sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A IGREJA CATÓLICA NUNCA ACEITOU A REENCARNAÇÃO.

A Igreja aceitou a reencarnação no passado?
Há reencarnação na história da Igreja Católica?

A reencarnação nunca foi uma doutrina católica; a Carta ao Hebreus (9,27) diz: “E como é fato que os homens devem morrer uma só vez depois do que vem um julgamento…”

 Basta esse versículo para mostrar que a doutrina católica nunca aceitou a reencarnação. 

“Acontece porém que no século III os monges discípulos de Orígenes, adotaram essa tese julgando que era doutrina do seu mestre. 

Na verdade, Orígenes propôs como hipótese a pré-existência das almas, mas como mera hipótese. Orígenes não pregava a reencarnação.








Assim, professava até o século VI: Em 553 um sínodo de Constantinopla rejeitou radicalmente essa tese, que alias só era professada pelos origenistas.

 Assim, não se pode dizer que a reencarnação era doutrina comum que a Igreja eliminou do seu credo. Há tendências preconceituosas mesmo nos grandes estudiosos”.

Vejamos um pouco da reencarnação na Tradição da Igreja, como explica o saudoso Dom Estevão Bettencourt em artigo citado a seguir. 

São Clemente de Alexandria (†215) julga ser a doutrina da reencar­nação arbitrária, porque não se baseia nem nas sugestões da nossa cons­ciência nem na fé católica; 

lembra que a Igreja não a professa, mas, sim, os hereges, especialmente Basilides e os Marcionistas. (Cf.: Eciogae ex Scripturis Propheticis XVII PG 9, 706; Excerpta ex Scriptis Theodoti XVIII, PG 9, 674; Stromata Iii, 3; IV, 12 PG 1114s. 1290s).

 Todas as citações deste artigo estão na revista “Pergunte e Responderemos”, n. 442, 1999, pg.109.

S. Irineu († 202) observa que em nossa memória não se encontra vestígio de pretensas existências anteriores (Adv. Haer II, 33, PG7,B3Os); em nome da fé, opõe o dogma da ressurreição dos corpos: nosso Deus é bastante poderoso para restituir a cada alma o seu próprio corpo (lb. II 33, PG 7, 833).







"...Creio na Ressureição da Carne
Na Vida Eterna
Amém."

Símbolo Apostólico




A REENCARNAÇÃO É ANTI-CRISTO

Reencarnação significa negar Cristo. Quem crê na reencarnação acredita que será salvo se aperfeiçoando através de diversas vidas. Quem crê em Cristo acredita que será salvo por Jesus se arrependendo de seus pecados, confessando, fazendo penitência, praticando o bem nesta vida.
Logo, a reencarnação é a negação de Cristo como Salvador, a reencarnação é anti-cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário