sábado, 19 de setembro de 2015

AS APARIÇÕES DE SÃO LONGUINHO - LENDA DA IGREJA ORTODOXA COPTA




A primeira aparição do Mártir Santo Longuinho, o soldado que perfurou o lado de Nosso Senhor na cruz, foi assim:

 Muito tempo se passou desde o seu martírio, quando uma viúva da Capadócia ficou cega. Os médicos foram incapazes de fazer qualquer coisa por ela. 

De repente, o pensamento veio a ela para ir a Jerusalém e venerar os lugares santos ali, esperando que ela pudesse encontrar ajuda.   Ela tinha um único filho, um menino, que atuou como seu guia, mas assim que eles chegaram em Jerusalém, seu filho morreu de uma doença. Ah, como era o seu incomensurável sofrimento! 

Tendo perdido seus olhos, ainda perdeu seu único filho, cujos olhos a guiavam. Mas na sua dor e tristeza, São Longuinho apareceu-lhe e confortou-a com a promessa de que iria restaurar a sua visão e revelar a sua glória celeste em que seu filho agora habitava. 

Longuinho disse-lhe tudo sobre si mesmo, e disse-lhe para ir para fora dos muros da cidade para um monte de estrume, e, lá, desenterrar a cabeça, e que ela mesma iria ver o que iria acontecer a seguir. A mulher levantou-se e, tropeçando, conseguiu de alguma forma chegar  fora da cidade. 

Ela gritou para alguém levá-la a um monte de esterco e deixá-la lá. Quando ela foi levada para a pilha de esterco, ela inclinou-se e começou a cavar com as mãos, com fé forte de que iria  encontrar o que o santo pediu. Enquanto ela estava cavando, tocou na cabeça enterrada do santo mártir, e seus olhos se abriram, e ela viu a cabeça de um homem sob suas mãos. 
Cheia de gratidão a Deus e grande alegria, ela levou a cabeça de São Longuinho, lavou-a, incensou-a, e colocou-a em sua casa como o mais precioso tesouro na terra.






A segunda aparição do Santo Mártir Longino, Longinus ou Longuinho: 

Quando São Longuinho apareceu, em sonhos, à viúva cega cujo filho tinha morrido, ele prometeu restaurar sua visão e para revelar seu filho em grande glória.  E ao encontrar as relíquias do santo mártir e tocá-las com as mãos, a viúva imediatamente recuperou a vista, e, portanto, uma promessa foi cumprida. 

Na noite seguinte, São Longuinho apareceu à viúva em traje radiante, segurando o filho dela , que também estava vestido de forma radinte, pela mão. Acariciando a criança como um pai, Longuinho disse: 

"Mulher, eis o teu filho por quem você chora muito! 
Olhe para a honra e glória que lhe foi dada; olhe e se console.  Deus contou-lhe entre as fileiras celestiais que vivem em Sua glória. Eu já o trouxe salvo, e ele nunca será separado de mim. 
Pegue a minha cabeça e o corpo do seu filho, e enterre-os juntos num caixão.
 Lamente o seu filho não estar mais com você, mas que o teu coração não se aflija , pois ele está em grande glória, alegria e regozijo interminável que lhe é dado por Deus."

Vendo e ouvindo tudo isso, a mulher ficou cheia de grande alegria, e ela voltou para sua casa, dizendo para si mesma: "Eu pedi  pelos olhos corporais e  achei os espirituais."








OUTRA VERSÃO DA LENDA:


O Imperador Tibério César mandou um soldado da Capadócia para cortar a cabeça de São Longuinho, como está escrito no dia 23 do mês de Abril.





 O soldado cumpriu a ordem e trouxe a cabeça para Jerusalém, e entregou a Pôncio Pilatos. Pilatos mostrou a cabeça para os judeus, que se alegraram com sua ação. Pilatos mandou que a cabeça fosse enterrada em algum dos montes de terra nos arredores de Jerusalém.


Havia uma mulher que tinha acreditado em São Longuinho, quando ele pregou na Capadócia. Durante sua execução, ela estava chorando, e testemunhou o seu martírio. Mais tarde ela ficou cega. Então, ela pegou seu filho e partiu para Jerusalém, para ser abençoada pelos lugares santos, visitando  o Santo Sepulcro, na esperança de que ela poderia recuperar a visão. Quando ela chegou em Jerusalém, seu filho morreu. Ela ficou muito triste e angustiada por causa de sua condição e não havia ninguém para levá-la de volta para seu país.


Durante o sono, viu São Longuinho e, com ele, o seu filho que tinha morrido. Ele pediu a ela para procurar sua cabeça. Quando ela acordou, procurou o local indicado com a ajuda das pessoas que encontrava pelo caminho, até que o encontrou. Ela cavou na terra e um doce aroma de incenso saiu. Quando ela atingiu a cabeça do santo, uma grande luz brilhou sobre ela e imediatamente seus olhos se abriram e ela pôde ver.

Ela glorificou ao Senhor Jesus Cristo, beijou a cabeça, perfumada, e colocou-a junto ao corpo de seu filho. Em seguida, ela voltou para seu país glorificando ao Senhor Jesus Cristo que realiza maravilhas através de seus santos.

Que as orações de São Longuinho estejam conosco!















FONTE:
http://www.westsrbdio.org/prolog/my.html?day=16&month=October
http://www.johnsanidopoulos.com/2010/10/holy-martyr-longinus-centurion.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário