segunda-feira, 22 de abril de 2013

AS PENAS TEMPORAIS DO PECADO NA BÍBLIA - POR QUE DEUS CASTIGA?


 
Todo pecado produz uma mancha na alma humana Mc 7,15-23 que a torna impura.
 Isso gera uma consequência, um castigo ou pena proveniente da desordem efetuada pelo pecado.  
 
Essas penas, são chamadas pela Igreja Católica de Penas Temporais ( pois não são eternas) do pecado. 

O inferno é a pena eterna. 

Mas essas penas temporais,  também nos impedem de entrar no céu, pois la só entrará o puro Apo 22,3.

Existem os pecados mortais e os  leves ( veniais) , como nos diz São João:

¹⁶ Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
¹⁷ Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte

1 João 5:16,17


 
 
 
 


 
 
 




Jesus nos salvou  e nos lavou de todo pecado com seu sangue livrando-nos das penas eternas no inferno.

 No entanto , não somos livres das penas temporais devidas pelo pecado ( doenças, sofrimentos, desordens).
 
 
 
 
Podemos nos livrar dessas manchas e penas pela oração e penitência.


Por isso, a Igreja nos estimula a confessarmos nossos pecados Tg 5,16; Jo 20,23 e adquirir indulgências para aplacar essas penas temporais Mt 16,19;18,18.
 
 
 
 
 
 
 
 
 













São Pedro, orando arrependido








 
 
ALGUNS EXEMPLOS DE PENAS TEMPORAIS NA BÍBLIA:
 
(Falamos de castigos de Deus, mas Deus a ninguém castiga. 
O castigo é e uma consequência da desordem do pecado. 
Deus não tem prazer em ver seus filhos sofrerem, mas o sofrimento serve como uma advertência, das penas eternas do inferno)
 
 

PENAS TEMPORAIS DA HUMANIDADE:
 
16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.  (Gênesis 3)


O CASTIGO DE CAIM ( ASSASSINO):
 
10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.
11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.
12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.
 15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.
 (Gênesis 4)
 
 
 
 
 
Católicos Filipinos se penitenciando na Semana Santa
Apesar da Igreja não incentivar mais essa pratica de penitencia corporal. Muitos ainda fazem dessa forma de penitencia, sua demonstracao de fé.
 
 
 
 
 
 
 
 
CASTIGO DA HUMANIDADE PECADORA:
 
6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração
7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. (Gênesis 6)




PENA TEMPORAL E MALDIÇÃO PATERNA DE CANAÃ:
 
21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.
22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.
23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;
25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.
26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27 Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
(Gênesis 9)

 
 
 
 
 
Católicos Filipinos se penitenciando na Semana Santa
 
 
 
 

CASTIGO DA HUMANIDADE ORGULHOSA E PRETENSIOSA (A TORRE DE BABEL):
 
5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. (Gênesis 11)




CASTIGO DA MULHER DESOBEDIENTE DE LÓ:
 
26 Mas a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal. (Gênesis 19)

 
 
CASTIGO DE AMNOM (ESTUPRADOR DE SUA IRMÃ):
 
Mas Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, disse-lhe: Não presuma o meu senhor que mataram todos os mancebos filhos do rei, porque só morreu Amnom; porque assim o tinha resolvido fazer Absalão, desde o dia em que ele forçou a Tamar, sua irmã.
(2 Samuel 13,32)
 
 
CASTIGO DO POVO DE ISRAEL POR NÃO OUVIREM O SENHOR:
 
Pois quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, isto é, todos os homens de guerra que saíram do Egito, e isso porque não obedeceram à voz do Senhor; aos quais o Senhor tinha jurado que não lhes havia de deixar ver a terra que, com juramento, prometera a seus pais nos daria, terra que mana leite e mel.
(Josué 5,6)
 

















Santa Maria Madalena em penitência 






 
CASTIGO DOS QUE DESPREZAM AO SENHOR:
 
 Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados.
(1 Samuel 2,30)
 


CASTIGO DOS QUE DESPREZAM OS SANTOS DE DEUS:

PECADO DA FALTA DE HUMILDADE DE CORÉ  (se achando Santo igual aos escolhidos de Deus - pecado de alguns evangélicos).

E, POR ISSO, FOI CASTIGADO:


E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor? (...)

E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu.

E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.
(...)
Por memorial para os filhos de Israel, que nenhum estranho, que não for da descendência de Arão, se chegue para acender incenso perante o Senhor; para que não seja como Coré e a sua congregação, como o Senhor lhe tinha dito por intermédio de Moisés,

Números 16, 3-40











 
PENA TEMPORAL DE SAUL 
(POR RECORRER A MAGIA, ADIVINHAÇÕES  E ESPIRITISMO E NÃO A DEUS):
 
Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar,
(1 Crônicas 10,13)
 
 

 
PENAS TEMPORAIS AOS CRISTÃOS INFIÉIS:
 
mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.
(Lucas 12,48)





58. Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão.

59. Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo.
(Lucas 12)


 

 
 
 
CASTIGO DE MANASSÉS, REI DE JUDÁ, IDOLATRA:

 11 Porquanto Manassés, rei de Judá, cometeu estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e com os seus ídolos fez Judá também pecar;
12 por isso assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que trago tais males sobre Jerusalém e Judá, que a qualquer que deles ouvir lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos.
13 Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; e limparei Jerusalém como quem limpa a escudela, limpando-a e virando-a sobre a sua face.
14 Desampararei os restantes da minha herança, e os entregarei na mão de seus inimigos. tornar-se-ão presa e despojo para todos os seus inimigos;
15 porquanto fizeram o que era mau aos meus olhos, e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje.
16 Além disso, Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu Jerusalém de um a outro extremo, afora o seu pecado com que fez Judá pecar fazendo o que era mau aos olhos do Senhor.
17 Quanto ao restante dos atos de Manassés, e a tudo quanto fez, e ao pecado que cometeu, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá?
18 E Manassés dormiu com seus pais, e foi sepultado no jardim da sua casa, no jardim de Uzá. E Amom, seu filho, reinou em seu lugar.
( 2 Reis 21)
 
Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia.
(2 Crônicas 33,11)

 
 
 
CASTIGO DO POVO JUDEU ( A IDA PARA A BABILÔNIA):
 
 Mas depois que nossos pais provocaram à ira o Deus do céu, ele os entregou na mão de Nabucodonozor, o caldeu, rei de Babilônia, o qual destruiu esta casa, e transportou o povo para Babilônia.
(Esdras 5,12)



















Procissão de Penitência na Semana Santa.
Muitos católicos fazem penitência em procissões andando com os pés descalços.


 
CASTIGO DOS FALSOS PROFETAS:
 
Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, acerca de Acabe, filho de Colaías, e de Zedequias, filho de Maaséias, que vos profetizam falsamente em meu nome: Eis que os entregarei na mão de Nabucodonozor, rei de Babilônia, e ele os matará diante dos vossos olhos.
(Jeremias 29,21)



PENAS  PELOS PECADOS CONTRA A COMUNHÃO:
 

29. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.

30. Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos.

31. Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32. Mas, sendo julgados pelo Senhor, ele nos castiga para não sermos condenados com o mundo.
(1 Corintios 11)
 
PORQUE DEUS CASTIGA?
 
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.
(Apocalipse 3,19)


31. Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

32. Mas, sendo julgados pelo Senhor, ele nos castiga para não sermos condenados com o mundo.
(1 Corintios 11)
18 O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte. (Salmo 118)



5. Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele;

6. pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s).

7. Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?
8. Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos.
9. Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida?
10. Os primeiros nos educaram para pouco tempo, segundo a sua própria conveniência, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade.
11. E verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz.
12. Levantai, pois, vossas mãos fatigadas e vossos joelhos trêmulos (Is 35,3).
13. Dirigi os vossos passos pelo caminho certo. Os que claudicam tornem ao bom caminho e não se desviem.
14. Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor.
(Hebreus 12)





Católicos  fazem penitência de joelhos na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México.





 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário