domingo, 8 de julho de 2012

LUTERO, PAI DO PROTESTANTISMO, ERA DEVOTO DE SANTA ANA























Pesquisando sobre Santa Ana, sua história, culto, devoção , milagres e devotos, não poderia deixar de fazer uma postagem sobre Martinho Lutero, conhecido como o pai do protestantismo, e de sua controvertida devoção à Mãe de Maria, Avó de Jesus.


  Martinho Lutero nasceu em Eisleben, na Alemanha, em 10 de novembro de 1483.
A família mudou-se para Mansfeld.
 
Seu pai tornou-se mineiro, devoto de Santa Ana, que é a santa cuidadora dos mineiros. 



Por isso, Lutero também a venerou.

  Durante uma terrível tempestade, quando voltava de visitar seus pais. Não havia abrigo próximo. Os céus estavam em brasa, os raios rasgavam as nuvens a cada instante. 

De repente um raio caiu ao seu lado. Lutero, tomado de grande susto, e sentindo-se perto do Inferno, prostrou-se gritando: 

Sant'Ana, salva-me e tornar-me-ei monge!”.

Lutero chamava a esse incidente “
A minha estrada, caminho de Damasco” e não tardou em cumprir a sua promessa feita a Sant'Ana. 


Convidou então os seus colegas para cearem com ele. Depois da refeição, enquanto eles se divertiam com palestras e música, repentinamente anunciou-lhes que dali em diante poderiam considerá-lo como morto, pois ia entrar para o convento.

 Debalde os seus companheiros procuraram dissuadi-lo do seu plano. Na escuridão da mesma noite, o moço, antes de completar vinte e dois anos, dirigiu-se ao convento dos agostinianos e bateu à porta, e Lutero entrou para os monges.

 O professor admirado e festejado, a glória da universidade, aquele que passara os dias e as noites curvado sobre os livros, tornara-se irmão agostiniano!



 

Assim se justificou Lutero: “Fiz a promessa a Sant'Ana, para salvar a minha alma. Entrei para o convento e aceitei esse estado espiritual somente para servir a Deus e ser-lhe agradável durante a eternidade”.







 Mais tarde, após ter se colocado contra a Igreja , Lutero refutou a devoção a Santa Ana, alegando que ela não possuía base bíblica, atacou , principalmente, as imagens de Ana com Jesus e Maria, favorita dos pintores renascentistas.





 




 Santa Ana, a Virgem e o menino, de leonardo da Vinci.










Algo que me chamou a atenção é que Lutero negou a doutrina da Igreja por afirmar que só acreditava na Bíblia, como único argumento de fé , e por ironia as imagens de Santa Ana, de quem ele era devoto, mostram ela ensinando as escrituras sagradas a sua filha a Virgem Maria.





 




 São Joaquim, Maria e Santa Ana







Uma das frases de Lutero sobre sua crença exclusiva na Bíblia é dita ao o núncio do Papa:

 “Se não me refutardes pelo testemunho das Escrituras ou por argumentos – desde que não creio somente nos papas e nos concílios, por ser evidente que já muitas vezes se enganaram e se contradisseram uns aos outros – a minha consciência tem de ficar submissa à Palavra de Deus. Não posso retratar-me, nem me retratarei de qualquer coisa, pois não é justo nem seguro agir contra a consciência. Deus me ajude! Amém”.

Com certeza, Lutero desconhecia a importância da tradição da Igreja, pela qual Santo Agostinho , no séc. IV, já dizia :

"Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levassa a autoridade da Igreja Católica."



É claro que a Bíblia é a palavra de Deus, mas quem afirmou isso foi a própria Igreja, a mesma que conservou  as escrituras, e decidiu desde os primeiros séculos quais os livros inspirados. 

No entanto, para entender a Bíblia não basta a livre interpretação, é preciso ouvir a Tradição e o Magistério ( conjunto dos bispos reunidos com o Papa e os concílios realizados).

