terça-feira, 21 de abril de 2015

A FAMÍLIA DE JESUS - AVÓS, PRIMOS, TIOS, PARENTES SANTOS VENERADOS PELA IGREJA


Entre os parentes de Jesus que se desacaram na História Cristã e na piedade popular temos:


  • 1 - (a bisavó de Jesus), Santa Emereciana, mãe de Santa Ana, a mãe da Virgem Santíssima;
  • 2- Santa Esméria (tia avó de Jesus)
  •  3- (os avós de Jesus), Santa Ana  e São Joaquim; 
  • 4- a prima da Virgem Maria, Santa Isabel
  • 5-  o primo segundo  de Jesus , São João Batista ;
  • 6-seus tios, São Cléofas e Santa Maria de Cléofas, pais dos primos de Jesus
  • 7- os primos ( irmãos do Senhor), São Tiago o Menor, São Simão e São Judas Tadeu;
  • 8- Santa Maria Salomé, irmã da Virgem Maria, tia de Jesus, mãe dos filhos de zebedeu, 
  • 9- os primos de Jesus, São Tiago, o Maior, e São João Evangelista.
  • 10- São Servácio, primo de São João Batista, parente distante de Jesus.


Não encontrei nenhum registro de devoção ou história a respeito do outro irmão do Senhor José. Ele não é mencionado como Apóstolo ou discípulo de Jesus.




  • 1- SANTA EMERENCIA ou EMERENCIANA - AVÓ DE MARIA E BISAVÓ DE JESUS







Santa Emerenciana no alto, Nossa Senhora com o Menino Jesus ao lado de Santa Ana, sua Mãe.


Santa Emerenciana é mãe de Santa Ana ( a Mãe da Virgem Maria e avó de Jesus) e de  Santa Esméria (mãe de Santa Isabel e avó de São João Batista). Por isso Maria e Isabel eram primas (Lc 1,36). 

 Algumas tradições afirmam que os nomes dos pais de Santa Ana eram Estolano e Emerenciana, outros afirmam que era Akar e Maria.





No lado esquerdo, São Joaquim, Santa Ana, a Virgem e o Menino.
No lado direito, Santa Emerenciana ou Emerencia e seu marido Estolano, pais de Santa Ana e bisavós de Jesus.







  • 2- SANTA ESMERIA - IRMÃ DA AVÓ (TIA AVÓ) DE JESUS - TIA DE NOSSA SENHORA -  MÃE DE SANTA ISABEL E AVÓ DE SÃO JOÃO BATISTA


Esmeria, também conhecida como Sovin ou Sobe , era a mãe de Santa Isabel e uma irmã de Santa Ana, a mãe de Maria, mãe de Jesus , de acordo com fontes medievais bizantinas.


Havia três irmãs de Belém , filhas de Matã ou Fanuel, o sacerdote, e Maria ou Emerencia, sua esposa, sob o reinado de Cleópatra e Sosipatrus, antes do reinado de Herodes , o filho de Antípatro : a mais velha era Maria, a segunda foi Sobe (ou Esméria), o nome da mais nova era  Ana. A irmã mais velha casou-se em Belém, teve por filha Salomé, a parteira; Sobe se casou em Belém, e foi a mãe de Santa Isabel, que foi mãe de São João Batista ; Por fim, a terceira casou na Galiléia , e trouxe à luz Maria, mãe de Cristo.






Acima, no lado esquerdo, temos Santa maria Salomé com seus dois filhos, em pé Zebedeu, seu marido, e ao lado dele, Santa Esméria com Eliud, seu filho, irmão de Santa Isabel, e bisavô de Saõa Servácio. Santa Esméria era irmã de Santa Ana, avó de São João Batista e Tia Avó de Jesus.

De acordo com outra tradição, Santa Ana teria ficado viúva e se casado três vezes. A primeira, com Joaquim de quem teve Maria, a Mãe de Jesus. Depois com Cléofas de quem teve Maria de Cléofas e por último com Salomé de quem nasceu Maria Salomé. Por isso, em muitas imagens os três maridos são retratados acima dela.
Ao lado direito, temos Maria de Cléofas, esposa de Alfeu, com os irmaõs do Senhor, João, Tiago, Judas e José, e em pé Santa Isabel com São João Batista menino e Zacarias ao lado.




  • 3- Santa Ana e São Joaquim - AVÓS MATERNOS DE JESUS

Os dados biográficos que sabemos sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago.

Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha, Maria, que foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.





  • 4- Santa Isabel - FILHA DE SANTA ESMÉRIA - PRIMA DE MARIA, NOSSA SENHORA

Viveu no primeiro século e foi Mãe de São João Batista, santo que antecedeu Jesus e o batizou. Jesus e João, por consequência, eram primos. Tudo que sabemos dela e de seu esposo, São Zacarias, é encontrado no primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas.





Isabel recebeu a visita de Maria, mãe de Jesus, e  na época Maria cantou um hino de homenagem a Isabel, hoje conhecido como o "Magnificat".






  • 5- São João Batista - FILHO DE SANTA ISABEL -  PRIMO SEGUNDO DE JESUS

São João Batista, filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus. 

Ele  é o precursor do Messias .

Na liturgia da Igreja Católica sua festa e celebrada desde os primeiros anos da igreja católica no dia 24 de junho, e sua carreira como profeta é descrita nos evangelhos.










  • 6- São Cléofas ou Alfeu e Santa Maria de Cléofas - TIOS DE JESUS





Ela era irmã de Nossa Senhora, casada com Cleófas (ou Alfeu) e, portanto tia de Jesus Cristo.

 É também considerada a “Mãe dos irmãos de Jesus” (Mc 6,3; Mt 13,55)a mulher de Cléofas descrita em Jo 19,25,  uma expressão semítica que significa “primos”.

         Historiadores escrevem que Cleófas era irmão de São José e pai de São Judas Tadeu, São Tiago Menor e de São Simão.


Alfeu e Cléofas seriam transcrição e pronúncia do mesmo nome hebraico Halphai ou dois nomes trazidos pela mesma pessoa. Alfeu Cléofas, presumivelmente, porque ele é o pai de Tiago, o Menor, e de José, primos de Jesus. No Evangelho de João, Maria, mãe de Tiago e José, é chamada “a mulher de Cléofas” e irmã, em maior ou menor precisão, de Maria, a Mãe de Jesus.






Santa Maria de Cléofas com seus filhos: Tiago, o Menor, José,  Simão e  Judas Tadeu, que são primos do Senhor.



7 - OS PRIMOS DE JESUS (IRMÃOS EM LINGUAGEM BÍBLICA)




 Os irmãos de Jesus descritos no Evangelho (Mc 6,3; Mt 13,55) eram filhos de outra Maria.

Tiago e José, descritos como irmãos do Senhor, eram filhos de outra Maria (Mateus 27,56; Marcos 16,1) (talvez a mulher de Cléofas descrita em Jo 19,25). Tiago e Judas  são descritos como filhos de Alfeu (Mateus 10,3; Atos 1,13).

Judas é descrito como sendo irmão de Tiago (Lucas 6,16; Atos 1,13; Judas 1,1). Logo, eram todos irmãos, filhos de outra Maria e de Alfeu.

Simão é o único que não é descrito como tendo um pai ou mãe, mas podemos concluir que também era primo de Jesus, assim como os demais.


A expressão "Irmãos de Jesus" na verdade quer dizer PRIMOS DE JESUS. Não havia a palavra primo em aramaico na época de Jesus. O irmão significava não só o filho do mesmo pai e da mesma mãe, como também primos.
Há várias passagens bíblicas que mostram o termo irmão no sentido de parente ou primo (Gn 13,8; Gn 31,22-23; Ex 2,11; Jz 9, 1-3; I Cr 15,1-5; I Cr 23,21-22; II Cr 36,10).
Quando o Evangelho foi escrito em grego, os evangElistas continuaram usando o termo irmão no sentido aramaico.
São Paulo usa o mesmo termo em grego "αδέλφοι " (I Cor 15,6) para falar de irmãos na fé.






  • São Simão o apóstolo - IRMÃO DO SENHOR, PRIMO DE JESUS

Simão era filho de Cleophas e Maria. Cleophas era irmão de São José e ela irma de da Virgem Maria, assim Simão era primo irmão de Jesus.

Também chamado de Canaanite (Mt10:4;Mc3:18) ele era um dos apóstolos e foi mencionado varias vezes no Novo Testamento. Conhecido como o Zeloso (Luc 6:15 e Atos1:13) por sua dura obediência lei dos judeus, Simão foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Foi bispo em Jerusalém.



  • São Judas Thadeu - IRMÃO DO SENHOR, PRIMO DE JESUS

São Judas, filho de Cleophas ou Alfeu que morreu martirizado, ( Cleophas era irmão de São José) e de Maria Cleophas,( irmã de Nossa Senhora)  assim era primo irmão de Jesus e diziam que se parecia muito com Ele.


Era irmão de São Tiago, o menor e de São Simão, o apóstolo .
 Lucas também chama Judas o "Zealote"(o fanático) (Luc 6:15). 

Ele é o autor do menor dos livros do Novo Testamento :
"A carta de Judas"; embora no versículo 17 desta carta, deixa uma dúvida de que talvez os apóstolos de Jesus já haviam morrido.




  • São Tiago, o menor - IRMÃO DO SENHOR, PRIMO DE JESUS

Tiago, de acordo com Marcos (15:40) ele estava com as mulheres Maria (chamada de mãe de Tiago por Marcos, 16:1)e Maria Madalena na crucificação de Jesus. Ele é também chamado ( Mt 27:56) primo em primeiro grau de Jesus.

Este Tiago seria o mesmo "Tiago da Epistola de Tiago" que começa chamando a si próprio de "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" o que pode indicar que isso era um título oficial da Igreja da época. Tiago usa o tom de autoridade de quem era bem conhecido na Igreja e acostumado a usar de sua autoridade.







Santa Ana com São João Batista diante do Menino Jesus com Santa Maria e  São José.





Santa Isabel com São João Batista, São José, Nossa Senhora, o Menino Jesus, São Joaquim e Santa Ana.





  • 8- Santa Maria Salomé - IRMÃ DE MARIA, MÃE DE JESUS (segundo algumas tradições)












Maria Salomé era casada com Zebedeu (Mateus 20, 20-23;Lc 5, 10), mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o maior ( conhecido nos países de língua inglesa como Saint James, the Greater) e seria prima ou irmã da Virgem Maria. Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua ressurreição. O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.

Diz os Evangelhos que Jesus e Salomé em uma conversa, ela pede a Jesus para coloca-la e seus filhos com Ele em Seu Reino no céu. É que Tiago e João o seguiriam seu exemplo de humildade e sacrifícios para ganhar e merecer seus lugares lá. 



  •  9 - PRIMOS DE JESUS, filhos de Santa Maria Salomé, Mulher de Zebedeu : São Tiago, o maior e Sã João, o Evangelista


  • São Tiago, maior - PRIMO DE JESUS

 Filho de Zebedeu e Salomé ele pescava para viver com o seu irmão João (o evangelista) na Galiléia. Cristo deu a Tiago e a João o apelido "Filhos do Trovão" para expressar a sua natureza apaixonada.  Ler: (Luc 9,54-56; Mar10,35-41; Mc5, 37).  Tiago, o maior, é considerado o protomártir dos apóstolos, morto pelo Rei Herodes Agrippa em Jerusalém (Acts 12,2). Ele foi decapitado e seu martírio é o único relatado pelos apóstolos no Novo Testamento. 


  • São João, o evangelista - PRIMO DE JESUS

São João, o evangelista, era filho de Zebedeu e Salomé e era o irmão mais novo de Tiago, o Maior. 
João seria o discípulo mais amado do Senhor e é dito que teria escrito o Livro das Revelações (o Apocalipse), o último livro da Bíblia.Ler: (Luc 9, 54-56; Mar 10 ,35-41; Mc 5, 37; Gal 2, 9;  Jo 20, 3-8; Jo 18,15-16; Jo 21,7; Jo21:20-23; Atos 3:1-11; Atos 4:1-21)  



A família de Santa Ana por Marten De Vos










  • 10 - São Servácio

Nascido na Armênia, morreu em Maastricht , tradicionalmente em 384, foi bispo de Tongeren -Latin: Atuatuca Tungrorum , a capital do Tungri -. Servatius ou Servácio é santo padroeiro da cidade de Maastricht e as cidades de Schijndel e Grimbergen . Ele é um dos santos de gelo . Sua festa é 13 de Maio.
 Duas vitae ( biografias ) afirmam que seu lugar de nascimento foi a Armenia e fazem dele um primo de São João Batista , e, assim, um parente distante de Jesus.






Mais um quadro retratando Santa Ana, a matriarca, com Nossa Senhora e o Menino Jesus ao centro, Santa Maria de Cléofas com seus filhos, os irmãos do Senhor, do lado esquerdo. Santa Maria Salomé, esposa de Zebedeu, com seu  filhos, os filhos do trovão, como Jesus dizia, São Tiago o Maior, e São João, o Evangelista.










Quadro: A família de Santa Ana. Retratando as três filhas de Santa Ana, de acordo com a tradição.
No lado direito, Santa Maria Salomé e seu esposo Zebedeu com São João e São Tiago, o Maior.
No lado esquerdo, Santa Maria de Cléfas e São Cléofas, com São Tiago, o Menor, São Judas Tadeu e São Simão, o Zelote e José, primos de Jesus.
Ao centro, Santa Ana sentada, e Nossa Senhora como o Menino e São José ao lado.


Na extrema esquerda, Emyu está conversando com Cleophas, como indicado por seus gestos de mão. Sentado abaixo dele é sua esposa Memelia, wearning um turbante exótico e segurando um livro aberto. Ao lado dela, vestido com uma túnica vermelha, é o seu filho Servatius (d 384.), O ex-bispo e santo padroeiro de Maastricht: seu nome é dado no pergaminho que ele está segurando. Segundo a tradição medieval, Emyu era filho de Eliud e neto de Esmeria, a irmã de St Anne: seu filho Servatius foi, assim, acredita-se estar relacionado com Cristo. Esta suposta genealogia de St Servatius pode ser encontrada na arte medieval, logo no século XII. Ele também foi corroborado pelo autor medieval Jacobus de Voragine, autor da  Legenda Aurea . A inclusão de St Servatius e seus pais aqui é particularmente apropriado para uma pintura destinado para a catedral de que Servatius era o santo padroeiro.
Abaixo de Cléofas temos Alfeu com Santa Maria de Cléofas e seus quatro filhos, Tiago, João, Judas Tadeu e Simão.
No lado direito, temos Santa Isabel com São João Batista menino de vermelho e Zacarias conversando com Salomé, outro esposo de Santa Ana. Abaixo de Salomé, temos Zebedeu e Santa Maria Salomé com Tiago o maior e João Evangelista, seus filhos.
Ao centro, Santa Ana conversa com São Joaquim, pai de Nossa Senhora, sentada abaixo com o Menino e São José.



FONTES:

http://imaginemdei.blogspot.com.br/2011/07/glorious-st-anne-iconography-of-st-anne_24.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salom%C3%A9_(irm%C3%A3_de_Maria)
http://www.cademeusanto.com.br/santa_salome.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Three_Marys
http://ocarmelo.blogspot.com.br/2012/07/santa-ana-26-de-julho.html
http://www.jangadabrasil.com.br/julho35/fe35070b.htm
http://www.filhosdapaixao.org.br/escritos/esclarecimento/004_irmaos_de_jesus.htm
http://www.cademeusanto.com.br/sao_tiago.htm
http://www.geni.com/people/Sobe-or-Esmeria/6000000003820929230
http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Servatius
http://fraternidadesaogilberto.blogspot.com.br/2012/05/sao-servacio-bispo.html
https://www.catharijneconvent.nl/adlib/41723/?q=middelrijns+altaar
http://en.wikipedia.org/wiki/Sobe_(sister_of_Saint_Anne)
https://journeyingtothegoddess.wordpress.com/tag/saint-anna/






9 comentários:

  1. Muito bom, diversificado, simplificado e de facil assimilação.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e muito bem explicado. Foi um gosto ler.

    ResponderExcluir
  3. Amei esse estudo,muito bom parabéns a todos; DEUS vos Abençoe.

    ResponderExcluir
  4. O nome da avó de jesus é miryanne( Ana Maria)

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. O próprio texto afirma que há tradições diferentes para os nomes dos bisavós de Jesus. Essas tradições não são dogmas católicos. Ou seja, ninguém é obrigado a acreditar em textos Apocrifos ou devocionais. O importante é crer nos dogmas essenciais ao Catolicismo: Cristo nasceu da Virgem Maria.

      Excluir
  6. Natan é matan (matatia) macabeus, asmoneus.natan ,marido de Ana( Ana Maria).

    ResponderExcluir