terça-feira, 17 de janeiro de 2017

DEVOÇÃO AOS SANTOS É BÍBLICA E ANTES DO CRISTIANISMO CATÓLICO

Ter devoção a um Santo não é invenção católica, já no Antigo Testamento, assim como no Novo, vemos que os judeus já faziam a memória de seus Santos, os Patriarcas e Profetas. A devoção consiste em ter o Santo como uma referência na sua relação com Deus.

 A única diferença entre os judeus e os cristãos católicos é que antes não se pedia a ajuda dos Santos após a morte, pois só com a ressurreição e ascensão do Senhor Jesus é que os Santos entraram na glória do céu, e todos fazemos parte desse Corpo místico de Cristo.

 Unidos na terra, no Purgatório ou no céu, podemos nos ajudar pela contínua intercessão, o que chamamos  no Credo pelo nome de "comunhão dos Santos".



Image result for MOSES PRAYING IN HEAVEN






MOISÉS DEVOTO DOS SANTOS PATRIARCAS

Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. 
Êxodo 3,16

Lembra-te dos teus servos, Abraão, Isaque, e Jacó. Não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua impiedade, nem para o seu pecado; 
Deuteronômio 9,27


Para que hoje te confirme por seu povo, e ele te seja por Deus, como te tem dito, e como jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. 
Deuteronômio 29,13





Image result for MOSES PRAYING IN HEAVEN






DEVOTOS DO SANTO PROFETA SAMUEL:

Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus.
Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus.
Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos.
E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.

1 Samuel 7,7-10


Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor deu trovões e chuva naquele dia; por isso todo o povo temeu sobremaneira ao Senhor e a Samuel.
1 Samuel 12,18

Image result for saint prophet samuel


PROFETA ELISEU DEVOTO DE ELIAS:




A devoção aos Santos na Bíblia pode ser encontrada na devoção de Eliseu para com Elias. 

Eliseu seguiu o Profeta Elias para o servir ( II Reis 19,21) e simboliza todos aqueles que são devotos de um Santo:


"Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia."
(1 Reis 19,21).





Todo devoto busca aprender do Santo sua experiência de Deus (Hebreus 6,12; 13,7; Tiago 5,10), daí porque Eliseu  pediu um porção dobrada do espírito de Elias (II Reis 2,9).


"Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim."
(2 Reis 2,9)




Todo devoto se confia à intercessão de seu Santo favorito (Gênesis 20,7.17; Isaías 37,1-5; Jó 42,8; Filipenses 1,19; Tiago 5,16; Apocalipse 5,8) , como Eliseu que orava Deus invocando o nome de Elias (II Reis 2,14):


"E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou."
(2 Reis 2,14)


Todo devoto admira a vida de seu Santo padroeiro e se coloca diante dele como Eliseu que louvava Elias (II Reis 2,12).

"O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes."
(2 Reis 2,12)


Todo devoto lembra-se de seu Santo padroeiro para imitar-lhe a fé (Hebreus 13,7), as virtudes, para tê-lo como exemplo de amor a Deus e como um intercessor diante do trono do Altíssimo (Apocalipse 7,15; Hebreus 11,4), mantendo-lhe a memória desperta (Isaías 62,6-7). 



Image result for saint prophet eliseu see elias heaven fire






ELIAS VENERADO COM DEVOÇÃO:


Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?

1 Reis 18,7


Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo. Mateus 27,49


E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a numa cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá Elias tirá-lo. 
Marcos 15,36


E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Este chama por Elias, 
Mateus 27,47



E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. 
Lucas 1,17





DEUS SENTE PRAZER EM SER CONHECIDO POR MEIO DA DEVOÇÃO E MEMÓRIA DOS SEUS SANTOS:


E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
 Êxodo 3,15



E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.
 Êxodo 6,8



Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o Senhor.
E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
Êxodo 6,2-5




Related image


DEVOÇÃO DO POVO A DAVI

Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.

1 Samuel 25,23



Então Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi meu senhor para sempre. 
1 Reis 1,31



Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
 Isaías 55,3



Lembra-te, SENHOR, de Davi, e de todas as suas aflições. 
Salmos 132,1


Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido. 
Salmos 132,10



E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul.
 1 Samuel 18,12


E Davi veio a Ornã; e olhou Ornã, e viu a Davi, e saiu da eira, e se prostrou perante Davi com o rosto em terra.
 1 Crônicas 21,21 

Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
Romanos 4,6

Image result for PEOPLE BEFORE SAINT MOSES OLD TESTAMENT



DEVOÇÃO DO POVO A MOISÉS:

Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Hebreus 3,3


. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. 
João 5,45

Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. 
Marcos 7,10



Image result for SAINT ABRAHAM SOUL LAZARO


DEVOÇÃO AO SANTO  ABRAÃO:

És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem te fazes tu ser?
 João 8,53


Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. João 8,39




Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. João 8,56


E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo.
 Gênesis 26,24


De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Gálatas 3,9


 Bendito seja o SENHOR Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benevolência e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, o SENHOR me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor. 
Gênesis 24,27


Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei. 
Isaías 51,2




O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra. 
Gênesis 48,16

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 
Lucas 16,22

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 
Lucas 16,24



Nenhum comentário:

Postar um comentário