quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O NATAL É A FESTA DA VITÓRIA DO CRISTIANISMO SOBRE O PAGANISMO





Leio argumentos vazios de pessoas afrimando que o Natal não é uma festa cristã, mas pagã.
Acho que esse povo cresceu em outro mundo. Todos sabem que no Natal se festeja o Nascimento de Cristo, o Senhor.

Na memória de nossa civilização, não ficou uma lembrança sequer do deus sol festejado pelos romanos, pois os cristãos conseguiram fazer que a sociedade esquecesse a existência desse falso deus, um ídolo.

É frequente encontrar nos escritos patrísticos exortações como esta de S. Agostinho: «Alegremo-nos, irmãos, rejubilem e alegrem-se os povos. Este dia tornou-se para nós santo não devido ao astro solar que vemos, mas devido ao seu Criador invisível, quando se tornou visível para nós, quando o deu à luz a Virgem Mãe». 

Nas palavras de Santo Agostinho, mas abaixo, no tamos que os primeiros cristãos começaram a festejar o Nascimento de Cristo no dia em que os pagãos comemoravam o nascimento do deus  sol deles com o intuito de substituir essa festa e mesmo fazer que Cristo, o verdadeiro Sol, fosse lembrado e Mitra, o deus pagão do sol, esquecido.









Eis o que Santo Agostinho diz:

"Por isso, irmãos, festejemos solenemente este dia; mas não como os pagãos que o festejam por causa do astro solar; mas festejemo-lo por causa daquele que criou este sol. Aquele que é o Verbo feito carne, para poder viver, em nosso benefício, sob este sol: sob este sol com o corpo, porque o seu poder continua a dominar o universo inteiro do qual criou também o sol. Por outro lado, Cristo com o seu corpo está acima deste sol que é adorado, pelos cegos de inteligência, no lugar de Deus que não conseguem ver o verdadeiro sol de justiça» (S. Agostinho).


Que o Natal é uma festa que tem base bíblica também é evidente, pois diz o Evangelho:

eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Lucas 2,10

Ora, qual não deve ser a alegria de todo o povo no dia do Nascimento do Senhor. Ninguém sabe qual foi a data certa, maso importante é fazermos a memória, "pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." Lucas 2,10-11




















Nenhum comentário:

Postar um comentário