segunda-feira, 1 de junho de 2015

O CASTIGO DE MOISÉS É EXEMPLO DO PURGATÓRIO E DO SOFRIMENTO DESSAS ALMAS


" E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado."
Números 20,12

"Depois disse o Senhor a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.
E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão;
Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim)."
Números 27,12-14

"E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor."
Deuteronômio 34,4,5

Image result for Moses on the mountain



Uma das provas da existência do Purgatório é o castigo dado a Moisés, lido nos textos acima.

 Deus perdoou o seu pecado, mas o castigo devido por sua culpa ou a consequência de seu pecado foi a punição de ele não entrar na Terra Prometida. 

Deus perdoa o pecado, mas todo pecado produz uma mancha de contaminação, uma impureza, (Mateus 5, 11-20) , exige reparação ( Lucas 19, 8-10), tem consequências (1Samuel 3,13-14; 4,18; 2 Samuel 12,13-14; Jonas 1,12; 1 Coríntios 11,30-32; Romanos 1,18; Atos 5,4-11). 

  "Ele nos castiga para não sermos condenados com o mundo" ( I Coríntios 11,32)




Image result for souls in purgatory

o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
1 Coríntios 3,15


 Assim são as almas que morrem tendo seus pecados perdoados e são salvas, amigas de Deus, mas que por terem pecados cometidos que não foram expiados em vida, devem sofrer a consequência de seus atos no outro mundo, pois há pecados que são perdoados após este mundo, no vindouro (Mateus 12,32)  e devemos pagar pelo bem ou mal que fizemos em vida (II Coríntios 5, 10).

Da prisão do Purgatório ( I Pedro 3, 18-19 ; 4, 6 )  nenhuma alma sai até ter pago tudo o que deve 
( Mateus 5,22.25-26).



Image result for purgatoire


O Evangelho de São Lucas ( Lucas 12, 45-48) deixa claro que os servos que forem infiéis serão mandados ao destino preparado para eles, porém o que cometeu coisas repreesnsíveis será castigado com poucos golpes (Lucas 12,48), ou seja,  seu castigo não será o fogo eterno, mas o fogo descrito por São Paulo, fogo purificador pelo qual a alma passa para ser salva (1 Coríntios 3,15).


O sofrimento deles é estarem perto da Terra Prometida, o Céu, mas não poderem entrar ainda, pois nada de impuro entra no céu  (Salmo 14 ou 15; Hebreus 12,14; 2 Pedro 3,14; Apocalipse 21,27) e eles clamam, aguardam, esperam, anseiam pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã (Salmo 129(130)).







As almas do Purgatório já estão salvas (1 Coríntios 3, 13-15). Purgatório não é segunda chance, como afirmam protestantes ignorantes. 

As almas do Purgatório esperam em Deus, pois ainda o louvarão pela salvação que há na sua presença." (Salmo 41(42)).   

 Essas almas estão como Absalão,  que  foi castigado por seus pecados (II Samuel 13, 28-32; 18,31-32)  com a morte (II Samuel 18,14) e ficou preso em uma árvore, entre o céu e a terra (II Samuel 18,9).


Image result for purgatoire



Assim são as almas do Purgatório, nem estão totalmente no céu, nem no inferno (abaixo da terra) (2 Samuel 18, 9),  já que são salvas (I Coríntios 3,15), mas não podem ainda entrar na visão beatífica do céu, pois estão ainda enlaçadas às penas que deveriam purgar na terra.

As almas do Purgatório já estão salvas (I Coríntios 3,15), porém estão como Manassés castigadas por seus pecados (II Crônicas 33, 1-11) exiladas, longe de sua pátria verdadeira (Heb 11,16), o céu,  presas até que paguem o último centavo ( Mateus 5,22.25-26; I Pedro 3,18-19),  aguardando a libertação de suas penas para entrarem na Jerusalém celeste ( Hebreus 12,22; Apocalipse 21,1-2), o céu.










As almas são castigadas, corrigidas no Purgatório para não serem "condenadas com o mundo " (Jó 5, 7.18-19. 24-27; I Coríntios 11,32) são provadas pelo fogo da purificação (I Coríntios 3,15) para que redundem para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;"(1 Pedro 1,6-7).







O pecado mortal leva ao inferno (1 João 5,16-17 ), os leves, chamados de veniais, devem ser purificados antes de entrar no céu (Números 20, 12s; 27, 12-14; Deuteronômio 34, 4s; Hebreus 12,14; Apocalipse 21,27). 

Como o pecado dessas almas não é para a morte eterna, podemos interceder por elas, como nos diz o Apóstolo João (1 João 5,16-17 ).

Essa intercessão (I  Timóteo 2,1; I Coríntios 13,5) é possível, pois todos formamos um só corpo, que é a Igreja, quer vivos ou mortos (Romanos 14,8; Gálatas3,27-28) e tudo o que fazemos de bom redunda em benefício de todos (I Coríntios 12,26-27). 

Como a nossa morte é imprevisível (Lucas 12,19-20;  I Tessalonicenses 5,2-3; II Pedro 3,10) e nem sempre nos preparamos para ela, ou nem sempre estamos puros de coração, podemos morrer sem estar totalmente purificado de nossos pecados, pois  " Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós." (1 João 1,8)






E após a morte, somos imediatamente julgados pelo o que fizemos de bom e de mau (Hebreus 9,27) e devemos pagar por tudo o que fizemos em vida (2 Coríntios 5,10) pois," cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Romanos 2,6; 14,12) e todos "comparecerão diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal" (II Coríntios 5, 10).

Por isso, devemos rezar por todos que morreram, pois não podemos afirmar se a pessoa morreu em estado de graça (sem pecados mortais (1 João 5,16-17 )) ou não. 


Image result for purgatoire



Os cristãos oravam por seus mortos desde o início da Igreja, como nos diz São Paulo (I Coríntios 15,29)











Jesus perdoou todos os nossos pecados na cruz que nos levariam ao inferno (Colossenses 2,13-15; Hebreus 9,15) e nos abriu o céu Efésios 2,1.5  restaurando-nos do pecado de Adão e nos salvando pelo Batismo (Tito 3,5).

 Porém, após o Batismo, se cometemos pecados,  não somos livres das responsabilidades de nossos atos praticados, nem dos castigos merecidos por eles (1 Coríntios 11,30-32; Romanos 1,18; Atos 5,4-11) , pois por eles seremos julgados (Apocalipse 20,12; Hebreus 6,8).








Que a Virgem Maria interceda por todas as almas do Purgatório. Amém!



ORAÇÃO DE SANTA GERTRUDES  pelas almas do Purgatório.

               Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.












Nenhum comentário:

Postar um comentário