segunda-feira, 10 de agosto de 2015

SÁBADO ERA A SOMBRA DO DOMINGO, DIA DO SENHOR





"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo  é de Cristo."  (Colossenses 2,15-17)

Os textos do Novo Testamento nos apontam que os cristãos se reuniam no Domingo, o Primeiro dia da Semana, pois foi nesse dia que Cristo ressuscitou, nos libertou do pecado e nos garantiu o descanso eterno no céu:


"No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de  partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava  com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite." (Atos 20,7)


"No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar." (1 Coríntios 16,2)


Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1), um domingo, fazendo desse o dia  da vida nova, da renovação da criação ,o dia da  luz (Gênesis 1,1-5).


 Sempre que Cristo aparece em Sua forma ressuscitada (e o dia é mencionado), é o primeiro dia da semana (Mateus 28:1, 9, 10; Marcos 16:9; Lucas 24:1, 13, 15; João 20:19, 26).




AS DIFERENÇAS ENTRE O SÁBADO E A RENOVAÇÃO E PERFEIÇÃO DO DOMINGO:

O sábado era guardado em memória do descanso de Deus  depois da criação (Êxodo 20,11). 

O Domingo é guardado em memória do descanso eterno (Hebreus 4,9-10) que nos dá Jesus libertando -nos da morte por sua ressurreição (I Coríntios 15,17.20-22).


O sábado é a memória da libertação do povo do Egito (Deuteronômio 5,15).

O Domingo é a memória da libertação do homem do pecado e da morte pela ressurreição do Senhor (Marcos 16,9; Lucas 24,1; João 20,1; I Coríntios 15,20-23; João 11,25).  

Com sua ressurreição, Jesus não só liberta a humanidade,  mas toda a criação (Romanos  8,22-23; Colossenses 1,20).

Dessa forma, o Domingo, o primeiro dia da semana, que lembra  o primeiro dia da criação do mundo, é o dia da nova criação,  pois todas as criaturas, junto com os homens,  foram salvas  e redimidas pelo sacrifício do Senhor (Colossenses 1,20), que fez novas todas as coisas.



O NOVO TESTAMENTO AFIRMA QUE OS CRISTÃOS SÃO LIVRES DAS FESTAS, SÁBADOS E LEIS JUDÁICAS:

O Sábado é parte da Lei do Velho Testamento, e os cristãos são livres da servidão da Lei (Gálatas 4:1-26; Romanos 6:14).

 “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16-17).

Esta idéia é repetida mais de uma vez no Novo Testamento:

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz” (Romanos 14:5-6a).

“Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos” (Gálatas 4:9-10).

A ritualística de guardar o sábado está associada à mesma lei que impõe o sangue de animais (1Cr 23,31 e 2Cr 31,3), mas o sangue de Cristo que é o Novo Testamento diz que se alguém guardar uma só ordenança da lei está debaixo de maldição, e terá que guardar toda a lei (Gl 3,10).




O DOMINGO É SANTIFICADO POR CRISTO E SEUS APÓSTOLOS:

– Jesus ressuscitou no DOMINGO, 1º dia da semana judaica (Jo 20,1).

– Jesus apareceu, pela primeira vez, a todos os seus discípulos ao DOMINGO (Jo 20,19).

– A segunda aparição de Jesus foi também ao DOMINGO (Jo 20,26).

– O pentecostes foi no DOMINGO (At 2,1). A palavra pentecostes significa “cinquenta” e servia para designar essa festa judaica. Na passagem de Lv 23,15-16 fica claro que a festa devia ser celebrada NO DIA SEGUINTE DO SÁBADO.

– Foi também ao DOMINGO que o primeiro dos apóstolos (Pedro) fez o primeiro sermão de evangelização e aconteceram as primeiras conversões da igreja (At 2,14 e 2,41).

– A igreja não judaica reunia-se no DOMINGO e nesse dia Paulo pregou no meio de uma assembléia eucarística (reunimo-nos para partir o pão) (At 20,6-7).

– A igreja fazia as coletas de caridade no PRIMEIRO DIA DA SEMANA (1Co 16,10).












  “Aqueles que viviam segundo a ordem antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, não mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada, por Ele e por sua morte”


 (Carta aos Magnésios. 9,1 de Santo Inácio de Antioquia que morreu em 107 d.c.,
  bispo de Antioquia e discípulo do Apóstolo João.)

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Seu comentário é importante para provarmos como a intolerânica religisoa e o fanatismo do meio Protestante "evangélico" e neopentecostal é absurda.

      Excluir
    2. Não é intolerância, são fatos. A Bíblia não se refere a domingo como dia de guarda, o próprio Cristo não se referiu. É só estudar as profecias, principalmente os livros de Daniel e Apocalipse.

      Excluir
    3. É intolerância e ignorância. O principal fato que você ignora: Quem fez a Bíblia? A Igreja Católica. A Igreja escolheu todo o Novo testamento e dividiu a Bíblia em Antigo e Novo. E deu o nome de Bíblia a essa lista.
      Você se diz cristão? Se o Cristianismo é invenção da Católica?
      Quem fez a Bíblia não decide qual é o seu Dia Sagrado?

      Você cita Daniel e se prende ao Sábado dos judeus.
      Nós acreditamos em Cristo: Somos Católicos! Somos aqueles que vêm desde os Apóstolos!

      O próprio Apóstolo nos diz "SÁBADOS, que SÃO SOMBRAS das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." (Colossenses 2,15-17).

      O próprio SÃO JOÃO NO Apocalipse CRIA A PALAVRA DIA DO SENHOR RESSUSCITADO ( DOMINGO) EM GREGO:

      "expressão em língua grega Kuriakh hmera (kyriake hemera) é criada para falar do Dia em que Jesus ressuscitou".

      A expressão em língua grega Kuriakh hmera (kyriake hemera) criada por João diz respeito ao Dia do Senhor Ressuscitado e não ao Sábado, mostrando assim que o Domingo é o Dia do Senhor.

      ESTUDE:
      https://rezairezairezai.blogspot.com/2014/04/o-domingo-e-o-dia-do-senhor-e-de.html

      Excluir
  2. O domingo nunca foi e nunca será o Dia do Senhor! Jesus nunca se referiu a domingo como dia sagrado, diferente do sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Domingo sempre foi e será o Dia do Senhor para todos os cristãos que vêm desde as origens ( católicos romanos e ortodoxos) que pertencem à única Igreja deixada por Cristo. A única Igreja que fez a Bíblia.
      A sua igreja é invenção de pastores!

      Jesus era criticado pelos judeus porque não guardava sábado como eles. Os cristãos eram criticados pelos judeus por não guardarem o sábado.
      Ou seja, você é judeu. Você não é cristão.

      Excluir
    2. Jesus pregou os dez mandamentos, mas não citou o sábado.

      Analisando os Evangelhos e as Cartas dos Apóstolos, vemos que os mandamentos resumidos por Cristo e os Apóstolos, nem mencionam a questão de ídolos ou imagens, nem o sábado.

      Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
      E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
      Este é o primeiro e grande mandamento.
      E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
      Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
      Mateus 22:36-40


      E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
      Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
      Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
      Mateus 19:17-19


      E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
      Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
      Marcos 10:18,19


      20 Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
      Lucas 18,20


      A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
      Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo
      Romanos 13:8,9

      Ou seja, os mandamentos da Lei de Deus, do ponto de vista de Jesus e dos Apóstolos, são os ensinados pelo Catecismo Igreja Católica, que os resumiu sabiamente:


      1º Amar a Deus sobre todas as coisas.
      2º Não tomar seu santo Nome em vão.
      3º Guardar domingos e festas de guarda.
      4º Honrar pai e mãe.
      5º Não matar.
      6º Não pecar contra a castidade.
      7º Não furtar.
      8º Não levantar falso testemunho.
      9º Não desejar a mulher do próximo.
      10º Não cobiçar as coisas alheias.


      No Novo Testamento, o Sábado foi substituído pelo Domingo da Ressurreição:


      "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo."
      (Colossenses 2,15-17)



      Excluir