sábado, 4 de fevereiro de 2012

UM TEMA POLÊMICO : A QUESTÃO HOMOSSEXUAL




Um tema polêmico é a questão homossexual.

Leio muitos artigos e blogs católicos e evangélicos e percebo como em alguns deles esse tema é recorrente, e o ódio velado baseando-se em  justificativas bíblicas também, como se Jesus aplaudi-se a discriminação sofrida por essas pessoas .

Muitos blogs religiosos fazem a propaganda de cura para homossexuais, algo completamente descartado no meio acadêmico e condenado por instituições sérias da Psicologia.


Passa a impressão de uma Cruzada contra os homossexuais, como se esse fosse um problema de alta periculosidade em nosso século e como se não existissem  questões  mais urgentes, graves, e de real potencial de solução,  tanto na Igreja quanto no mundo.















O pior: passa a idéia de que se houver uma lei que proíba a discriminação, a espécie humana vai se acabar, como se gay fosse uma doença contagiosa, ou que o mundo ( entenda-se os homens) de fato é gay, e apenas uma lei que salva os heterossexuais.



Dentro dessa luta, vejo muitos políticos engajados , falando de família, e só de família , pois esse é o único jeito de fugir de temas como o SUS, Leis trabalhistas, saneamento básico, etc.

Na verdade, creio que a política usa a bandeira do aborto, família e homossexualidade, como um mascaramento para fugir de temas dos quais ela realmente deveria cuidar como a corrupção e a falta de compromisso dos políticos.




Do mesmo modo, muitos líderes religiosos usam vários discuros , para fugir de outros como :

para onde vai tanto dianheiro dessas igrejas, que só fazem mais igrejas , vendem mais cds, compram mais terrenos, etc ?




E o benfício para o povo: Hospitais, escolas, ambientes socias, colaboração com as necessidades dos pobres e carentes,etc?

Igreja é só para fazer mais igreja, e para dar mais dinheiro para seus donos?

No Brasil, o que mais vejo são igrejas abrirem igrejas, e o que menos vejo é uma igreja fazer algo concreto pelos menos favorecidos ( retirando o ato de dar esmolas, que isso não ajuda ninguém).

Quando estudei Analise de Discurso, algo que nunca esqueci é que muitos usam um discurso para evitar de falar em outro, uma verdadeira tática desses políticos que se dizem moralistas e fundamentalistas.

Para esses fundamentalistas religisos e pólíticos  bem podemos lembrar as palavras de Jesus, que não suportava os fariseus e saduceus , tão apegados à Bíblia e tão distantes do povo e da Justiça:




"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos."
 (São Mateus 23,15)


PERSEGUIÇÃO CONTRA OS HOMOSSEXUAIS: NAZISMO E CIÊNCIA, ONTEM E HOJE


Eu , às vezes, me sinto numa Idade Média, onde a Ciência afirma que a terra gira em torno do sol e a Igreja teima em dizer o contrário.









Parece até um novo partido nazista que quer, como fez Hitler ,curar homossexuais a todo custo, e ,como ele, se for  preciso, usar de leis desumanas.





HOMOSSEXUAIS PRESOS EM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO ALEMÃO, PARA PASSAREM POR CIRURGIAS DE CASTRAÇÃO.





Vi ,nesses dias, uma reportagem falando de como o Nazismo tratou os homossexuais.














Eles foram presos assim como os judeus e os ciganos e colocados em campos de concentração. 

Mas os homossexuais eram castrados , pois se acreditava que os testículos produzissem hormônio feminino, e claro 15.000 chegaram a morrer nessa brincadeira, com alguns poucos sobreviventes.

Mas após a queda de Hitler, a Europa continuou sua maratona contra os homossexuais fazendo a lobotomia ( uma cirurgia que retira parte do cérebro da pessoa) na esperança de curar "os pederastas", assim chamados.











As consequências dessa cirurgia , eram imprevisíveis, uns ficavam epilépticos, outros com problemas na linguagem, outros retardados, etc.





Hoje, a Europa, depois de matar muitos, resolveu se calar sobre a questão homossexual e são os Estados Unidos que continuam com pesquisas para saber se a homossexualidade é inata ou adquirida.

Apesar do consenso, de psicólogos e cientistas sérios de que é natural, e do pronunicamento da OMS de que não é doença.






PERSEGUIÇÃO CONTRA OS HOMOSSEXUAIS: RELIGIOSOS FANÁTICOS, FUNDAMENTALISTAS E A VIOLÊNCIA.

Fico abismado pelo único fato de que pessoas que se dizem cristãs, no tempo de hoje, serem aquelas que levantam bandeira a favor da perseguição contra os homossexuais.

Como religioso, concordo plenamente de que devemos pregar o valor da castidade, do casamento, e que a Igreja deve ter sua liberdade em dizer que a relação homossexual não é permitida por Deus.

Uma coisa é afirmar sua crença, outra é impor.

Uma coisa é a fé cega fundamentalista na Bíblia , outra é a fé no amor incondicional de Cristo na interpretação da Bíblia.









Se ficarmos com a opinião exclusiva da Bíblia, no Antigo testamento, vamos pegar em pedras, e vamos fazer um neo nazismo.





Vamos ser a favor de que pessoas sejam ridicularizadas, discriminadas, mortas, violentadas , por serem unicamente diferentes do que acreditamos e não praticarem  a mesma fé ( parcialmente ou totalmente) .





Se ficarmos com a Bíblia, à luz do amor de Cristo, vamos querer uma Igreja que converta pelo amor e não pela repressão e pelo ódio.

Vamos querer que as pessoas sejam protegidas, independente de elas serem casadas na Igreja ou não, se são mulheres, prostitutas, índios, negros,  gays, hetero ou bissexual.

Eu não consigo aceitar uma pessoa que se diz cristã e semeia a discórdia, o ódio contra o irmão, quando no Evangelho Jesus nos ensina a perdoar, como ele fez com a pecadora que seria apedrejada pelo povo:





"10. Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?

11. Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar."
(São João 8, 10-11)



Aquele povo também se achava melhor que a adúltera, assim muitos se acham santos, "normais", puros  diante dos homossexuais.

Essa é uma questão que exige tanto estudo bíblico quanto científico, mas acima de tudo, exige que sejamos cristãos de verdade, a favor do amor e do respeito ao próximo, e de leis justas que demonstrem isso.

Pois, enquanto os cristãos ficarem a favor de que não se faça uma lei que garanta o mínimo aos homossexuais, que é o direito de serem eles mesmos, e serem respeitados por isso, enquanto aplaudirem os que matam e massacram os homossexuais, o amor ao próximo não será vivido plenamente, e muitos vão continuar morrendo pelo simples fato de serem gays.

Por esses dias , li uma notícia terrível , aqui em Pernambuco, três adolescentes mataram um homem só porque ele era gay , confessaram o crime e disseram que ainda faltam mais dois para serem assassinados, todos da cidade de Afogados de Ingazeira.









Fico me perguntando com quem eles aprenderam isso?
Será que a fé de algum religioso fundamentalista está por trás disso?



Será que eles se sentem servos de Deus  livrando o mundo de um homossexual?










Abaixo, coloco o artigo de Frei Beto, que considero extremamente corajoso diante de um povo que mata quem defende os homossexuais, e uma carta- repúdio de um vereador.



(Os políticos, no Brasil, estão cada vez piores. Antes prometiam melhorar o país e agora só querem falar de religião e família, ou seja , prometem mais nada)





ARTIGO DE FREI BETO:




 Frei Betto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.


No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”...).



Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc).


No 60º aniversário da Decclaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.


A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais.

No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.


Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil.



A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.



A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que “quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).


Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?


Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os “eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.


Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?



Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados.

A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

Frei Betto é escritor e assessor de movimentos sociais, autor de “Um homem chamado Jesus” (Rocco), entre outros livros.










"Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus." (São Mateus 5,20)





















REPÚDIO DO VEREADOR ( pelo que entendi  nem  católico é):




Câmara Municipal de Niterói

Gabinete do Vereador JOAO GUSTAVO – PMDB

Moção nº 000272/2011

Concede Moção de Repúdio ao Frei Betto, em razão de seu artigo sobre Gays e a Bíblia, publicado no jornal o Globo dia 23 de maio de 2011.



Requeiro à Mesa Diretora, na forma regimental, que Câmara Municipal de Niterói, no exercício de suas prerrogativas, ouvindo o Douto Plenário MOÇÃO DE REPÚDIO ao Frei Betto, em virtude de sua defesa a casais homossexuais, conforme divulgado no Jornal o Globo.


Justificativa:


Como bem dito pelo Frei em seu artigo, a Igreja Católica não discrimina o homossexual. De acordo com seu Catecismo no parágrafo 2358, estes devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitando-se, assim, todo sinal de discriminação injusta, ainda porque em Jo: 4, 7, no sensina a amarmos uns aos outros, porque o amor vem de Deus.

Insta dizer, e continuando, nos parágrafos 2357 e 2359 do Catecismo, embora não haja discriminação, apoiando-se na Sagrada escritura e na tradição, sempre declarou que atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados. São contrários à lei natural. Não origina, assim, o dom da vida. Em caso algum podem ser aprovados.


Portanto, embora, todos nós sejamos filhos amados de Deus, a prática da homossexualidade não deixa de ser contrária aos ensinamentos da Sagrada Escritura, por isso, embora amados, os homossexuais são chamados à castidade.


Em Romanos 1, 26 ao 28: “Por isso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Sua mulheres mudaram o uso natural em uso a natureza. Os homens também, abandonaram o uso natural da mulher, arderam em desejos um pelo outro, homem como homem, cometendo torpezas e recebendo em si mesmos a pagar por suas perversões.”






















Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos responderam: “O primeiro.” Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.
(São Mateus 21,31)


 
FONTES:


ENQUANTO TIVERMOS POLÍTICOS QUE SÓ LEGISLAM EM CAUSA PRÓPRIA E CRISTÃOS FARISEUS, NUNCA SEREMOS UMA GRANDE NAÇÃO.

COLHI ALGUMAS FOTOS ESTARRECEDORAS DE SITES DIVERSOS E PEQUENOS DEPOIMENTOS DESSSAS PESSOAS.


O QUE NÃO PODEMOS PERMITIR É O DESAMOR E A VIOLÊNCIA GERADA, TAMBÉM, POR FALTA DE UMA LEGISLAÇÃO QUE PROTEJA ESSAS PESSOAS, E POR PREGAÇÕES RELIGIOSAS DETURPADAS, QUE COLOCAM A LEI DO PECADO ACIMA DA GRAÇA MISERICORDIOSA.






"4. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério.

5. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso?

6. Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra.

7. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra."
São João 8, 4-7









ESPANCADO POR SER DIFERENTE








Foi espancado em fevereiro de 2007 por um grupo de dez pessoas, entre elas duas mulheres, na esquina da Rua da Consolação com a Alameda Jaú, nos Jardins, São Paulo área nobre da capital paulista












Aos gritos de "viadinho", "gay de merda" e outras coisas, fizeram com que este comesse terra e bebesse um copo de gasolina - segundo os agressores, para limpar a boca. A todo instante gritavam se ele teria coragem de continuar a escrever e dirigir um trabalho assim e ameaçaram introduzir um pedaço de ferro em seu ânus, para que ele pudesse ver como era bom ser gay
Veja em:












Irmão da vítima teve cortes no braço após garrafada (Foto: Marcelo Mora)




Quando estendi o braço para chamar um táxi, um cara me deu um murro na cabeça e me agarrou pelo pescoço. Depois, ele meu deu uma cadeirada. Sofri cortes dentro da boca e fiquei com o joelho machucado", contou o amigo de 24 anos.





 Segundo ele, os dois rapazes o abordaram e o agrediram com um soco-inglês. De acordo com o delegado José Matallo Neto, do 5º DP, o homem ficou muito ferido, chegando a ficar internado durante cinco dias no hospital São Luiz.






Em pouco mais de um mês Felizardo foi o terceiro homossexual morto em circunstâncias parecidas no Estado da Paraíba.










Em 3 de abril de 2008 o homossexual de nome Daniel, 35 anos foi morto a goles de tijolo em um terreno localizado próximo ao Residencial Divaldo Suruagy, no bairro do Farol em Alagoas.



O ator Rodrigo Andrade (Foto: Contigo!/Divulgação)

Em entrevista à versão digital da revista Contigo!, o ator Rodrigo Andrade, que interpreta o homossexual Eduardo em Insensato Coração, contou sobre seu verdadeiro estímulo para lutar contra a homofobia: um primo foi assassinado há 15 anos por ser gay.












9. Aquela samaritana lhe disse: Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!... (Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)


Respondeu a mulher: Sei que deve vir o Messias (que se chama Cristo); quando, pois, vier, ele nos fará conhecer todas as coisas.
26. Disse-lhe Jesus: Sou eu, quem fala contigo.

27. Nisso seus discípulos chegaram e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher ( samaritana). Ninguém, todavia, perguntou: Que perguntas? Ou: Que falas com ela?
(São João 4, 9. 25-27)


 


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário