terça-feira, 21 de agosto de 2012

MILAGRES E GRAÇAS ALCANÇADAS POR SÃO ROQUE


ÍNDICE:

1.OS PRIMEIROS MILAGRES:
2.SÃO ROQUE PROTEGE POVOADO DA PESTE
3.MILAGRE DA CONVERSÃO DE UM ESCRITOR INCRÉDULO
4.MILAGRES DE SÃO ROQUE EM VILLANOCE, ITÁLIA
5.TESTEMUNHOS DIVERSOS DE GRAÇAS ALCANÇADAS








 Diz a lenda que São Roque recebeu a promessa divina de que quem o invocasse de coração seria livre do contágio da peste.









1.OS PRIMEIROS MILAGRES:


São Roque ofereceu-se como voluntário na assistência aos doentes, operando as primeiras curas milagrosas, usando apenas um bisturi e o sinal da cruz. 
Onde surgia um foco de peste, lá estava Roque ajudando e curando os doentes, revelando-se cada vez mais como místico e taumaturgo.
 A fama da sua santidade, após sua morte, rapidamente se espalhou por todo o sul de França e pelo norte da Itália, sendo-lhe atribuídos numerosos milagres. 
 
O primeiro milagre póstumo que lhe é atribuído foi a cura do seu carcereiro, que se chamaria Justino e coxeava.

 Ao tocar com a perna no corpo de Roque, para verificar se estaria realmente morto, a perna ficou milagrosamente curada.



A primeira decisão oficial da Igreja sobre o culto a São Roque aconteceu em 1414, quando no decurso do Concílio de Constança se declarou uma epidemia de peste. 




 




 Papa Paulo VI em procissão de São Roque, pelo fim da peste.





Levados pela fé popular em São Roque, os padres conciliares ordenaram preces e procissões em sua honra, tendo de imediato o contágio cessado.

O culto a São Roque, que tinha declinado durante o século XVI reavivou-se com a aprovação papal da respectiva confraria, tendo surgido igrejas dedicadas ao santo em todas as capitais católicas, recrudescendo a devoção sempre que surgiam epidemias. O último grande ressurgimento ocorreu com a cólera nos princípios do século XIX.



 2.IMAGEM DE SÃO ROQUE DESTILA LICOR E CURA PARALÍTICO


No início do século, ocorreu um evento que foi considerado milagroso, narrado no relatório Arcipreste José Falese em 1 de maio de 1723, sobre o estado das igrejas, relatório, assinado por todos os sacerdotes do lugar.  

Relata-se que em 8 de Maio de 1707,  um devoto tendo ido ao entardecer, para venerar a estátua de São Roque,  percebeu que " da cicatriz do joelho da estátua fluia um licor", um milagre, as pessoas disseram, e todos puderam ver o acontecido. O licor seco por um sacerdote com algodão, continuou a fluir "por cerca de meia hora."  

O tecido ou a fita colocada no joelho, também foi molhado pelo líquido e, por meio de uma escritura pública, foi colocado num copo para ser mantido num relicário. Foi exposto no altar, na festa de São Roque. O padre disse ao Abade Nicholas  que estava intrigado com o fato, nesse burburinho entre as discussões se era milagre ou não, foi curado um paralítico que não podia se mover após orar diante da relíquia ..." .

 Esee evento encontra a sua contrapartida em lágrimas,que hoje, vemos em várias estátuas e imagens, agora documentados por fotografias e até mesmo filmes.
Um relatório certificado por um tabelião Nicola Camposelli confirma que da chaga da estátua de São Roque "fluiu um licor como se fosse um maná e toda a ferida estava molhada do dito licor». A posição negativa do abade, como é mencionada em outros alguns textos acerca do ocorrido, resultou da falta de vontade de organizar um verdadeiro inquérito canônico, sabendo-se que o fato relatado realmente aconteceu, dada a concorrência testemunhos unânimes.A partir do Boletim Diocesano de Montecassino, Ano XXXV n. 2 (1980).ROCCA D'EVANDRO - IV - O século XVIII ea reconstrução da igreja (Don Angelo Pantone)




3. MILAGRES DE SÃO ROQUE EM VILLANOCE, ITÁLIA: 

No época da primeira cólera morbus (peste), uma epidemia infecciosa, a fé em São Roque salvou o povoado de Villanoce.


 Em 1835, quando a primeira procissão foi organizada no morro, o caminho estava cheio de moscas, que teriam espalhado a praga, e foi considerado um milagre ou graça recebida que, logo após a procissão, a epidemia cessou. De modo a levar os moradores a fazer um desfile de Ação de Graças no próximo ano e emitir em um voto perpétuo a São Roque.
 A praga se espalhou novamente em nossos vales, em 1855, e os Villanocesi e vizinhos fizeram um pedido mais uma vez a São Roque a fim de serem preservado da doença mortal e ,assim, eles foram ouvidos. 

Em 1867, o cólera morbus teve um ressurgimento e chegou a contaminar alguém na freguesia de Rezzoaglio, como em ocasiões anteriores as pessoas Villanocesi fizeram um pedido de clemência e foram ouvidos.
  
Em 31 de agosto de 1944, época da guerra, a capela foi minada,  a bomba foi acesa, mas não explodir, de modo que um soldado para zombar do Santo, disse:

 "Eu vou ver se São Roque está chateado " subiu o morro e entrou na capela e naquele momento a mina explodiu.

 O pobre soldado morreu em Brizzolara e enquanto eles o levaram para o Hospital de Chiavari pediu perdão a São Roque, parecia que São Roque tinha esperado o destruidor de seu templo, o primeiro fato extraordinário. 

Sob uma rocha em forma de teto foi hospitalizado Roberto Ceresa com os vasos sagrados, e a estátua do santo, mas quando a explosão aconteceu, não caiu um grão de areia sobre eles, o segundo evento extraordinário. 

Mas o verdadeiro milagre foi que nunca Roberto Ceresa, até aquele dia tinha ido à igreja para a missa, mas a partir daquele dia até a sua morte, nos domingos e feriados, não perdeu mais uma missa, uma conversão havia ocorrido em silêncio. 


 



Em 25 abril de 1945 terminou a Segunda Guerra Mundial e os sinos tocaram em comemoração por três dias. 






O dia depois de Pentecostes ocorreu a tradicional procissão votiva em honra de S. Roque realizada no monte, mas a capela não estava lá, havia apenas um pilha de escombros.

 Alguns dos anciãos da aldeia queriam limpar aquela pilha de escombros, Brizzolara Antonio (Zanotto) tomou uma picareta e depois de metê-la nos escombros ficou preso em algo, tinha quebrado um engradado de dinamite que permaneceu sob os escombros, mas elas explodiram, o que foi considerado milagroso.


A Igreja de Villanoce contém mais de 30 corações doados a São Roque em ex-votos por graças recebidas, é claro que os doadores permanecem em anônimo, nem todos são de Villanoce uma boa parte delas eram de países vizinhos, mas os corações doados testemunham que alguém que se recomenda à intercessão de São Roque é ouvido.

Don Angelo contou a seguinte história em relação a uma graça alcançada:

Era um tempo em que tudo era questionado, e eu me virei para meu pároco Don Angelo e perguntoi-lhe por que hoje não é mais feito milagres?

 Ele respondeu que a cada dia em todas as igrejas do mundo, onde quer que se celebrem a Santa Missa é um milagre ", o momento da consagração da hóstia e do vinho que tornam o pão e o vinho em Corpo e o Sangue de Jesus Cristo."  


Então ele me contou sobre uma garota muito doente transportada nos braços de seus pais para fazer a nossa procissão até a capela de São Roque na colina, pedindo a graça do Santo para curar sua filha. E que, tempos depois, voltaram para agradecer por ter a graça de seu filha curada, eles queriam permanecer no anonimato completo, mas prometeram que iriam até a montanha todos os anos para homenagear São Roque.


4.MILAGRE DA CONVERSÃO DE UM ESCRITOR INCRÉDULO:





Alessandro Manzoni nasceu em Milão 07 de março de 1785  e era descrente, mas se converteu após suplicar a São Roque para reencontrar a esposa que havia se desencontrado dele em Paris, por ocasião da celebração do casamento de Napoleão e Marie Louise da Áustria.

 Ele entrou na igreja de São Roque e pediu a Deus a intervenção da Graça, e logo encontrou sua amada Henrietta. Se tornou um escritor defensor da fé.


5.TESTEMUNHOS DIVERSOS DE GRAÇAS ALCANÇADAS:

 

Testemunho de Eucleia de sete quedas-ms:

GRAÇA ALCANÇADA POR SAO ROQUE

BOM DIA PADRE REDINALDO,PARABENS PELO SEU TRABALHO EVANGELIZADOR. HOJE NAO ESTOU CONSEGUINDO NEM OUVIR PELO RADIO NEM PELA NET,TUDO SEM SINAL,JUSTAMENTE HOJE QUE É DIA DE SAO ROQUE!!MAS TUDO BEM,O IMPORTANTE PARA MIM,É TESTEMUNHAR UMA GRAÇA DE SAO ROQUE EM MINHA VIDA,DA NOVENA DO ANO PASSADO ATE AGORA,POIS PEDI A ELE QUE ME DESSE UMA LUZ PARA MEU PROBLEMA DE SAUDE,POIS A GRAÇA VEIO,DESCOBRI A DOENÇA RARA,TRATAMENTO E ESTOU BEM MELHOR,É ANGIOEDEMA HEREDITARIO,TENHO DESDE CRIANÇA,MINH MAE TEM,E MEU AVO FALECEU DISSO.OS MEDICOS DIAGNOSTICAVAM ALERGIA,E OS MEDICAMENTOS NAO FAZIAM MUITO EFEITO,ESTAVA NO TRATAMENTO ERRADO A ANOS,NAO TEM CURA,MAS ESTOU BEM MELHOR,PARECE QUE RENASCI,E OLHA QUE DESCOBRI NOS MOMENTOS EM QUE PASSAVA POR MUITAS TRIBULAÇOES,MAS MINH AFÉ É MUITO GRANDE ,E DEUS SEMPRE ESTEVE EM MINHA VIDA,E COM CERTEZA CONTINUARÁ,..OBRIGADA SAO ROQUE ,!!!

Em 16/08/2012 às 10h13








http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7852954424648375940#editor/target=post;postID=943800084396737650

Testemunho de Maria de campo mourao - pr para Hora da Misericórdia:

GRAÇA ALCANÇADA NA NOVENA DE SÃO ROQUE

Bom dia Padre Reginaldo, sua benção estou escrevendo para testemunhar uma graça recebida na novena de São Roque foi no terceiro dia da novena, estava desempregada desde dezembro desse ano já tinha feito varias novena mais ainda não tinha chegado a minha hora. ontem esta ouvindo o programa o telefone tocou era uma pessoa me chamando para uma entrevista de trabalho já estou contratada por enquanto é um trabalho provisório mais já estou muito feliz, pois já estou com 43 anos e com essa idade é muito difícil conseguir um trabalho mas desde já quero agradecer a São Roque pela graça recebida e ao senhor Padre Reginaldo por ser esse anjo de Deus em nossas vidas TOCA O SINO SACRISTÃO....
Em 16/08/2012 às 10h03





Testemunho de Soeli de ponta grossa:

graça alcançada sao roque

recebi uma graça por intercessão de são roque no ano passado meu marido se acidentou e as feridas necrosaram precisou fazer encherto pedi asão roque e graças a Deus tudo cicatrizou rapidamente hoje estou agradecendo e pedindo por outra pessoa da familia que está com problemas de pele e por todas as feridas do corpo e da alma.
Em 16/08/2012 às 11h33







Testemunho de Naiara de São Gotardo:

Graça alcançada por intercessão de São Roque

Estou rezando a novena de São Roque com o Padre Reginaldo Manzotti. Prestei concurso e passei só que estavam demorando a me convocar para tomar posse e eu estou precisando muito do emprego. Então, durante a novena eu pedi para que São Roque intercedesse por mim e hoje, no dia dedicado a ele, a minha carta de convocação chegou. Estou imensamente feliz. Obrigada Jesus pela graça alcançada. Obrigada São Roque pela intercessão a Deus por mim.
Em 16/08/2012 às 20h42









estemunho de Queila de carmo do cajuru/mg:

graça imediata novena de são roque

padre reginaldo sua benção,padre ontem eu escrevi para pedir oração para meu genrro vinicios gomes da costa,entrei no site dos testemunhos porque o pedido de oração não funcionou.padre ele teve o diagnostico de leucemia,teve que tirar até o aparelho dos dentes,esta no hospital do cancer,padre estavamos desesperados, minha filha camila chorava muito,a mãe dele estava inconformada,mas a familia é tudo padre, todos rezando e pedindo pela recuperação dele.padre ontem chorei o dia todo, sou tecnica de enfermagem trabalho no posto de saúde afonso pena em divinopolis.estava indo embora quando meu genrro me ligou e disse:queila meu exame deu negativo,é o resultado da punção que ele tinha feito no torax padre.padre mas são roque não está sozinho nesta graça,a imagem de nossa senhora de fatima está visitando a casa da minha mãe,também estou fazendo a novena da sagrada face de jesus e rezando as tres horas da manhã,levei pra ele a novena da conversa com jesus e tem dois dias que ele está fazendo, padre ele também tomou a agua benta no segundo dia da novena de são bento que a mãe dele levou pra ele.padre a graça foi tão grande e imediata que nos estamos tontos,mas tontos do amor e da misericordia de deus.graça alcançada,graça testemunhada toca o sino sacristão bem forte o vinicios está curado! são roque muito obrigado!jesus o milagre aconteceu!deus é maior.padre sou associada,ouvinte e acredito que evangelizar é preciso!
Em 18/08/2012 às 09h08




Testemunho de Luciana de fortaleza:

graça alcançada

padre quando o senhor começou a novena de são Roque eu coloquei minha saúde pois esta com mais de 15 dias que estava com um sangramento no primeiro dia da novena eu pedi pela minha para que eu ficasse boa padre acredite no outro dia eu já esta boa obrigado são Roque obrigado meu Deus pela graça recebida, e ao senhor por me ensinar a reza e acredita que com Deus tudo é posivel.
Em 17/08/2012 às 19h07














Testemunho de Rosa de rio de janeiro:


o dente


18 08 2012 obrigada jesus por esta graça alcançada na novena de sâo roque ontem dia 17 padre nasceu um dente na gengiva da minha filha em cima do outro dente que que ela jà tinha mudado ela tem 8 anos eu fiquei preocupada com asituaçâo mostrei pro meu marido ele tambem se apavorou com oque viu ho je nessa hora eu estaria c ela do dentista pra retirada do dente mais entreguei c fè na novena ontem ela foi pra escola e lá o dente saiu na mao dela obrigada jesus obrigada pdre reginaldo manzote deus seja louvado se poder leia .obrigada
Em 18/08/2012 às 10h19

Testemunho de Socorro de :

Graça alcançada!

Olá padre! Meu nome é Mariete, escuto pela rádio dom bosco fm e quero dar o depoimento de uma graça alcançada, moro em Beberibe CE. No dia 14 de agosto de 2012 o senhor estava fazendo a novena de São Roque, pediu para anotar a data e a hora em que o senhor rezava para os doentes, justamente nessa hora (10:10) a irmã da minha cunhada (Maria Lúcia) entrava na sala de cirurgia para fazer uma operação muito arriscada, para a retirada de um tumor na cabeça. Imediatamente eu corri e peguei uma foto dela, e com muita fé rezei em súplica de sua resistência, a graça foi alcançada com muito louvor, até os médicos disseram que foi realmente um grande milagre. Agradeço primeiramente a Deus e segundo ao senhor padre por essa grande graça. Peço que o senhor leia essa carta no rádio para que todos sejam testemunhos desse milagre. Obrigada!








Testemunho de Selma de Vitoria:

o ronco

Padre Reginaldo sua bença. Hoje venho agradecer a DEUS e a vc pela graça alcançada,na nvena de S.Roque, pois a muito tempo q nao sei o q é dormi em paz,hoje é o segundo dia q durmo em paz,com DEUS,pois meu marido ronca a noite inteira,tem dias q durmo em outro quarto e sei q nao é certo,mas pedi a DEUS q me desse um sono profundo todas as noites e hoje concegui.Agradeço a DEUS E a Padre Reginaldo pela graça recebida
Em 18/08/2012 às 09h25











Testemunho de Márcio de Itapecerica:

Graça alcançada, graça testemunhada

Boa noite a todos e ao Padre Reginaldo, meu testemunho é de graça alcançada, fiquei desempregado a quase 5 meses, comecei a fazer a 3 ultimas novenas, do vencer os medos, da sagrada familia e a ultima a são roque, sempre com muita fé e confiança de Jesus misericordioso iria me abençoar com a graça de um trabalho e hoje dia 17/08 as 16:40 Hs, me ligaram de uma empresa para uma entrevista de emprego, agradeço a Jesus e aos intercessores que fazem que nossas orações cheguem até a Ele, Padre estou mto feliz e transbordando de emoção, pois é uma glória estar sendo abençoado por Jesus, abraços e que as pessoas não percam a fé. Minha felicidade é enorme e a gratidão e maior ainda.
Em 17/08/2012 às 23h59





Padre venho agradecer pque rezei muito pela minha irma CAROl que ñ tinha enprego mesmo tendo faculdade e pós,mal humorada e estupida com tdos,diante de emcancer na boca de meu pai resei mais ainda,pque ela e sua dependente e ñ sabiamos o que aconteceria com ele,padre ela ñ so conseguiu um emprego registrado como foi convidada pra fazer um curso para ser MINISTRA DA EUCARISTIA e nessa semana da familia ela estara fazendo o CURSILIO para jovens so tenho a agradecer,pque o cancer do meu pai tbem foi curado,ele ficou com sequelas e tem muitas dores mas estou rezando a SÂO ROQUE e sei que ele ñ me deixara desamparada,obrigado padre por nos incentivar adobrar os joelhos para pedir mas principalmente AGRADECER muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Em 16/08/2012 às 10h25




Testemunho de Deolany de Recife/Pernambuco:

Recuperação de meu pai

Padre Reginaldo,sua benção.Venho por meio deste testemunhar uma graça alcançada na Novena da Família e de São Roque,isso mesmo essa novena em que estamos realizando.Meu pai estava internado em estado grave na UTI e sempre rezava suas orações e bebia a ÁGUA BENTA em sua intenção já que o mesmo não podia beber quando no dia 09/08/12 eu estava com ele na UTI e o Senhor abençoava a ÁGUA as 18:00hs pela Rádio Recife FM quando ele bebeu em seguida recebemos a notícia que o mesmo seria transferido da UTI para o quarto.Seu quadro era de insuficiência renal crônica já que ele é transplantado de coração ha 10 e 5 meses.Na segunda dia 13 o Senhor iniciou a Novena de São Roque e com muita fé que tenho e temos sempre dava ÁGUA BENTA as 06:00/11:00/18:00 ao mesmo quando no dia 17/08/12 isso mesmo,antes do termino da Novena quando recebemos a notícia que ele estaria de alta.Padre sempre tive FÉ,fui criada numa família de muita FÉ e precisava agradecer por tudo que tens feito em minha vida.Obrigada por aprender ler a Bíblia Sagrada.
Em 18/08/2012 às 20h35



 







Testemunho de Eliane de :

Graça alcançada

HJ dia 16/08/2012 acompanhando a novena de são roque o senhor pediu que colocassemos com fé as pessoas doentes em oração, já estava acompanhando a novena pela minha mãe que teve um serio problema de saúde e estava na UTI. Quando o senhor pediu para pensar na pessoa falei baixinho São Roque interceda aa Jesus para que minha mãe volte para casa e do mesmo modo como ela saiu com perfeita saúde. Qd sai do serviço e fui almoçar, por volta das 12:00 minha tia me chama e me avisa que a minha mãe estava de alta. Como o Senhor sempre diz Deus não faz a obra pela metade tenho fé que ela se recuperará por completo. Obriga São Roque, OBRIGADA JESUS
Em 16/08/2012 às 16h06



Testemunho de Tania de ji-paraná:


graça alcançada


Estou fazendo a novena de São Roque na intenção do Vandeci Rack, e hj pedi oração p/ele, pois ia passar por uma intervenção, devido ao tratamento do câncer, e graças a Deus e por intercessão de SÃO ROQUE, ele fez o procedimento, mas ñ precisou de cirúrgia. Obrigada Jesus!!! Obrigada São Roque!!! Obrigada Padre, por nos dar força através das suas palavras!!!
Em 17/08/2012 às 18h22




Testemunho de Rosa de caucaia-ce:

graça alcançada

padre boa tarde ,queria testemunhar uma graça alcançada pela novena de são roque feita pelo senhor diariamente pela fm dom bosco,era uma ulcera varicosa na perna esquerda,pela minha fé e com a graça de deus alcançei a minha cura obrigado padre por entrar em mossos lares todos os dias evangelizando sempre e repito evangelizar é preciso , que deus te abençoe amén.
Em 16/08/2012 às 16h53

Testemunho de Juliana de itapecericaminas gerais:

graça alcançada

padre no dia de são roque no meu trabalho estava no caso de demitir todos ,so que aconteceu um milagre apareceu um emprego de bh para que possamos trabalhar,obrigada padre obrigada são roque,amém.
Em 16/08/2012 às 20h02























 ALGUMAS FONTES:


http://santossanctorum.blogspot.com.br/2012/08/sao-roque-protetor-dos-caes-e-das.html
http://www.novecentoletterario.it/profili/manzoni.htm
http://it-it.abctribe.com/letteratura_italiana/manzoni_vita_e_opere/_gui_294_2
http://www.centrosportivovillanoce.it/storia/la-processione-di-san-rocco/i-miracoli-di-san-rocco-a-villanoce/

Nenhum comentário:

Postar um comentário