quarta-feira, 13 de setembro de 2017

OS SANTOS E SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

SANTO EGÍDIO E A CORÇA








 Santo Egídio se mudou para uma floresta na região de Nimes para viver como eremita e se dedicar ao estudo de Deus e durante essa época seu único companheiro foi um  uma pequena corça se dirigia todos os dias, para alimentá-lo com o seu próprio leite.









Na mais completa pobreza, alimentava-se apenas de ervas, de raízes e do leite dessa  corsa, que, segundo a tradição, foi-lhe enviada por Deus.

Um dia, durante uma batida de caça, o Rei dos Visigodos seguiu o animal até ao limiar da gruta onde vivia o eremita e uma flecha atingiu em cheio sua mão enquanto tentava proteger a corça dos caçadores do rei visigodo Vamba. 






Para reparar o sacrilégio cometido, o rei  disponibilizou médicos para cuidarem dos ferimentos da mão de Egídio e mandou construir um grande mosteiro, que tomou o nome de Saint-Gilles-du-Gard e que se tornaria uma etapa importante para o caminho dos peregrinos ao voltarem de Compostela, antes de tornar-se, ele mesmo, meta de peregrinação. 



SÃO BENTO E SEU CORVO DE ESTIMAÇÃO




Image result for saint benedict and raven




As representações de São Bento geralmente mostram, junto com o santo, o livro da Regra, um cálice quebrado e um corvo com um pão na boca, em memória ao pão envenenado que recebeu de um sacerdote invejoso.








São Gregório conta que, por sua ordem, o corvo levou o pão até onde ninguém o encontrasse.
A fama de São Bento, que morava no vale do Monte Subíaco, com seus 12 mosteiros, cresceu despertando a inveja de um Padre, um presbítero de uma igreja não distante.

A inveja o cegou a tal ponto que ele chegou a enviar um pedaço de pão envenenado como presente. São Bento recebeu educadamente e agradeceu, mas já previa o que ele continha.


Image result for saint benedict bread poison


Havia um corvo que vinha todos os dias às refeições ser alimentado e São Bento lhe ordenou que levasse o pão aonde não pudesse ser encontrado por ninguém. O corvo pegou o pão e após 03 horas retornou para sua habitual refeição.





Image result for saint benedict and raven statue




O presbítero então, não conseguindo lhe tirar a vida, resolveu tentar seus discípulos, enviando mulheres nuas para passear nos jardins dos mosteiros. São Bento, humildemente, achou melhor abandonar Subiaco e tomou seu caminho junto com seus discípulos mas logo se retira, um acidente mata seu inimigo.


Um monge os alcançou e alegre o avisou "Volta pois o sacerdote que te perseguia já morreu". São Bento repreendeu fortemente o monge por sua alegria e chorou amargamente tanto a morte de seu inimigo como a falta de compaixão de seu irmão.

Image result for saint benedict and raven statue



Nenhum comentário:

Postar um comentário