quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SANTA IRIA (IRENE DE TOMAR)- 20 DE OUTUBRO









A lenda diz que Iria nasceu na atual Tomar, Portugal.

Ela nasceu em uma família influente, e seus pais, querendo protegê-la, mandaram-na para um colégio de freiras e uma privada tutor.




As únicas vezes que ela saía de casa dela era para assistir Missa ou rezar no santuário de São Pedro.

Aconteceu que um jovem nobre nomeado Brivaldo viu-a em uma de suas raras saídas e caiu perdidamente apaixonado por ela.









Toda vez que ela saía para ir à igreja, ele a seguia.

Eventualmente, ele avançou com a sua proposta de cortejá-la, no entanto, Iria deixou claro que ela nunca se casaria com ele. 





Quando Britald ficou doente com  depressão, Iria apressou-se a deixar claro para ele que a razão de seu celibato era que ela tinha se entregado a Deus como um freira.

Enquanto isso, seu tutor, um monge chamado Remigius (ou Remígio) avançou sobre ela,desejando-a, e quando ela se recusou, ele saiu e espalhar rumores maliciosos sobre ela.

 Quando perguntado por que ele não estava mais como tutor de Iria,ele respondeu que tinha deixado de ser tutor dela, por ter descoberto que ela estava grávida.











Este boato circulou pela cidade e, eventualmente, Britald soube da suposta infidelidade de sua amada.

Enfurecido, ele contratou um soldado mercenário para matá-la. Assim, quando Irene estava voltando para casa depois de visitar um idoso aleijado, o assassino se aproximou por trás dela e a matou com um único golpe de sua espada.

Veneração

Seu corpo foi jogado no Rio Tejo. Mais tarde, foi recuperado incorruptível por Beneditinos perto da cidade de Scalabris.

Deram-lhe um enterro adequado, e seu culto se espalhou. 

Muitos milagres lhe foram atribuídos.















Eventualmente, tão grande era a reverência devida à Virgem Santa, que o nome da cidade de Scalabis foi alterado para Santarém ("Irene Santo").

 

Assim, Irene ou Iria é a padroeira de Tomar e Santarém seu homónimo.



      Altar da Capela de Santa Iria, em Tomar. Dizem que a capela foi construída no local da casa em que nasceu. E foi visitada por outra Santa portuguesa, a Rainha Santa Isabel.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário