domingo, 22 de agosto de 2010

AMO A MISSA

GOSTO MUITO DE ASSISTIR A SANTA MISSA. LEMBRO QUE QUANDO ME CONVERTI E SENTI DEUS EM MINHA VIDA, ASSISTIR UMA MISSA ERA ALGO IMENSAMENTE MÁGICO,ATÉ MINHA PELE MUDAVA AO PRONUNCIAR AS ORAÇÕES E CANTAR, SENTIA UMA CHAMA, OU UM AR SERENO DENTRO E FORA DE MIM. O PODER DA ORAÇÃO É ALGO REALMENTE MISTERIOSO.
HOJE, TAMBÉM CONTINUO SENTINDO DEUS EM MINHAS ORAÇÕES, MAS DE FORMA, NÃO SEI SE ENCONTRO AS PALAVRAS CERTAS, CALMAS OU TALVEZ PRECISE REAVIVAR AQUELA CHAMA DE DESCOBERTA, PORÉM ACHO QUE COMO SERES HUMANOS, SEMPRE QUE DESCOBRIMOS ALGO NOVO, COMO UM PRIMEIRO AMOR, A DESCOBERTA É SEMPRE GRANDIOSA DEPOIS, COM O TEMPO, VAMOS CONTINUANDO SENTINDO O AMOR, MAS JÁ É ALGO MAIS MADURO TALVEZ.

BEM, NO MOMENTO SÓ QUERIA REGISTRAR COMO EU GOSTO DE ASSISTIR A MISSA. A MISSA É A ORAÇÃO MAIS PERFEITA, POR ADORARMOS JESUS E RECEBÊ-O NELA.
GOSTO MUITO DE MISSAS SIMPLES, QUE NÃO DEMOREM MUITO, COM O PADRE FALANDO DEMAIS, ÀS VEZES COISAS QUE NÃO EDIFICAM NADA E NADA TÊM A VER COM A MISSA. GOSTO MUITAS VEZES DE MISSAS SILENCIOSAS SEM CANTO SÓ AS ORAÇÕES, ACHO QUE EU ASSISTI MUITO MISSAS ASSIM, DURANTE A SEMANA EM MINHA PARÓQUIA, EM MINHA ADOLESCÊNCIA E ME ACOSTUMEI, MAS GOSTO DE REZAR E,M SILÊNCIO.

TENHO COLEGAS QUE SÓ GOSTAM DE MISSAS "ANIMADAS", MUITA MÚSICA, COREOGRAFIAS, ESTILO CARISMÁTICA. ÀS VEZES, GOSTO DESSE ESTILO. ACHO QUE AS MISSAS TÊM DE SER ANIMADAS SIM, PRINCIPALMENTE PARA O POVO EM GERAL, OU AQUELES QUE TÊM POUCA FÉ, OU CARECEM DE UM ESTÍMULO A MAIS PARA VER E SENTIR DEUS. CREIO QUE QUANDO A GENTE SENTI A GRANDEZA DE DEUS, ESSAS COISAS NÃO SÃO TÃO IMPORTANTES, MAS GOSTO MUITO TAMBÉM DESSAS "ALEGRIAS" EM MISSAS.

A IGREJA PRECISA MESMO DE UM ESTILO QUE SE ADEQUE ÀS NECESSIDADES DO POVO. LEMBRO DAS PALAVRAS DE SÃO PAULO, QUE PARA ALGUNS É PRECISO DAR LEITE E SÓ DEPOIS ALIMENTOS SÓLIDOS.

PARA MUITOS FIÉIS, UMA GRANDE MAIORIA, FICAM REALMENTE SÓ COM O LEITE, PRECISAM MUITO DE ESTÍMULOS VISUAIS, AUDITIVOS, TÁTEIS, PARA PODER MERGULHAR EM DEUS, OU SENTIR CREDIBILIDADE EM SUA IGREJA.

É CLARO QUE CHEGAMOS A CONHECER A DEUS, ATRAVÉS DESSES SENTIDOS, MAS MUITOS SÓ FICAM NELES. PRECISAM DE UMA BANDA, DE ALGUÉM COM UMA LINDA VOZ,DE ORAÇÕES EMOCIONADAS, ETC.

TANTOS SANTOS CHEGARAM A SANTIDADE OUVINDO MISSAS EM LATIM, QUE MAL ENTENDIAM. REZANDO SÓ PATER NOSTER E AVE MARIA, OU EM SILÊNCIO CONTÍNUO NOS DESERTOS OU MOSTEIROS...
MAS CADA SER HUMANO É DIFERENTE.

ACHO QUE A IGREJA TEM QUE SER DE FATO CATÓLICA, UNIVERSAL, E INCORPORAR EM SI TODOS OS ESTILOS, ABRIR CADA VEZ MAIS ESPAÇO PARA A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA, VALORIZAR ESSE MODO DE SER IGREJA, QUE É CAPAZ DE SE CONECTAR ÀS NECESSIDADES MAIS MODERNAS DO POVO.

ACHO QUE UM DOS GRANDES PROBLEMAS DA IGREJA, É ESSA DEMORA DELA EM ACEITAR O QUE É NOVO, EM VESTIR-SE MODERNA, SEM PERDER O EVANGELHO.

ALGO QUE, ÀS VEZES, VEJO NAS PORTAS DAS IGREJAS PROTESTANTES É CONVITES, INFORMAÇÕES DE HORÁRIO DE CULTOS, COMO UM VERDADEIRO MARKETING.

E ESSE TIPO DE MARKETING É UMA FORMA DE EVANGELIZAR, MAS ALGO QUE NÃO VEJO EM NOSSA IGREJA. EM ALGUMAS POUCAS PARÓQUIAS JÁ ENCONTREI, MAS MUITO POUCAS.
CLARO QUE ISSO É APENAS UM EXEMPLO.
OUTRA QUESTÃO É A VALORIZAÇÃO DO LEIGO NA IGREJA, QUE PRATICAMENTE NÃO EXISTE, MESMO APÓS O CONCÍLIO VATICANO II.

 O LEIGO, AINDA, NÃO TEM NO SEIO DA IGREJA UM ESPAÇO DE VALOR. O SACERDÓCIO LAICAL DEVERIA SER MAIS PRESENTE. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário