM VINDA NOSSA SENHORA..

      Excluir
  2. Estou enfrentando problemas em meu relacionamento, que Deus e nossa senhora do livramento, me ajude, estou perdida, tenho passado por vc conflitos, qualquer coisa é motivo para brigas e discussões, fora outras coisas que tenho que aguentar! Por favor quem leu, ore pelo meu relacionamento! Não quero acabar estou desesperada orando e peço ajuda aos que lêem, Deus ajudará em dobro! Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. O Sehor esteja contigo!

      Excluir
    2. Tenha fé em Deus. Tudo está tão próximo de acabar. Jesus está voltando logo,logo. E tudo isto terá um fim. Nossa Senhora do Livramento, te livre de todo o mal.Amém!

      Excluir
    3. Amém sei o que é

      Excluir
  3. Estou passando POR problemas de inventários com minha família peço a intercessão de na dolivramento para que eu possa ter onde morar

    ResponderExcluir
  4. Estou passando problemas com minha filha, ela está num relacionamento com uma pessoa 24 anos mas velho, e ele mexe com magia.
    ela esta totalmente cega não é mas a mesma.
    como mãe peço pelo livramento dela, amém

    ResponderExcluir
  5. Não encontrei na bíblia Joel 2,32;, só vai ao versículo 27 o capitulo 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Não tinha percebido essa diferença entre as Bíblias católicas e protestante. Baseei-me na Bíblia on line protestante. Na Bíblia Ave Maria a citação é Joel 3,5:


      " 5.Mas todo o que invocar o nome do Senhor será poupado, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá um resto, como o Senhor disse, e entre os sobreviventes estarão os que o Senhor tiver chamado.*"
      Joel, 3 - Bíblia Católica Online

      Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/joel/3/

      Excluir
  6. Queria saber onde encontro uma imagem de Nossa Senhora do Livramento com altura entre 70 e 80 centímetros?
    Aqui na minha comunidade temos ela como padroeira, mas a imagem original foi quebrada. E só encontramos com 30 cm. Se puderem me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a nossa senhora do livramento santa mãe quê livrou 7 pessoas de minha família hj da morte 2irmas 3sobrinhas 2cunhados

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a Nossa Senhora do Livramento por uma graça alcançada.

    ResponderExcluir
  9. Nossa Senhora do Livramento me conceda realizar todos os meus sonhos da minha vida pessoal.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Senhora do Livramento,me livre e me cure de toda inflamação de meus pulmões.

    ResponderExcluir