sexta-feira, 17 de março de 2017

MARIA , MÃE DE JESUS, É MAIS QUE ABRAÃO - BÍBLIA - RAINHA DOS PATRIARCAS



Achei engraçado um evangélico revoltado porque eu tinha escrito que a Virgem Maria é maior que Abraão. Para mim parece algo tão óbvio que ela seja, ms resolvi refletir no porquê afirmo isso.

A Virgem Maria foi o único ser puramente humano profetizado desde o momento em que Adão e Eva foram expulsos do paraíso (Gên 3,14-15).

Ela foi profetizada pelos profetas (Is 7,14; Miq 5,2; Zac 2,14;).

Abraão foi uma figura importante, o Grande patriarca do povo de Israel, mas era uma preparação do que deveria vir. Abraão , assim como todo o Antigo Testamento, preparou e prefigurava o que deveria vir no Novo Testamento, pois " vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher", a Virgem Maria (Gálatas 4,4).







Cristo era maior que Abraão, porque era Deus. Maria é mais que Abraão, porque é a Mãe de Deus mas o seu valor é principalmente por ser a Escrava do Senhor (Lucas 1,38), aquela que é bemaventurada porque ouvia a palavra de Deus e a guardava. (Lucas 11,28; Lucas 2,19).

Abraão era o amigo de Deus (Tg 2,23). Maria foi a Mãe de Deus (Jo 1,1; 2,3). A Mãe é mais que um amigo.

Abraão falava com Deus como a uma amigo. Maria falava com Deus como a um Filho na pessoa de Jesus, como a um amigo, seu Senhor e seu Deus.

Abraão foi venerado como Pai pelos hebreus, um Pai na fé:

Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
S.  João 8,39

E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
S Mateus 3,9

E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
S. Lucas 16,24


Muito mais justo Maria é venerada pela única Igreja fundada por Cristo ( a Católica) como a Mãe na fé (Apo 12,1-2.5.17).

Antes de todos os discípulos e Apóstolos, Maria foi a primeira seguidora de Cristo, a primeira  a dizer " Eis aqui a Escrava do Senhor" :


Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
S.Lucas 1,38

Enquanto a maioria dos Apóstolos fugiram com medo de darem testemunho de sua fé aos pés da cruz, a Virgem Maria permaneceu lá diante da cruz.  O texto bíblico não diz que ela chorava, mas o fato de estar ali diante do Filho mostra sua fé inabalável:

 E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
S.João 19,25

A Virgem Maria foi o único ser humano a receber o Espírito Santo de modo único:
-primeiro para gerar o salvador;
-segundo , no dia de Pentecostes, considerado o nascimento da Igreja


Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
Atos 1,14

 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
Atos 2,1


Maria deu à luz ao Salvador e deu à luz, por conseguinte, à sua Igreja, sendo ela mesma parte dessa Igreja. 

Ninguém melhor e digno de receber o nome de Mãe.

Não é a toa que São João representa a Virgem Maria e a Igreja numa imagem só e a coroa de doze estrelas. Todas as tribos de Israel girando em torno da Mãe de Jesus, digna de louvor. Amém!



E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
Apocalipse 12,1-2

E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
Apocalipse 12,5

E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente (Filhos de Maria - a Igreja), os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 12,17



Por iso ela é digna de ser chamada de Regina Patriarcarum, Rainha dos Patriarcas.


Image result for regina patriarcarum





2 comentários:

  1. Perfeito! É isso mesmo. Infelizmente esse pensamento evangélico que nasceu em 1700 tomou conta do mundo como uma verdade de fé. Mas a verdade é essa mesmo
    Maria é maior que Abraão
    Abraão é o amigo de Deus, mas Maria é a Mãe de Deus
    Abraão fez um sacrifício espiritual ao oferecer seu filho único no monte Moriá
    Maria fez um sacrifício físico ao oferecer seu filho único no novo monte Moriá que é o templo de Jerusalém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. O sacrifício de Isaac prefigurava o sacrifício do próprio Cristo, Filho de Deus e de Maria. Ela quem o apresentou no Templo e estava diante da Cruz. Perfeita comparação. Ótima lembrança.

      Excluir