terça-feira, 15 de agosto de 2017

OS SANTOS E SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO IV


SANTA BRÍGIDA E SUAS VACAS


Image result for saint brigid and cows


A tradição diz que as vacas de Brígida davam leite três vezes ao dia para prover leite para os pobres.

O pai de Santa Brígida era um homem rico que possuía um grande rebanho de vacas leiteiras. Quando Brigida era menina, seu pai a enviou para tirar leite das vacas e fazer manteiga. Brígida juntou as vacas, depois as ordenhou uma a uma e começou a bater o leite para fazer manteiga, cantando.
 As pessoas passando na estrada pararam para ouvir seu canto. Muitos eram pobres, vestidos com trapos. Ouvir a música de Brígida ajudou-os a esquecer seus problemas.


Image result for saint brigid and cows



Santa Brígida  raspou a manteiga doce, amarela como um campo de botões de ouro. Ela tinha o suficiente para encher um balde. Então, notou as pessoas pobres que estavam na estrada. Elas agradeceram pela música.

Santa Brígida não podia sentir-se feliz vendo como eles estavam esfarrapados e famintos. "Vocês gostariam de um pouco de manteiga?", Perguntou.

Os pobres a olhavam com olhos gratos. Santa Brígida estendeu seu balde para eles.  Mais pessoas vieram. Logo, o balde estava vazio.

"Eu vou fazer mais", disse Santa Brígida. "E você também gostaria de beber um pouco de leite fresco?" Ela ordenhou as vacas e fez mais manteiga, cantando o tempo todo. Ela passou toda a manhã e boa parte da tarde, ordenando e agitando. Ela serviu galões de leite e  manteiga. E o milagre era que suas vacas continuavam a dar leite até que todas as pessoas pobres tivessem o suficiente.

Até o balde de manteiga estar limpo, e nenhuma gota de leite ser obtida de qualquer das vacas.

"É hora de ir para casa. O Pai vai ficar preocupado, pensando onde eu estava ", disse Brígida. Ela pegou o balde e começou a voltar para a estrada.


Image result for saint brigid of ireland and cows


Seu pai estava realmente preocupado. "Onde está a manteiga?", Ele perguntou enquanto ela atravessava a porta.

"Se foi", disse Brígida.

"Se foi?" Como pode desaparecer? E o leite? "

"Também se foi!"

"Todas aquelas vacas? Todo o leite? Toda a manteiga? Se foi, você diz? Para onde foi? "

Santa Brígida disse a seu pai como ela passou o dia derramando leite e fazendo manteiga para as pessoas pobres que haviam entrado na estrada. Agora não havia uma gota de leite ou um tapinha de manteiga. Mas, de fato, não valeu um pouco de leite e manteiga para tornar felizes essas almas pobres?

"Não! Não valeu a pena. E você é uma tola ", disse seu pai. "Se você der a todos os mendigos que vagam pela estrada, logo não teremos nada para nós mesmos. O que será de nós então? Deixe isso ser uma lição para você. Volte para o pasto e não volte para casa até que você tenha substituído todo o leite e a manteiga que você deu.

Santa Brígida pegou seu balde e voltou para o pasto. Ela encontrou as vacas cobertas pela noite. Não haveria mais leite até amanhã. Santa Brígida sentou-se no banco e olhou para o céu.

"Pai Celestial", ela disse, "sempre tento fazer o bem, mas não tenho certeza se fiz certo ou errado. Tentei ajudar os pobres. Agora, o pai está bravo comigo por dar nosso leite e manteiga. Eu estava errada? Ou ele está? Por favor, me mostre o caminho certo. Me dê um sinal."

Assim que Santa Brígida terminou sua oração, ela ouviu asas batendo sobre a cabeça. Desceram do céu era uma legião de anjos. Cada um carregava um balde. Os anjos  sentaram-se e começaram a ordenar. Quando seus baldes estavam cheios, eles agitaram o leite e fizeram a manteiga - três vezes mais manteiga do que a que Brígida havia dado. Então eles voltaram para o céu, deixando a manteiga para trás em baldes de ouro puro.

Assim, Brígida recebeu seu sinal. E assim também ela descobriu que nenhuma boa ação nunca foi desperdiçada. Ele sempre retorna ao doador dez vezes.


Image result for saint brigid of ireland

Santa Brígida é um dos santos mais importantes da Irlanda. Ela é a padroeira das leiteiras. Seu dia da festa é 1 de fevereiro e seu emblema é a vaca.


Image result for heilige brigid von kildare milk

Oração à Santa Brígida de Kildare

Santa Brígida da Irlanda, assim como em Teus milagres nunca faltou leite a quem Te pedira, pois, se somente havia água, transformava-a em leite, e, em não havendo leite, da única vaca que ordenhavas nunca encontraste secura, recorro a Ti para que também não me faltem nunca saúde e paz, pois destas duas tudo o mais se consegue com trabalho, esforço, dedicação e alegria.

Se em meu caminho surgirem dificuldades, causadas por meu próprio livre-arbítrio ou pelos rumos do mundo e da vida, peço a Ti somente que me ajudes a resolvê-los e que intercedas por mim junto a Cristo e a Deus Nosso Senhor.

Comprometo-me a fazer minha parte, não só para solucionar meus problemas, mas para reparar os erros que a outros tiverem prejudicado.

De resto, agradeço tudo o que tiveres feito por mim, porque confio que cada caminho aberto em minha vida e cada problema solucionado recebeu, como eu recebi, Teu olhar favorável, caridoso e abençoado.

Amém!






ALGUMAS FONTES:

http://rezairezairezai.blogspot.com.br/search/label/SANTA%20BR%C3%8DGIDA%20DA%20IRLANDA
https://thevalueofsparrows.com/2014/05/09/story-saint-brigid-and-the-cows/




Nenhum comentário:

Postar um comentário