terça-feira, 8 de dezembro de 2015

MARIA, MÃE DE JESUS, NÃO TEVE PECADOS




Mas com o precioso sangue de Cristo, 
como de um cordeiro imaculado e incontaminado
1 Pedro 1:19

O Sangue de Cristo foi tirado do sangue de Maria, logo ela tinha de ser pura para apartir de seu corpo e sangue Deus fazer o corpo e sangue de seu próprio Filho.


 " O puro[Jesus] pode Vir dum ser impuro? Jamais!"
 Jó 14,4. 










Assim como Deus exigiu uma Arca Santa ( Êxodo 25,10-11; Deuteronômio 10,3) para seus mandamentos, sua palavra, era necessário que a Mãe do Verbo Divino também fosse preparada como uma Arca digna de carregá-lo:

"Também farão uma arca de madeira incorruptível; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura."
Êxodo 25.10-11

"Assim, fiz uma arca de madeira incorruptível, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão."
Deuteronômio 10,3

A saudação usada pelo Anjo Gabriel ao se referir à Mãe do Senhor mostra que Maria não possuía pecado.  
A expressão "Cheia de Graça" em grego "Kecharitoménê", é empregada para designar a graça em seu sentido PLENO.

 A tradução em latim "Gratia Plena", isto é, "Graça Plena" é mais perfeita do que a portuguesa "Cheia de Graça".

 O Arcanjo falando com a Virgem a chama de Graça em sentido pleno, ou seja, onde superabundou a graça não existe o pecado.






São João diz: "se dizemos ter comunhão com ele  e andamos nas trevas, nós mentimos e não seguimos a verdade" (1 Jo 1,6).

Maria esteve em comunhão contínua com Jesus, Ele e ela foram um só ser durante sua gestação, e a luz (Jesus) não poderia ter comunhão com o pecado, logo, Maria tinha de ser luz para gerar a luz.

Maria foi um ser puramente humano.   Jesus, que é Deus, foi quem tomou a carne de Maria, fazendo um corpo para si a partir dela. 

 São João diz mais: "aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu" ( 1 Jo 2,6)



Se cremos que Jesus é imaculado  e afirmamos que seu sangue nos remiu, sangue e carne que ele tirou de Maria, temos também que crer que ela foi purificada  para cumprir com essa missão.
São João ainda afirma:

 "4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 
5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. 
6 Todo o que permanece nele (Maria)  não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece.
7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 
8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele (Maria), e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. "
 (1 Jo 3, 4-9)




Logo, Jesus não se encarnaria numa carne que vive no pecado, na rebeldia, pois Maria permaneceu e foi predestinada para isso, para permanecer unida a ele.








 Gênesis 3,15:
"Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela te esmagará a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar."






Por isso, vemos varias alusões a Maria no livro do Cântico dos Cânticos:

És toda bela, ó minha amiga, e não há mancha em ti.
Cânticos 4,7

Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na. 
Cânticos 6,9



Nenhum comentário:

Postar um comentário