sábado, 27 de setembro de 2014

MILAGRES DE SÃO JERÔNIMO







Eskenazi Museum of Art Provenance Project: Search Result Miracle of St.  Jerome
 Na pintura, num milagre operado no túmulo de São Jerônimo, um possesso é curado.


Desde a sua morte foram atribuídos a São Jerônimo milagres e fenômenos sobrenaturais. Entre os inúmeros prodígios, lembramos  um devoto apócrifo que atribui a São Cirilo, bispo de Jerusalém, uma carta-tratado composta de 7 extensos capítulos que teria como destinatário o próprio Santo Agostinho.
 Afirma-se em seu preâmbulo: "Estou certo de que já sabes da gloriosa morte desse homem, da visão que tive, assim como dos maravilhosos acontecimentos havidos nessa mesma ocasião." Narra-se depois uma série de portentos, atribuindo-se a Jerônimo, entre outros, eventos como acabar com uma heresia ou fazer a terra tragar alguns infelizes, que por brincadeira, desafiaram o Santo a mostrar o seu poder.

Alguns milagres:


RESSUSCITA MORTOS
1- Pouco tempo após o falecimento do Santos, uma facção herética reunidos na Palestina para disputar a doutrina e a existência do Purgatório. 

Eusébio de Cremona, um seguidor de São Jerônimo foi instruído a tomar o manto do santo e colocá-lo em cima de três homens que morreram recentemente.

 Este era para ser feito na presença de crentes e não-crentes do cristianismo ortodoxo. Quando Eusébio fez isso isso, os três homens reviveram, louvaram a Deus e relataram suas experiências relativas de existência no Purgatório. 





São Jerônimo | fraternidadepsm.com.br


São Jerônimo, muitas vezes, é representado com uma Bíblia e um leão aos pés, pois ele foi o primeiro tradutor da Bíblia, escrevendo o texto oficial dela, em latim ,usado pela Igreja Católica, chamado de Vulgata. O leão foi seu animal de estimação no mosteiro.
São Jerônimo é chamado de "doutor Máximo das Escrituras".





APARIÇÃO  DO SANTO E CASTIGO DO MENTIROSO
2 - O próximo milagre descrito teve lugar fora da cidade de Nazaré (a cidade de Jesus). O arcebispo de o lugar foi chamado Silvano e foi acusado por um herege chamado Sabinianus de pregar uma falsa doutrina contrária ao dogma cristão, aprovado por autoridade Imperial (em suma, desafiando a Paz de Igreja e Estado).
 Quando Silvano reproduziu um livro escrito por São Jerônimo para apoiar seu argumento, Sabianianus declarou que era uma falsificação e disse que, se fosse verdade, que a intervenção divina poderia prová-lo assim. Quando isso não aconteceu, Sabinianus o acusou diante do juiz e Silvano foi preso e levado para ser executado. 
Pouco antes de ser dado o golpe, o Santo apareceu e interrompeu a espada. Sabinianus de repente caiu no chão, morto, com a cabeça misteriosamente cortada. Seus seguidores, posteriormente, submetidas aos ensinamentos da Igreja, em Nazaré.

3 - Há outro milagre realizado por São Jerônimo que foi ter salvo, milagrosamente, dois homens  de serem enforcados.









A lista de milagres abaixo é retirada de uma obra escrita, entre 1342 e 1348, sobre seus milagres relatados na Igreja dedicada a São Jerônimo em Troia, de Apúlia, durante o século XIV.


CURA DEFICIENTE DAS PERNAS
 4- Juan Penato tinha uma deficiência nas pernas. Cheio de devoção e esperança, caminhou até a Igreja de São Jerônimo que estava em construção, invocando-o, e ficou totalmente curado, de tal sorte , que pelo resto de sua vida pode andar como os demais.

























APARECE E SALVA CONDENADO

5- O mestre Jacopo Scutelario, numa viagem de Tróia à região de Terra Pútrida, uniu-se a um grupo de salteadores e assassinos que não conhecia. O governador da província encerrou a todos na prisão. Como o castigo do tormento superasse a sua resistência, ele confessou sua participação em todos os delitos confessados por aqueles homens malvados. Estando já no patíbulo da forca, Jacopo invocou a proteção do santo para que fosse reconhecida sua completa inocência. São Jerônimo apareceu ao presidente do tribunal e ordenou que soltasse o homem inocente. Tudo se esclareceu e Jacopo foi libertado.





MORTO RESSUSCITA
6 - O mestre barbado de São Jorge, nas proximidades de Troia, partiu para a terra de Santa Maria Lucerra, onde pouco depois veio a falecer ou na opinião dos presentes, parecia morto. Ficou tarde para a hora do enterro e as pessoas decidiram fazê-lo no dia seguinte. Enquanto isso, a esposa chorava a morte do marido e suplicava ao bem-aventurado Jerônimo, em altos brados que restituísse o pai de seus filhos. Pouco depois o morto lançou saliva pela boca, abriu os olhos e se restabeleceu. Voltando a Troia, prestou declaração do ocorrido.



Leandro Karnal - São Jerônimo é o padroeiro dos tradutores... | Facebook


São Jerônimo e São João Batista. Aqui, São Jerônimo é representado com as vestes de cardeal, pois ele era secretário do Papa Damaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384. 





CEGO VOLTA A ENXERGAR

7 - Nicolás Juan Marsenalk ficara cego como consequência de uma enfermidade e não tinha nenhuma esperança de recuperar-se. Tendo invocado o bem-aventurado Jerônimo, de repente voltou a enxergar.


CURA ALEIJADA
8 - Recorrendo ao santo, Maria da terra de Casal Novo, pôde curar totalmente a mão que tinha aleijada de nascença.


PÉS TORTOS CURADOS
9 - Um jovem da terra de Pultanina tinha os pés tortos de nascença, o que lhe causava grande dificuldade em andar. Foi com seus familiares solicitar a intercessão de Jerônimo. Obteve a cura de imediato.





Chamado de "doutor Máximo das Escrituras", Jerônimo foi indicado pelo papa Damaso para traduzir para o latim os quatro Evangelhos e o Novo Testamento. Jerônimo traduziu o Antigo e o Novo Testamento, a Vutgata, para o latim. Em 383-4 d.C, Perseguido após a morte de Damaso, ele foi para Belém, na Judéia, e lá completou a tradução da Bíblia, 34 anos depois

Ele morreu no começo do século V. 


MENINO NÃO É QUEIMADO PELO FOGO
10 - O menino João caiu num forno aceso de cal. Sua irmã que o viu cair invocou devotamente o santo e o viu sair ileso.


QUEDA SEM FERIMENTO
11- Um irmão pregador estando no alto da igreja ocupado com o teto, caiu no chão. Durante a queda invocou o santo e não sofreu nenhum ferimento.


CURA DE MEMBROS DISFORMES
12- O autor menciona nessa lista as rápidas curas dos membros disformes de Pedro Gisualdo, da filha de uma família pobre de Diriano e de um enfermo de nome desconhecido.








O Dia Mundial do Tradutor (30 de setembro) trata-se de mais uma homenagem a São Jerônimo, que também é patrono dos tradutores.
O mês de setembro também é o mês da Bíblia para a Igreja Católica, em atenção ao dia de sua morte 30 de setembro.






PRESO É LIBERTADO

13 - Gualterucio de Manfredônia foi feito prisioneiro de uma guerra de 1314 em Drepano, cidade da Sicília. Prometeu ao Bem-aventurado Jerônimo que se fosse libertado, mandaria celebrar 8 missas em sua honra. Solto de forma misteriosa, cumpriu sua promessa.


AFOGADO É SALVO
14 - Sabino de Salpis, ao atravessar o rio, afundou e estava prestes a afogar-se. Tendo invocado o santo saiu ileso do incidente.


CEGO, SURDO E MUDO CURADOS
15 - Através dessa mesma invocação, ficaram completamente curados o cego Domingo de Salpis, próximo de Casal do Santo Clérigo, e os dois filhos da senhora Petra, um mudo e outro surdo.

RESSUSCITA MORTA
16 - Uma menina, natimorta, ressuscitou.


POSSESSA É CURADA
17 - A cura de uma jovem de Cascilucio, que estava possuída pelo demônio.


ANIMAIS CURADOS E MENINO SALVO
18 - Outros fatos milagrosos, relatados em Troia, foram a recuperação de um falcão ferido, a cura de um cavalo caro e de grande utilidade que estava praticamente agonizante e a salvação de um menino que fora arrastado durante algum tempo por um cavalo em disparada






















Oração a São Jerônimo


Ó glorioso São Jerônimo, na tristeza que nos cerca aqui, na terra, nós elevamos o nosso pensamento a ti que estás na glória de Deus.

Tu que passastes a vida no estudo severo dos livros diversos, chamaste as pessoas à fonte da verdadeira sabedoria e como a Águia pisca ao eterno sol, tiveste em desprezo a maldade do mundo.

Nós, filhos deste século frívolo, fervorosos imploramos o teu patrocínio. Guia-nos à procura da verdade, atrai-nos tu ao verdadeiro tesouro da alma, à luz das celestes coisas e eleva-nos em espírito até Deus. E por último faz que imitando-te na terra mereçamos gozar contigo no céu. 
Amém.






Muitas vezes, São jerônimo é retratado com um leão aos pés,
 pois conta a lenda que ele ajudou um leão com a pata ferida
 e esse animal tornou-se ajudante de seu mosteiro, 
comportando-se como um cão de estimação.




Novena à São Jerônimo

Para proteger de desastres em viagem ou nas ruas de uma cidade

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

Bem aventurado São Jerônimo, que tendes poder sobre os elementos do céu e da terra, poder que vos foi confiado por Deus.

Nosso Senhor, o vosso devoto e crente em vossos merecimentos vos roga, humildemente, não desampareis em seus passos.

São Jerônimo, que sois tão bondoso paracom aqueles que pedem vosso socorro e vossa assistência,ouvi a minha prece e afastai de mim os perigos, fazendo com que a minha existência seja preservada, enquanto o Senhor Deus assim o permitir.

Sêde, caridoso São Jerônimo, o meu guia, onde eu estiver caminhando, o meu guarda e o meu abrigo.pela cruz de nosso Senhor + Jesus Cristo.Assim seja.

Rezar esta oração e um Pai-Nosso e uma Ave-Maria durante nove dias.









Fonte de pesquisa:


http://books.google.com.br/books?id=5KWoOvZt1RUC&pg=PA180&lpg=PA180&dq=milagres+de+s%C3%A3o+jer%C3%B4nimo&source=bl&ots=R_nWmjkOOX&sig=QD_V6ifh95I4R5CfYIwhTLt69vY&hl=en&sa=X&ei=Q7wkVMzyC8jBggT46oLwDg&ved=0CDMQ6AEwAzgK#v=onepage&q=milagres%20de%20s%C3%A3o%20jer%C3%B4nimo&f=false













2 comentários:

  1. São Jerônimo fes vários milagres de cura cura de conversão, etc...

    ResponderExcluir
  2. No Brasil quase não se vê igrejas dele. Do no camdoble e muito festejado.

    ResponderExcluir