sábado, 1 de julho de 2017

POR QUE SE FAZ FOGUEIRA NA VÉSPERA DO DIA DE SANO ANTÔNIO?




A luz dos justos alegra (OS SANTOS SÃO ALEGRIA E LUZ), mas a candeia dos ímpios se apagará.
Provérbios 13,9

Porque existia uma fogueira feita em honra de Santo Antão, o eremita. Santo Antão é também conhecido como Santo Antônio, uma vez que o seu nome latino é Antonius, em traduções displicentes, o nome do santo tem sido vertido como Antônio do Deserto, do Egito, o Grande ou o Eremita. 

 Isso  suscitou confusões, pela homonímia, com o Santo António de Lisboa (ou de Pádua, como também é conhecido). Tratam-se, pois, de dois santos distintos e, para melhor diferenciá-los, é preferível optar pelo nome - de resto já consagrado pela tradição vernácula -, de Santo Antão ( o monge eremita) e, o outro santo, Santo Antônio ( o de Lisboa ou Pádua).


Image result for santo antônio de pádua fogueira



A memória do justo é abençoada,   (SOMOS ABENÇOADOS AO FAZER A MEMÓRIA DOS SANTOS) 
mas o nome dos perversos apodrecerá.
Provérbios 10,7


Santo Antão  foi venerado de modo particular como protetor contra a peste e doenças contagiosas, principalmente uma doença existente na época com o nome de "Fogo de Santo Antão".

 Devido à fama de Santo Antão de curar pestes e outras doenças, de modo especial a doença que tinha na época o nome de "Fogo de Santo Antão", surgiu o costume de se fazer uma grande fogueira (a fogueira de Santo Antão) na véspera da festa do santo, 16 de janeiro. Depois que se queimava a lenha, os fiéis recolhiam as cinzas e os carvões que conservavam como relíquias. 

Com o advento de Santo Antônio de Pádua, o seu culto foi se tornando muito popular, e o outro Santo Antônio (o nosso Santo Antão) foi perdendo a sua popularidade; e então a fogueira que se fazia na véspera de Santo Antão, ficou sendo feita até hoje na véspera de Santo Antônio de Pádua.

Era também comum o uso de se oferecerem à Igreja, por ocasião da festa do Santo eremita, presentes que eram vendidos em benefício dos pobres e dos hospitais antonianos, e também distribuir imagens do santo; na oportunidade ainda se distribuíam pãezinhos com os pobres (os pães de Santo Antônio Abade), costume este que também depois foi transferido para Santo Antônio de Pádua.

Podemos então constatar que Santo Antônio de Pádua, além de sua popularidade própria, atraiu para si e herdou definitivamente a popularidade de Santo Antão, em razão sobretudo da identidade de nomes. 




E no caso da fogueira, o próprio costume de se fazer fogueira nas festas de São Pedro e São João, atraiu a fogueira de Santo Antão que se fazia no dia 16 de janeiro, para a festa de Santo Antônio, em junho, o mês das fogueiras e das festas juninas.


GLÓRIA, porém, e HONRA e paz A QUALQUER que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
 Romanos 2,10





 LEMBRAI-VOS dos vossos pastores, QUE VOS PREGARAM A PALAVRA  de Deus, A FÉ DOS QUAIS IMITAI , atentando para a sua maneira de viver.
 Hebreus 13,7



Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Hebreus 3,3

Por isso (OS SANTOS ESTÃO DIANTE DE DEUS)  estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
 Apocalipse 7,15








2 comentários:

  1. Um dos melhores psiquiatras é consultar este site, fica-se absorvido pelo conteudo que preenche todas as vertentes, dissipando todas as duvidas e absorvendo o tempo.

    ResponderExcluir