quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A Bíblia diz que nem tudo foi escrito nela.

A Bíblia diz que nem tudo foi escrito nela.

Vejamos João 20 :

30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.

31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.













São Paulo nos diz uma frase que não foi escrita nos Evangelhos, imagine então quantas outras não foram:



"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber."
Atos 20, 4-35



Veja que São Paulo fala para os primeiros cristãos guardarem não só o que ele escreveu de próprio punho, mas também o que ensinou oralmente e muitos desses ensinamentos foram transmitidos pos nossos Bispos que existem desde o início da Igreja, como Santo Inacio do ano 100:



"Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."
2 Tessalonicenses 2:14-15


Muitos conhecimentos não foram escritos na Bíblia, mas eram do conhecimento da Tradição dos Apóstolos que levavam em consideração, não só o que foi escrito na Bíblia, no Antigo Testamento, como  também elementos e narrações orais e apócrifas da Tradição judaica, como o texto Apócrifo de Henoc que narra a ascenção de Moisés, ou a história de Janes e jambres:


"E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé."
2 Timóteo 3:7-8



Veja que no texto de Judas, ele não explica em detalhes sobre a ascenção de Moisés, se ele ressucitou ou não e o porque de o anjo disputar com o demônio o corpo dele,etc. 

Judas fala com os cristãos como se eles já conhecessem essa história que não está no Antigo Testamento, o que mostra que nem tudo foi escrito:



"Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda."
Judas 1:8-9


Em muitas passagens os Apóstolos fazem clara distinção entre doutrina e Bíblia. 

A Bíblia não é um livro doutrinário para dizermos que nossa doutrina é só a Bíblia. Nossa doutrina se baseia nela e não pode contradize-la. Mas não é
apenas ela. 

A Bíblia unida a Tradição dos Apóstolos e ao Magistério (Bispos com o Papa) são a base da Doutrina da Igreja.

Os Apóstolos dizem claramente em muitas passagens que a doutrina é um ensino oral que foi transmitido por eles aos Bispos e presbíteros da Igreja e é algo distinto da Bíblia. A Doutrina se baseia nela, mas não é ela :


"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles."
Romanos 16:16-17


"Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina", para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Tito 1:8-9


"Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina."
Tito 2:1

"Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
E isto faremos, se Deus o permitir."
Hebreus 6:1-3


"Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós."
2 Timóteo 1:12-14

"E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."
2 Timóteo 2:1-2


São Paulo diz muitas vezes, que nem tudo escreveu, mas transmitiu oralmente aos Bispos e eles, por sua vez, aos fiéis e sucessores que estão na Igreja desde o início e essa transmissão e sucessão se deu na unica Igreja existente desde o início:

"E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."
2 Timóteo 2:1-2














Que a Bíblia sozinha não é doutrina fica evidente quando São Paulo e outros Apóstolos afirmam que já naquela época existiam doutrinas diferentes que surgiam e pediam aos cristãos que ficassem firmes nos ensinamentos deles, transmitidos não só por escrito como oral (I Cor 11,2):

"Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram."
Hebreus 13:8-9


"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."
2 Pedro 1:20

"Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;"
2 Pedro 3:16-17


Veja que Pedro não diz: "leia a Bíblia que lá tem tudo", mas ao contrário, diz leiam com cuidado e não caiais da vossa firmeza, ou seja, não se afastem da doutrina ensinada.


A Bíblia sozinha não é doutrina e por isso precisamos de alguém que nos ensine como interpretá- la.

 Cristo, para isso, deixou seus Apóstolos que deixaram Bispos e presbíteros para ensinarem, não só o que foi escrito na Bíblia, mas como interpretá-la, assim como toda a doutrina, que não está claramente mostrada na Bíblia, como acima já vimos:

"E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse."
Atos 8:29-31

Veja que afirmar que tudo está na Bíblia é um erro. E que qualquer um pode interpreta-la outro, como nos diz 2 Pedro 1,20; 3,16-17.

Um texto muito usado pelos protestantes para alegar que tudo está na Bíblia é o texto que fala dos bereanos (Atos 17,9-12).

Porém, os bereanos leram o Antigo Testamento procurando acreditar no que Paulo pregava. Logo, a Tradição oral veio antes da Bíblia.

Os bereanos primeiro acreditaram na palavra de Paulo, no seu ensino oral e depois procuraram justificar sua crença com as palavras da Bíblia, pois na Bíblia dos bereanos (Antigo Testamento) não se falava que o Jesus pregado por Paulo era o Cristo.

 Os bereanos creram na palavra oral antes de crer na palavra escrita, na Bíblia:


"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens."
Atos 17:9-12


Nossa Igreja, que existe desde o início, conservou em seu culto e festas, muitos ensinamentos desde a época dos Apóstolos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário