sábado, 6 de maio de 2017

SÃO VITOR, O MOURO - PADROEIRO DOS PRISIONEIROS E EXILADOS - 08 DE MAIO






E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, 
eu lhe darei poder sobre as nações, 
Apocalipse 2:26


Vítor, o Mouro, era africano natural da Mauritânia. Cristão desde criança, quando adulto ingressou no exército do imperador Maximiano. Quando este desejou sufocar uma rebelião na Gália, atual França, recrutou, então, um grande contingente de homens do Oriente e do norte da África. Algumas tradições afirmam que ele foi morto depois de destruir alguns altares pagãos.





Image result for san vittore milano il moro




O destacamento em que veio Vítor se estabeleceu em Milão, na Itália. Entretanto o imperador exigia que todos os soldados, antes de irem para a batalha, oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos do Império. Os que se recusavam eram condenados à morte.


Image result for san vittore milano il moro


Pois Vítor se recusou, mantendo e reafirmando sua fé cristã a cada ordem recebida nesse sentido. Ele foi levado ao tribunal e interrogado. Confessou novamente sua doutrina, entretanto, renovando sua lealdade ao imperador, quanto às ordens militares. O soldado Vítor, mesmo assim, foi encarcerado, permanecendo por seis dias sem comida ou água.

Essa cadeia onde ficou, ao lado da Porta Romana, até hoje é tristemente conhecida como o cárcere de São Vítor. 

Findo esse prazo, Vítor foi arrastado pelas ruas da cidade até o hipódromo do Circo, situado junto à atual Porta Ticinense, onde, interrogado novamente pelo próprio imperador, se negou a abandonar sua religião. Foi severamente flagelado, mas manteve-se firme. Levado de volta ao cárcere teve as feridas cobertas por chumbo derretido, mas o soldado africano saiu ileso do pavoroso castigo.





Image result for san vittore milano il moro




 No meio de sua dor - tendo o chumbo derretido derramado em seu corpo - Víctor fiel à sua crença em Cristo, declarou:

 "Cristo é a minha salvação e a minha força, sou alimentado pelo espírito daquele que tenho recebido no meu corpo". 

O Imperador, não desistindo, ofereceu status e riquezas a São Vitor, se ele sacrificasse aos deuses pagãos, semelhantes às tentações de Jesus pelo Diabo no deserto. 

Vítor respondeu: "Todos os deuses das nações são demônios, mas o nosso Deus fez os céus: se, portanto, eles são chamados de demônios desde o início, como vou adorá-los? Eu já disse: E o digo novamente: não sacrificarei aos demônios, mas me oferecerei como sacrifício de louvor a Deus, porque está escrito: 'Todo aquele que sacrificar aos demônios e não a Deus será destruído'. Eu não aceito as recompensas prometidas por você, mas eu aceito a força de meu Deus todos os dias. "


Image result for san vittore milano il moro






Rapidamente Vítor se recuperou e, na primeira oportunidade, fugiu da cadeia, refugiando-se numa estrebaria junto a um teatro, onde hoje se encontra a Porta Vercelina. 


Image result for san vittore martire





Acabou descoberto, levado a uma floresta próxima e decapitado. Era o dia 8 de maio de 303.
Antes de seu martírio, Victor previu que o imperador iria morrer em breve. 


Depois de sua decapitação em 8 de maio , Maximiano ordenou que ninguém fosse enterrar seu corpo para que fosse comido pelos animais selvagens . 

Conta a tradição milanesa que seu corpo permaneceu sem sepultura por uma semana, quando o bispo são Materno o encontrou intacto e vigiado por duas feras. Quando São Materno se aproximou, os animais retiraram-se e o bispo embrulhou o cadáver em linho e enterrou-o, em paz, não muito longe da pequena floresta em 14 de maio .

Ali mesmo foi construída uma imensa igreja, a ele dedicada. Aliás, não é a única.


File:9675 - Milano - S. Ambrogio - San Vittore in Ciel d'oro - Foto Giovanni Dall'Orto 25-Apr-2007.jpg

Mosaico "San Vittore in ciel d'oro" , da Cúpula da Capela onde foi sepultado São Vitor, séc V., e hoje é a Basílica de Santo Ambrósio.


San Vittore em Ciel doro rit..jpg

 Há, em Milão, várias outras igrejas e monumentos erguidos em sua homenagem, mas o mais significativo, sem dúvida, é o seu cárcere.


Veneração do mártir Victor começou logo após sua morte. São Gregório de Tours registrou que milagres ocorreram acima de seu túmulo sobre o qual uma igreja foi construída. São Ambrósio de Milão incentivou a devoção ao mártir Victor.





041MilanoSVittore.JPG

 Basilica di S. Vittore al Corpo - Igreja de São Vitor, Milão, Itália.


Em 1576, as relíquias de Victor foram transferidas para uma nova igreja em Milão criada pelos monges Olivetanos. A igreja ainda hoje tem o nome de São Victor. 

Vítor é um dos santos mais amados e venerados pelos habitantes de Milão. Tendo sido martirizado naquela cidade, sua prisão e seu martírio permanecem vivos na memória do povo, que sabe contar até hoje, detalhadamente, seu sofrimento, apontando com precisão os locais onde as tristes e sangrentas cenas aconteceram no início do século IV.

O culto ao mártir são Vítor, o Mouro, se espalhou pelo mundo católico do Ocidente e do Oriente, sendo invocado como o padroeiro dos prisioneiros e exilados.

A Igreja também celebra hoje a memória dos santos: Bonifácio IV, Agácio, Desiderato e Madalena de Canossa.





Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos;
 porque para ele vivem todos.
 Lucas 20,38

Related image

ORAÇÃO 
São Vítor, quanto sofrestes para testemunhar vossa fé em Cristo! Peço-vos, após louvar vossas virtudes tão preciosas, que intercedais junto a Deus para que haja uma grande mudança em nossos sistemas penitenciários. Que a ociosidade seja completamente extinta. Concede a graça da conversão aos delegados e policiais, para que aprendam a adquirir uma escala de valores realmente cristã, e que a criminalidade seja substituída pela paz. 
Assim seja!




Image result for san vittore martire



ORAÇÃO PELOS PRESIDIÁRIOS E EXILADOS:

Ó Deus e Senhor Nosso, pela intercessão de São Vitor, o Mouro, dai aos presidiários  e exilados, luz, graça e força para superarem as dificuldades diárias. Convertei os pecadores e fazei-os caminhar na estrada da honestidade e justiça, protegei e confortai os justo e os piedosos para que não percam a fé. Livrai-os do castigo eterno e dai a todos mais uma chance nesta vida e, na outra, a purificação dos pecados. Que o exilado volte a sua terra natal e o preso arrependido vença seus vícios e seja liberto após cumprir com a justa justiça. Amém!

Senhor Deus eterno e todo poderoso, dai que os governantes e todos que são constituídos em autoridade façam do sistema prisional um verdadeiro ambiente de ressocialização, que o culpado pague o que deve e verdadeiramente se arrependa do que fez, que encontre misericórdia e a chance de recomeçar, que sejam tratados como vossos filhos, apesar de todo erro que cometeram. Dai-nos a graça de perdoar para sermos perdoados e amar mesmo os nossos inimigos, como nos ensinou vosso Bendito Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso vos pedimos no nome de vosso Filho  e pela intercessão de São Vitor, o Mouro. Amém!
São Vitor, orai por nós! São Vitor, orai por nós!São Vitor, orai por nós!
Amém!





Image result for san vittore milano il moro



"Não te deixes vencer do mal, 
mas vence o mal com o bem."
Romanos 12,21


Image result for san vittore milano il moro

"A quem vencer,
 eu o farei coluna no templo do meu Deus,
 e dele nunca sairá;(...)"
Apocalipse 3,12



Image result for san vittore martire



"... os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro,
 tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, 
que são as orações dos santos."
 Apocalipse 5,8


Image result for san vittore martire





O discípulo não está acima do seu mestre, 
mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre. 
Lucas 6,40

Image result for san vittore martire






Image result for san vittore martire

Nenhum comentário:

Postar um comentário