sábado, 7 de julho de 2012

O BRAÇO DE SANTA ANA - RELÍQUIAS DE SANTA ANA












No ocidente, o culto de Santana, avó de jesus, remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha.

É conhecido que há falsas relíquias da Terra Santa, dado o longo período de tempo entre o tempo de Jesus e quando elas foram "encontradas" por centenas de peregrinos europeus de anos mais tarde.  
Claro, que também é inteiramente possível que os fiéis da Terra Santa tenham guardado as relíquias autênticas e as que trouxeram para a Europa sejam de fato genuínas.

Mas é sempre interessante parar e pensar na possibilidade de que uma relíquia seja verdadeira. 


 



Assim, não há como por curiosidade ou devoção dar uma olhada na suposta relíquia de Santa Ana, que está na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

É autêntica? É realmente o braço da mãe da Virgem Maria?

Não há como comprovar.  




Embora esteja na Basílica construída sobre o túmulo de São Paulo, a relíquia é mantida em uma sala de relíquias que não tem sinais especiais ou a indicação da solenidade delas. Muitas pessoas caminham passando, ou simplesmente param por um momento antes de prosseguir, sem nunca perceber o que é que elas estão realmente olhando.

















Fonte:

Comentário de um peregrino do blog:



Nenhum comentário:

Postar um comentário