Lutero estava certíssimo em combater os desvios cometidos pelos padres em sua época, vendendo indulgências, relíquias, bênçãos, e com certeza, ele também estaria horrorizado com essa mesma prática realizada, ainda hoje, em algumas igrejas evangélicas, que vendem martelos, rosas, água, bênçãos, exploram a fé dos pobres e exigem quantias elevadas de dinheiro dos fiéis...

Tudo o que já aconteceu na Igreja há alguns séculos... Como se a história se repetisse.





Em resposta aos ataques de Lutero , a Santa Sé estendeu a festa de Santa Ana para toda a Igreja em 1582.

 A devoção aos pais de Maria era muito antiga no oriente,desde os primeiros séculos de nossa era,  atingindo sua plenitude no século VI. 

No ocidente, o culto remonta ao século VIII, quando suas relíquias foram levadas da Terra Santa pelos cruzados e espalhadas por várias Igrejas.

A devoção a Santa Ana também foi estimulada como forma de combater heresias que divinizavam Maria. 

Mostrando-a como filha de um casal mortal, Ana e Joaquim,  e Jesus, filho gerado pelo Espírito Santo no ventre da Virgem, sem a ajuda de José, a Igreja está afirmando a divindade de Jesus e a humanidade de Maria, como também sua santidade.






 


A vida de Santa Ana e São Joaquim é narrada no Proto-evangelho de Tiago , um evangelho apócrifo tão antigo quanto os quatro canônicos. 

Apesar de não ser considerado inspirado por Deus, pela Igreja, acredita-se que esse evangelho apócrifo pode conter algumas verdades e , segundo alguns estudiosos, que ele tenha servido de base para os demais quatro canônicos.



Acho mesmo que se tem um santo a quem devemos pedir a intercessão para que os cristãos sejam um só é Santa Ana, pois quem sabe ela possa ajudar os seguidores da fé de Lutero a se encontrar novamente diante do altar de onde ele saiu.



Ana , Maria e Jesus










FONTES:




7 comentários:

  1. no filme Lutero mostra a cena dele clamando por Sant'Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lutero era um cego espiritual, seus olhos se abriram na luz da palavra de Deus; por isso ele tornou-se um grande reformador da igreja genuína de Cristo.

      Excluir
    2. Lutero nunca deixou de ser um cego espiritual.
      Era cego espiritual, quando era católico, porque não sabia interpretar a Bíblia. E continuou cego, quando foi corrompido pelos príncipes alemães para fundar uma igreja separada de Roma, propondo a livre interpretação da Bíblia.

      Ele tornou-se um grande reformador? Ou ele foi o pai de uma série de igrejas que não cansam de se dividir?
      A cada dia abre-se uma igrejinha nova com sua própria interpretação da Bíblia, graças à ideologia da livre interpretação criada por ele.
      Devemos agradecer-lhe toda a bagunça doutrinal atual do Cristianismo. Imagine se o Cristianismo desde as origens seguisse essa ideologia o que teríamos hoje!

      Igreja genuína só a Católica, pois é a única que foi fundada pelo Senhor, que vem desde os Apóstolos, que selecionou os livros da Bíblia por sua autoridade de ligar e desligar, ela quem recebeu a promessa de que as portas do inferno nunca a venceriam.

      A sua igreja ou igrejas protestantes "evangélicas" surgiram mais de 1500 anos (100, 20, 10 anos ou ontem, pois a cada dia nasce um nova) depois da barca de Pedro, sem passado, história, e unidade de fé.

      Excluir
    3. Caro Orion, quanto a pratica doutrinaria sim há divergências, mas praticamente nenhum atenta contra a palavra de Deus, tirando o rito Neo-pentecostal, o que é diferente quando falamos das imagens, da imaginação de intercessão dos mortos ou pelos mortos, não fecho os olhos para a razão politica da reforma, mas sem ela você não teria nem a possibilidade de estar agora falando sobre fé, talvez fosse apenas mais um analfabeto, pois não havia interesse da sua igreja em ver pessoas cultas e podendo ler a biblia que até ali só existia em grego hebraico e latim, não contanto com a versão de Wycliffe em inglês, a quem vocês ridicularmente excomungaram os ossos e queimaram. Faça me um favor releia a historia de sua igreja e veja quem tinha razão as 95 teses ou sua tradição.

      Excluir
    4. - As imagens não atentam contra a palavra de Deus, pois foi a palavra de Deus que mandou fazer imagens (Ex 25,18-22; Num 21,7-9; I Re 6,18-35;I Re 7, 18-51;I Re 8,5-11; Ez 41,1-26).
      - A intercessão dos Santos sempre existiu na Igreja do oriente ao ocidente desde o início dos séculos e só foi questionada 1500 anos depois pelos protestantes. Isso já mostra que a imaginação fica por parte de vocês. Já que a Bília mostra várias passagens dos Santos orando, intercedendo no outro mundo (Luc 16,19-31; Heb 11,4; Apo 5,8;6,9ss; 7, 13-15). Olhe as potagens sobre intercessão dos santos.
      - Essa ideia que vocês dizem que se não fosse a reforma não poderíamos ler a Bíblia é totalmente falsa. Não existia a Bíblia só em grego e em latim, você está desisnformado. Antes de Lutero nascer já existiam várias traduções da Biblia, em francês, inglês, alemão e outros dialetos. Antes de Lutero nascer já existia uma traduções da Bíblia diversas.
      Só no ano de 1524, apareceu a bíblia protestante, vertida por Lutero, quando já eram 30 as traduções católicas na Alemanha.
      E a primeira Bíblia impressa foi a Bíblia Católica, impressa pelo Católico Gutemberg no ano de 1454 DC, quase 100 anos antes de Lutero.

      Antes de Lutero, os Bispos católicos , já recomendavam ler a Bíblia:

      “Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las… Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero…devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação” (The publisher of the Cologne Bible [1480] ).

      Wycliffe morreu de causas naturais depois de passar mal durante uma missa e só foi considerado herege após à morte, quando descobriram escritos dele negando a fé na eucaristia.
      Li as 95 teses, você já leu? Lá, Lutero não diz nada além de mostrar sua fé no Papa e na Igreja. ele apenas critica os que vendiam as indulgências e não as pregavam conforme os ensinamentos do Papa.
      Acho que você deve reler a história da Igreja, pois minhas fontes me dizem mais coisas que as suas.
      - Para terminar, na época da Reforma, só existiam analfabetos por uma questão simples, não existia governo político interessado nisso e isso não era um requisito básico para a sociedade da época.
      Estude mais.

      Excluir
  2. Serva do Deus Altíssimo19 de julho de 2019 às 19:04

    Quanta heresia nessa postagem. Lutero nunca foi um cego espiritual, e sim , seus olhos foram abertos quando conheceu a verdade através da Palavra de Deus!
    Obrigada Jesus pela vida desse grande homem q foi Lutero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heresia foi o que Lutero fez. A Igreja Cristã Católica precisava de Reforma e não de uma divisão, fundando uma nova igreja. Heresia maior foi ele dizer que qualquer um pode interpretar a Bíblia. Depois disso, qualquer louco pegou a Bíblia e fez uma igreja. Hoje, temos milhares de denominações. Logo, ele nunca foi um homem de fé mesmo, sempre foi um cego espiritual.

      Concordamos num ponto: a Igreja Católica Medieval, aliás o modo como uma maioria dos padres e religiosos viviam a fé explorando os mais pobres, precisava sim ser criticada. Talvez, Deus tenha permitido a divisão da Igreja, pois os pecados dos católicos da época realmente eram demais. Hoje, podemos olhar para o passado e tentar não repetir esses erros e criticar os que cometem sem medo. Hoje, podemos tentar criar uma união entre protestantes e católicos, apesar de discordarmos, como sempre vamos discordar como agora. Devemos nos concentrar no que temos em comum ou no que podemos fazer de melhor juntos neste mundo, porque briga doutrinal levará a nada.

      Excluir