segunda-feira, 23 de maio de 2016

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DO PÃO








Nossa Senhora do Pão

O culto de Nossa Senhora do Pão apareceu pela primeira vez na sequência de um evento milagroso que remonta a 1707, quando a cidade de Novoli (Le), Itália,  foi atingida por uma terrível praga que dizimou a população.

 A epidemia se espalhou rapidamente e inútil foram as orações a Santo Antônio Abade e os cuidados prestados na forma tradicional. 







foto novoli 202





Foi então que a Virgem Maria apareceu para a plebeia Giovanna ( "o Giuanna Noscia"), uma jovem muito pobre que não podia nem ler nem escrever. 

A simpática senhora veio até Giovanna, entregou-lhe pão e disse-lhe para levá-lo para o pastor e não dispensar os moribundos. Sem fôlego, a menina tomou o pão,  foi para o padre e disse-lhe o que tinha acontecido. 






600



Estes, a fim de evitar quaisquer ilusões, mandou Giovanna a Nossa Senhora para aprender a Ave Maria. Em resposta, Nossa Senhora disse à menina para dizer ao pároco de que tem tido a uma boa escola e tem sido dirigida por uma boa mestra.

 Estas poucas palavras foram o suficiente para torná-lo claro de que estava na frente de um milagre, e que a senhora era a Virgem Maria.

 Imediatamente ele visitava os doentes e distribuia o "pão de Maria", dizendo o que tinha acontecido com Giovanna.

 Milagrosamente curou os doentes.

 Na verdade, em 1705 e 1706, houve uma alta mortalidade que fez com que os habitantes a buscar intervenção divina e em 1707, o ano aparição, caiu morto. 
Nas imediações do nicho onde a menina viu Nossa Senhora, em um lugar chamado "cuneddha", uma igreja foi erguida em sua homenagem. 






Oficialmente, a igreja é descrita pela primeira vez na visita pastoral de 1746. 

Naquela ocasião, de fato, foi afirmado que a igreja dedicada à Virgem de Constantinopla apresentada com uma nave única e três altares, a principal com um nicho de pedra com a imagem de Nossa Senhora de Constantinopla desenhada na parede e o lado respectivamente dedicado a São Marcos e Santo Agostinho. 

Foi em 1853 que a capela de Nossa Senhora de Constantinopla levou à primeira vez o nome "Maria SS. Del Pane", como evidenciado no santo verbal Visita Pastoral que também relatou "a necessidade de registrar um relatório de tantos fatos prodigiosos escritos pelo Rev . D. Vincenzo Tarantini ".

 Em 1855, a cólera se alastrou na província de Lecce e, prodigiosamente, enquanto Lecce, Trepuzzi, Squinzano, Cariano Arnesano foram atingidAs pela doença contagiosa, a única Novoli, que tinha recorrido ao padroeiro amado, ele permaneceu imune a doença, de modo que os habitantes dos países vizinhos vieram pedir o pão abençoado por Maria SS. Constantinopla para serem libertados da praga.

 Desde o final de 1800, o título de Nossa Senhora do pão apareceu mais e mais vezes, para se tornar o único título da Padroeira de Novoli; Foi Mons Zola (na visita pastoral de 1880) como um lembrete de que o clero de Novoli solennizava o protetor no terceiro domingo de julho.







 Dentro da igreja tem a estátua da Virgem, do artista Luigi GUACCI; o simulacro é recebido por banca de mármore de julho de 1930, após um incêndio por uma vela caída (26 de abril de 1929) destruiu a estátua velha e danificou o templo. 

Diz-se de muitos milagres atribuídos a Nossa Senhora de pão, tais como a cura de um pedreiro de Novoli, um cânone de Lecce, o padre Pisignano, depois de ser ungido com o óleo da lâmpada que iluminava o nicho com a imagem da Virgem; e também, em 1890, o milagre de uma menina de doze anos cair em um poço e ser salva pela intercessão de Maria.

 A partir do século XVIII, então, o culto de Nossa Senhora do Pão é fortemente sentido em Novoli e também a igreja dedicada a ela é vistada quase como a casa do pão; e o pão, na fé dos devotos e do coletivo, estava indo para completar a imagem das vidas retratadas no brasão de armas da cidade, em uma Eucaristia simbólica e perfeita.




















FONTES:

http://www.tanogabo.it/Religione/Madonna_pane.htm
http://www.paisemiu.com/news/index.php/editoriale/728-madonna-del-pane-la-tradizione-regala-radici-e-ali
http://flickeflu.com/photos/55372349@N05












Nenhum comentário:

Postar um comentário