quarta-feira, 19 de outubro de 2016

NOSSA FAMÍLIA DO CÉU: OS SANTOS E SANTAS DE DEUS - NÃO ESTAMOS SÓS




Angels are poised and ready to intercede and act on our behalf when we speak the Word of God. quote scripture, pray and ask God to send His intercessors.:


Diferente dos protestantes, nós, católicos, não estamos sós quando oramos. Toda nossa Igreja ora junto. E quando se diz "Toda  a Igreja", falamos de todos que fazem parte do Corpo de Cristo (Romanos 12,5) e não estão "dormindo" literalmente, mas vivos (Apocalipse 7,9-15), pois para Deus nenhum dos Santos está morto (Lucas 20,38). 

Nossos Santos habitam com Cristo (2 Coríntios 5,8) e não embaixo da terra, como afirmam protestantes evangélicos, pois "assim que se desfaz esse corpo, recebemos uma habitação nova no céu" (2 Coríntios 5,1).

Assim como Lázaro ficou no seio do Santo Abraão (Lucas 16,23), já gozando de delícias celestes, nossos Santos gozam do paraíso, por meio de Cristo ,porém já não estão mais no seio de Abraão, mas estão diante do trono de Deus dia e noite (Apocalipse 7,15). 

E se uma alma injusta, condenada, lembrou-se de sua família, como nos disse Jesus em sua parábola (Lucas 16, 25-28), como não se lembraria de sua família na terra os Santos que estão na glória de Deus?

Como nos disse São Paulo: 


Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Efésios 2,18-19

Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
Efésios 3,14-15

Nossa família de fé é nossa Igreja, da qual faz parte "os espíritos dos justos, os aperfeiçoados", nossos Santos:


Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados (OS SANTOS);
Hebreus 12, 22- 23



Johann Georg Meyer von Bremen (1813 – 1886, German):


Triste ouvirmos cristãos protestantes dizendo " eu não preciso pedir a Santo, eu falo direto com Deus" como se Deus quisesse que desprezássemos a ajuda dos outros. 

Pelo contrário, Deus gosta quando pedimos a ajuda dos Santos ( Gn 20,6-7; Jó 42,8; Tg 5,15-18), seja os da terra ou os do céu (Apo 5,8), pois isso mostra amor (2 Pedro 1,4-8). 

E amar é valorizar. Valorizar a ajuda que um irmão com sua oração pode nos dar.  

Valorizar a ajuda que um Santo pode nos dar, para poder dizer como São Paulo, que tanto pedia a oração dos Irmãos Santos em suas cartas, que as graças alcançadas por muitos Santos são motivo para muitos agradecimentos (2 Coríntios 1,8-11).

A Intercessão dos Santos é certeza de ajuda e salvação. Isso não diminui Cristo, pelo contrário, é por meio dele que essa intercessão tornou-se possível, pois, pela sua ressurreição, a morte não tem mais poder para limitar a ajuda entre os Santos da terra e os do céu.

São Paulo nos diz isso, que pela intercessão dos Santos temos ajuda e salvação de Deus:

Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,"
Filipenses 1,15-19

E a Bíblia nos diz que para os Santos Cristãos  não há barreiras:

Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 
1 Coríntios 15,55

"Porque estou certo de que, nem a morte... nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
Romanos 8,38-39

E é por isso que São João, no Apocalipse, testemunha ver Santos Anciãos carregando taças com as orações dos cristãos da terra, intercedendo, apresentando a Deus essas preces.



E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
Apocalipse 5,8

Imagine seu Santo Padroeiro apresentando seus pedidos ao Nosso Senhor. Imagine o Santo que você invoca, num momento de aflição, diante de Jesus orando por você, como São Sebastião, mostrado na pintura abaixo:


Image result for saints  interceding


Imagine a Virgem Maria prostrando-se diante de Deus carregando em suas mãos as orações de todos os católicos, de toda a Igreja, e apresentando ao seu Filho Amado, Jesus. 

Se o pedido de um justo tem poder, quanto mais o de um justo que é Mãe Dele, Jesus, Nosso Senhor e Deus.

Grande é o poder que temos, católicos, na oração, na intercessão. Mas ter tal poder sem usá-lo é o mesmo que não ter. É uma pena ver católicos que não rezam, não vão à Missa, não conversam com o Senhor, com seus servos e irmãos nossos, os Santos ou a Mãe do Senhor, a Virgem Maria.

Uma certeza nossa fé católica nos dá:

 "...estamos rodeados de uma  grande nuvem de testemunhas..."

Hebreus 12,1

Testemunhas que são nossos Santos. São tantos que no calendário anual da Igreja não dá apenas um para cada dia, mas vários. E é junto com esses Santos que devemos deixar 

" todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e correr com paciência a carreira que nos está proposta,

2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."
Hebreus 12, 1-2


Image result for saint margaret, saint michael , saint joan

Santa Joana Darc ouvia seus Santos padroeiros e entrou para a história como a salvadora da França.

Ela foi a primeira, talvez a única, mulher, jovem e virgem, a liderar um exército em nome de Deus e obter vitórias. Tudo porque orava, praticava os mandamentos e ouvia as vozes de seus Santos Patronos. Só isso mostra o que podemos quando ouvimos as vozes dos mensageiros de Deus, seus Santos.


Como dizia Santa Bernadete, "tenho medo é dos maus católicos". Tenho pena, medo e tristeza. Tanto poder e tão poucos o usam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário