sexta-feira, 10 de novembro de 2017

SANTOS E SANTAS NEGROS DA IGREJA CATÓLICA - CONTINUAÇÃO




Who is St. Simon | St. Simon of Cyrene Orthodox Mission


SÃO SIMÃO DE CIRENE

Simão de Cirene foi de acordo com os Evangelhos sinópticos um homem que foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus Cristo até ao Gólgota, o local onde Jesus foi crucificado. Era pai de Alexandre e Rufo (Marcos 15,21) e levou a cruz por ordem dos soldados romanos (Mateus 27,32) até o lugar chamado "Gólgota" (Mateus 27,33 e Marcos 15,22) que hoje muitos chamam de "Calvário".

Por vezes Simão de Cirene é representado como um negro, devido à identificação deste com " Simão que tinha por sobrenome Niger" (em latim: Niger - "negro") de Atos 13,1.
 Cirene, sua cidade de origem, estava situado na moderna Líbia, na costa norte do continente africano. Estabelecida pelos gregos em 630 aC e posteriormente infundida com uma significativa população judaica, Cirene era a capital do distrito romano de Cirenaica na época da crucificação de Jesus. Até então, Cirene era o lar de um grande número de judeus helenísticos. 


Related image



VENERÁVEL PIERRE TOUSSAINT

O venerável Pierre Toussaint (27 de junho de 1766 - 30 de junho de 1853) foi um ex-escravo da colônia francesa de Saint-Domingue que foi levado para a cidade de Nova York por seus donos em 1787. Lá, ele finalmente ganhou sua liberdade e se tornou um filantropo notável para os pobres da cidade. Liberada em 1807 após a morte de sua amante, Pierre tomou o sobrenome de "Toussaint" em homenagem ao herói da Revolução Haitiana que estabeleceu essa nação.

Após seu casamento em 1811 com Juliette Noel, Toussaint e sua esposa realizaram muitas obras de caridade. Entre esses trabalhos, incluiu a abertura de sua casa como orfanato , gabinete de emprego e um refúgio para viajantes. Ele contribuiu com fundos e ajudou a arrecadar dinheiro para construir a Catedral de São Patrício na Mulberry Street. Ele foi considerado "um dos principais novaiorquinos negros de seu tempo".  Suas memórias fantasmagóricas foram publicadas em 1854.

Devido à sua vida devota e exemplar, a Igreja Católica Romana vem investigando a sua vida por uma possível canonização e, em 1996, foi declarado "Venerável" pelo Papa João Paulo II , o segundo passo no processo. Toussaint é o primeiro leigo a ser enterrado na cripta abaixo do altar principal da Catedral de São Patrício na Quinta Avenida, normalmente reservada aos bispos da Arquidiocese Católica Romana de Nova York .



Image result for AUGUSTO TOLTON

SERVO DE DEUS AUGUSTO TOLTON

Servo de Deus Augusto Tolton (1 de abril de 1854 - 9 de julho de 1897), batizou Agostinho Tolton , foi o primeiro sacerdote católico nos Estados Unidos a ser conhecido como negro quando foi ordenado em 1886. ( James Augustine Healy , ordenado em 1854, e Patrick Francis Healy , ordenado em 1864, eram de raça mista .) Um ex- escravo que foi batizado e criado católico , Tolton estudou formalmente em Roma .

Ele foi ordenado em Roma no domingo de Páscoa de 1886 na Archbasilica de São João de Latrão . Atribuído à diocese de Alton (agora a Diocese de Springfield ), Tolton primeiro ministrou a sua paróquia em Quincy, Illinois . Mais tarde, atribuído a Chicago , Tolton liderou o desenvolvimento e a construção da Igreja Católica de São Monica como uma " igreja paroquial nacional " negra , concluída em 1893 às 36 e ruas Dearborn no lado sul de Chicago .



Image result for SÃO MOISÉS O NEGRO


SÃO MOISÉS, O NEGRO

São Moisés o Negro (Axum, c. 330 – Egito, 19 de junho de 405), (também conhecido como Abba Moisés o Grande, o Ladrão, o Abissínio, o Etíope e o Forte) foi um hieromonge asceta no Egito do século IV, e um conhecido Padre do Deserto.
Padroeiro da África

Por volta do ano de 405 d.C., aos 75 anos, correram notícias de que os bérberes atacariam o mosteiro. Os monges queriam defender-se, mas Padre Moisés os proibiu, mandando que, ao invés, fugissem. Ele e sete outros ficaram no mosteiro e foram martirizados no dia 19 de junho de 405 (1 de Paoni no calendário copta). Visto que o calendário copta não conta os anos bissextos da mesma forma que o gregoriano, hoje os cristãos de tradição alexandrina comemoram sua memória no dia 1 de julho.


Image result for SISTERTHEA BLACK SAINTS

SERVA DE DEUS IRMÃ THEA BOWMAN

Irmã Thea Bowman (29 de dezembro de 1937 - 30 de março de 1990), foi uma irmã , professora e erudita religiosa católica romana que fez um grande contributo para o ministério da Igreja Católica para os seus colegas afro-americanos . Ela se tornou um evangelista entre seu povo e foi uma pregadora popular na fé e na espiritualidade nos últimos anos. Ela ajudou a fundar a Conferência Nacional das Irmãs Negras para apoiar as mulheres afro-americanas nos institutos religiosos católicos .  Uma causa para sua canonização foi aberta. |A Irmã Thea Bowman foi designada como Serva de Deus 



François-Dominique Toussaint Louverture (20 de maio de 1743 — 8 de abril de 1803, Forte de Joux, La Cluse-et-Mijoux, Doubs) foi o maior líder da Revolução Haitiana e, em seguida, governador de Saint Domingue, o nome do Haiti na época.

É reconhecido por ter sido o primeiro líder negro a vencer as forças de um império colonial europeu em seu próprio país. Nascido escravo, tendo sua formação em armas e tendo levado uma luta vitoriosa para a liberação dos escravos haitianos, ele passou a ser uma figura histórica de importância no movimento de emancipação dos negros na América.



Resultado da imagem por Mother Mary Lange

SERVA DE DEUS MADRE MARY LANGE

Madre Mary Lange, OSP (1794-1882), era uma irmã religiosa afro-americana que foi a fundadora das Irmãs Oblatas da Providência , uma congregação religiosa estabelecida para permitir que as mulheres afro-americanas entrem na vida religiosa na Igreja Católica. A causa da beatificação foi iniciada e, portanto, ela é homenageada como Serva de Deus pela Igreja Católica.
Lange tornou-se venerada após sua morte como uma santa pela população católica de Baltimore. Em 1991, com a aprovação da Santa Sé , o cardeal William Henry Keeler , então arcebispo de Baltimore , abriu oficialmente uma investigação formal da vida de Lange para estudá-la para sua possível canonização . Como parte deste processo, seus restos foram exumados e examinados. Eles foram então transferidos para a capela do Convento Nossa Senhora do Monte Providência, a casa - mãe da congregação. Em 2004, os documentos que descrevem a vida de Lange foram enviados à Congregação do Vaticano para as Causas dos Santos, que aprovou a causa da santidade. 







VEJA MAIS SANTOS CATÓLICOS  NEGROS E NEGRAS 




fontes:

https://crossbearing.org/whoisstsimon



Nenhum comentário:

Postar um comentário