quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MILAGRE DIVERSOS DE SANTOS SOBRE LEVITAÇÃO- PARTE 3

MARGARIDA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Margarida do Santíssimo Sacramento  passava quase instantaneamente de um ponto a outro. Encontravam-na no coro, na enfermaria, na sala dos exercícios, mesmo sem que as portas estivessem abertas, e, várias vezes, suas irmãs a viram levantada acima do solo, como se o seu corpo tivesse perdido o peso.

Um dia em que ela ia colher uvas para uma doente, avistaram-na elevando-se sem esforço até à altura das uvas, despegá-las, e tornar a descer.

ANA CATARINA EMMERICH



 Ana-Catarina Emmerich conta de si própria que, desempenhando as funções de sacristã, trepava e demorava-se em pé nas janelas, sobre as cornijas, sobre ornatos em relevo, fazendo toda a limpeza em lugares humanamente inacessíveis, sem medo nem inquietação, acostumada como estava, desde a infância, a ser assistida pelo seu bom anjo, e sentindo-se, além disso, levada e sustentada no ar por uma invisível virtude.
 
Não somente a agilidade e a simples ascensão se encontram fora do êxtase, mas também o vôo no que ele tem de mais maravilhoso.



SÃO JOSÉ DE CUPERTINO

Num dia da Imaculada Conceição, ele convidou o padre guardião à repetir com ele:

Pulchra Maria! (Maria é bela!)
E logo que repetiu estas palavras, o santo, entrando em êxtase, passa o braço em volta da cintura do seu superior e leva-o consigo para os ares, repetindo juntos:

Pulchra Maria! Pulchra Maria!


Outra vez, trazem-lhe um cavalheiro, em estado de demência, para que obtenha de Deus a sua cura. O santo manda-o ajoelhar e, pondo-lhe a mão na cabeça, diz-lhe:

Sr. Baltazar, não tenha receio. Recomendo-o a Deus e à sua santíssima Mãe. . .

 No mesmo instante, dá o grito que habitualmente anuncia o êxtase: Ah.

Agarra o homem pelos cabelos, eleva-se com ele ao espaço, onde o conserva suspenso por algum tempo, e, quando os seus pés de novo pousaram no chão, o doente estava curado.

COMENTÁRIOS:


A ascensão aérea não é a única forma da agilidade sobrenatural; produz-se também no andar sobre as águas. Os primeiros exemplos são oferecidos pelo Evangelho. Sabe-se que o Salvador caminhou sobre as ondas como na terra firme, e permitiu ao príncipe dos apóstolos que avançasse para ele sobre as vagas agitadas. O prodígio reproduziu-se mais de mil vezes no mar, nos lagos, nos rios e nos ribeiros, para atestar que Deus compraz-se em libertar os seus santos da escravidão natural.

SÃO RAIMUNDO PENAFORTE







O Breviário romano assinala, entre os mais brilhantes milagres atribuídos a S. Raimundo de Penaforte, a sua travessia da ilha Maiorca a Barcelona, isto é, uma extensão de cento e sessenta milhas marítimas, que ele e o seu companheiro transpuseram em seis horas, sem outra barquinha senão a sua capa.










SÃO JACINTO






S. Jacinto, não encontrando barqueiro para atravessar o Vístula, armou-se com o sinal da cruz e entrou resolutamente no rio, cujas águas se tornaram firmes debaixo dos seus pés. Os seus companheiros, porém, menos confiantes, não ousavam segui-lo.

Volta então a eles e, estendendo a capa sobre as águas, os faz subir para cima e os conduz assim até à outra margem, diante denumerosa multidão.

A Igreja imortalizou esse milagre, consignando-o na bula de canonização e na legenda do Breviário.

Em outra conjuntura, o mesmo santo renova esse prodígio de um modo mais prodigioso ainda.








Os tártaros acabavam de tomar de escalada a cidade de Kieve entregavam já tudo à pilhagem, quando avisaram o santo, que estava no altar, de que não havia um instante a perder se quisesse salvar-se com a comunidade.

Ele submeteu-se a esse aviso e, sem deixar as vestes sagradas, toma em suas mãos o santo cibório e dispõe-se a sair.

Chegado quase ao meio da igreja, ouviu uma voz forte e queixosa que saía de uma estátua da Virgem, de alabastro, pesando de oitocentas a novecentas libras:

- Meu filho Jacinto, diz ela, abandonar-me-ás às profanações dos tártaros? Leva-me contigo. -

Gloriosa Virgem, respondeu o devoto servo, essa imagem é tão pesada! Como poderei carregá-la?

- Pega nela, meu filho; torná-la-ás leve.

O santo, tendo numa das mãos a Santa Eucaristia, pega com a outra na estátua, que se tornara tão leve como uma cana; e, carregando com esse duplo tesouro, passam são e salvo com os seus, através dos bárbaros que já invadiam o mosteiro, e chega às margens do Dnieper.

Aí ele faz do capote uma barca para seus irmãos, e atravessa a pé enxuto o rio em toda a sua largura, imprimindo nas águas as suas pegadas.


Teríamos muitos outros fatos semelhantes a contar, porque abundam nas vidas dos santos;

BEM AVENTURADO GIL






Um dia em que o bem-aventurado Gil, dos frades pregadores, permanecia suspenso no ar pelo êxtase, o seu companheiro e as pessoas da casa onde estavam tentaram fazer descer o seu corpo para o chão; porém nem mesmo conseguiram mudá-lo de posição.

Santa Luzia, a mártir de Siracusa, ameaçada com os lupanares, tornou-se tão imóvel que nem os algozes que tinham ordem de levá-la, nem várias juntas de bois, às quais a amarraram com cordas, puderam fazê-la mover.

SÃO PASCOAL BAILÃO









S. Pascoal Railão manifestou algumas vezes a sua presença ou, antes, a sua virtude por meio de percussões (percussiones) nas imagens que o representam; mas é principalmente nos relicários, que contêm as suas relíquias, que esses ruídos extraordinários se fazem ouvir, ora suaves e harmoniosos, ora mais acentuados, ora retumbantes como um estourar de bombas.

SANTA OTA

O abade Ribet diz, noutro lugar (II, 547), que Santa Ota era, duas vezes por dia, levantada e sustentada por anjos, enquanto orava.




Encontrar-se-ão também casos de levitações, efetuadas por religiosos ou religiosas de menor notoriedade, nas obras do Dr. Calmet e nas cartas de Nicolina.

 

Eis ainda alguns outros fatos:

 

Na segunda parte do primeiro século da nossa era, o diácono Filipe era arrebatado por um Espírito ao voltar de Gaza, onde fora batizar Candócia,rainha da Etiópia.

Amélineau (Os Monges Egípcios, publicação do Museu Guimet) conta que, tendo os pagãos de Antinoë acusado Schnoudi de haver quebrado os ídolos, este foi soerguido, pelos anjos do Senhor, até uma altura donde podia ainda fazer-se ouvir.

Ficou assim suspenso por cima do tribunal do governador durante bastante tempo ; depois, desceu pouco a pouco. A multidão levou-o em triunfo.

TOMÁS, ARCEBISPO DE VALENÇA

Em 1555, isto é, no reinado de Carlos V, Tomás, arcebispo de Valença, esteve suspenso no ar em êxtase, que durou doze horas.

Este fenômeno foi constatado não só pelos habitantes do seu palácio e do seu clero, mas também por grande  número de cidadãos.

Ao voltar a si, tinha ainda na mão o breviário que estava lendo quando o êxtase começara, e contentou-se em dizer que não sabia em  que ponto ficara da leitura.



S. PEDRO CLAVER






O bem-aventurado Pedro Clavet, apóstolo dos negros, passou uma noite ajoelhado no ar e com um crucifixo nas mãos.

MILAGRE DE SÃO DIOGO

Existem vários quadros e gravuras representando casos de levitação. O mais conhecido é O Milagre de S. Diogo, por Murilo (catalogado no Museu do Louvre sob o número 550 bis).







 Outro quadro, que se acha numa igreja de Viterbo, mostra um sacerdote elevando-se aos ares no momento em que consagra a hóstia.

Referências









Nenhum comentário:

Postar um comentário