sábado, 2 de outubro de 2010

O ARCANJO SÃO RAFAEL



Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, "Deus cura"; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīl; amárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl), também conhecido como São Rafael Arcanjo, é o nome de um arcanjo comum às religiões judaica, cristã e islâmica, responsável por executar todos os tipos de cura.

Enviado por Deus para curar em Seu Nome, Rafael significa "Deus cura" em hebraico; a palavra correspondente a médico é Rophe.

 O cristianismo, ao derivar do judaísmo, também desenvolveu algumas concepções próprias da hierarquia e atribuições dos anjos, e o mesmo aconteceu no islamismo.






A Bíblia cita o Arcanjo Rafael, no Antigo Testamento, no Livro de Tobias (presente somente no cânon Católico).

No capítulo 5, versículo 4 (Tb 5,4) vemos o início das aparições de Rafael ao jovem Tobias:

"(…)Tendo saído, deparou-se-lhe o anjo Rafael, sem demonstrar, todavia, ser um anjo de Deus"

Já no capítulo 6, versículo 3 (Tb 6,3), vê-se porque imagem esculpida pela iconografia mostra o arcanjo segurando um peixe.

Eis que o grande peixe que tentou devorar Tobias e que o anjo lhe ordenou que o dominasse para tirar-lhe o fel, o qual, vemos(Tb 6,11) que é usado pelo arcanjo para curar o pai de Tobias devolvendo-lhe a visão.



Somente no capítulo 12 Rafael se dá a conhecer, se apresentando como anjo de Deus (Tb 12,15)

 "Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor".







Não é mencionado no Novo Testamento, mas a tradição o identifica como o anjo da ovelha em João 5,2.

 Rafael também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo (ele é um dos três anjos que visitaram Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra).

Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com Gabriel e Miguel.

No passado era celebrado, sozinho, no dia 24 de outubro.


História de Tobias e Aparição do Anjo Rafael

Tobit era membro da tribo de Naftali e famoso por sua fidelidade ao Senhor.
No período de atribulações do cativeiro de Ninive, Tobit teve um filho com Ana, que nasceu cativo e a ele foi dado o nome de Tobias.

Tobit era um homem temente a Deus e continuamente ajudou doentes e infelizes. Aos 56 anos perdeu a vista.

Num momento de desespero rezou pedindo por sua própria morte:

"Tobit então, suspirando em meio de suas lágrimas, pôs-se a orar:" Tob.3,1
(...)
Tratai-me,pois, ó Senhor, como vos aprouver; mas recebei a minha alma em paz, porque me é melhor morrer que viver." Tob. 3,6

Nesse mesmo dia Sara, filha de Raquel, também orava a Deus, por três dias sem comer nem beber, para que se apiedasse  dela e a libertasse do mal que a afligia, pois ela tinha se casado 7 vezes e todos os seus maridos logo que a tocavam morriam.

Diz o Livro de Tobias 3,8:
"Ela tinha sido dada sucessivamente a sete maridos. Mas logo que eles se aproximavam dela, um demônio chamado Asmodeu os matava."


Depois de ser caluniada pela empregada, ela orou pedindo libertação ou a própria morte, conforme vemos no texto de Tobias 3,15:


"Rogo-vos, Senhor, que me tireis do laço deste opróbio, ou então que me tireis de sobre a terra!"


"Estas duas orações foram ouvidas ao mesmo tempo, diante da glória do Deus Altíssimo; e um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara, cujas preces tinham sido simultâneamente dirigidas ao Senhor." Tob. 3 24,25







 Tobias Filho, filho de Tobit e Ana, fora enviado por seu pai a Ranger para cobrar uma velha dívida.







No caminho foi guiado por um anjo do Senhor disfarçado em homem:

"Apenas saíra, Tobias encontrou um jovem de belo aspecto, equipado como para uma viagem. Sem saber que se tratava de um anjo de Deus, ele o saudou e disse-lhe: Donde és tu, ó belo Jovem?"
Tob 5,5


 Durante o caminho, seguido por seu cão e acompanhado pelo anjo Rafael, Tobias parou à beira do Rio Tigre e foi atacado por um enorme peixe que o tentou devorar.

 Instruído pelo Anjo, derrotou e matou o peixe tirando-lhe algumas partes do corpo que segundo rafael serviriam de remédio:
"O anjo então dise-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios mui eficazes" Tob. 6,5
O anjo ensinou como desposar Sara, filha de Raquel, sem ter o fracasso dos últimos sete candidatos:

"Tu, porém quando te casares e entrares na câmara nupcial, viverás com ela em castidade durante  três dias, e não vos ocupareis de outra coisa se não de orar juntos.
Na primeira noite queimarás o fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio. "
 Tob. 6,19

" Tobias, fiel às indicações do anjo, tirou do seu alforje uma parte do fígado e pô-lo sobre brasas acesas. Nesse momento o anjo Rafael tomou o demônio e prendeu-o no deserto do Alto Egito." Tob. 8 2,3

Depois do casamento, o anjo ainda o protegeu.





Ambos, Sara e Tobias, cobrada a dívida, voltaram para a casa de Tobit.

 Lá o encontraram cego e Tobias, instruído pelo anjo, curou a cegueira do pai:

"Ora, Rafael tinha dito a Tobias: Logo que entrares em tua casa, adorarás o Senhor teu Deus e dar-lhe-às graças. Irás em seguida beijar a teu pai, e pôr-lhe-ás imediatamente nos olhos o fel do peixe que tens contigo. Sabe que seus olhos se abrirão instantâneamente e que teu pai verá a luz do céu. E vendo-te ficará cheio de alegria".

Tob  11 7,8






Depois de cumprir sua missão o anjo e perceber que Tobias e Tobit queriam agradecer-lhe de alguma forma Rafael manifestou sua verdadeira identidade:

"Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor ".  Tob 12,15

" Mas o anjo disse-lhes: A paz seja convosco; não temais. Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cantos de louvor.
Parecia-vos que eu comia e bebia convosco, mas o meu alimento é um manjar invisível e minha bebida não pode ser vista pelos homens.
É chegado o tempo de voltar para aquele que me enviou; vós, porém, bendizei a Deus e publicai todas as suas maravilhas." Tob 12  17-20














OREMOS:

Ó Deus, que destes por guia ao vosso servo Tobias o Bem-aventurado Arcanjo São Rafael, fazei que sejamos sempre defendidos e auxiliados com a sua proteção. Por Nosso senhor Jesus Cristo.


Responsório:

Rafael, Anjo do senhor, prendeu e algemou o demônio.
Grande é o nosso Deus, grande o seu Poder.

O Anjo parou junto ao altar do templo.
Tendo nas mãos um turíbulo de ouro.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

Ó Gloriosíssimo Príncipe, Rafael Arcanjo, lembra-te de nós diante do Filho de Deus aqui e em toda parte.




O anjo Rafael é invocado como protetor dos viajantes, o anjo da cura, protetor contra forças demoníacas, protetor dos casais.
Ele é um dos sete arcanjos que estão de pé na presença de Deus e que oferecem o incenso da adoração deles e da dos homens.

Na iconografia, é representado com o cajado do viajante e segurando um peixe.
Invoquemos sempre esses poderosos amigos, que Deus nos concedeu como bons intercessores no céu e nossos protetores, cada um com sua própria missão especial.


6 comentários:

  1. Linda passagem linda mensagem Rafael olhe,ore por nos por favor meu pai que o senho seja louvado!

    ResponderExcluir
  2. Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Rogai a Deus por nós e livrai-nos do mal. Daí-nos a paz e que vivamos com a presença de Deus!

    ResponderExcluir
  3. São Rafael protetor das famílias fazei de nossos lares um Santuário de amor.

    ResponderExcluir
  4. SÃO RAFEL ARCANJO ROGAI PELA CURA DE MINHAS AFLITAS PROVAÇÕES! GLÓRIA Á DEUS UNO E TRINO Á ELE Á GLÓRIA E O LOUVOR SEMPRE!

    ResponderExcluir
  5. São Rafael Arcanjo sede para nós o que não sabemos ser e fazer nas orações para amar, honrar, adorar e glotoficar à Deus Pai Nosso Senhor Jesus Cristo por meio do Coração Imaculado de Maria Esposa do Espirito Santo
    Acalmai nossas tormentas fazendonos mergulhar no oceano das misericordias que estão em suas Santas Chagas. Acolheinos no numero de vossos protegudos e preparainos com eficacia e magnificas vestiduras as nupcias do cordeiro.amem Maura Celina dos Passos.

    ResponderExcluir
  6. GERALDO HERNANDES DOMINGUES11 de junho de 2018 às 05:40

    SÃO RAFAEL : RESTABELECEI A SAÚDE DE MINHA ESPOSA ILCINHA, ASSIM COMO RESTABELECESTES A DE TOBIT E SARA!!!

    ResponderExcluir